Luz concentrada, calor concentrado, leds nessa situação ou têm um boa dissipação da temperatura, ou vão durar muitíssimo menos tempo... embora pareça mais interessante esteticamente, talvez, não é a melhor forma... nos semicondutores a temperatura é muitíssimo importante na longevidade... ainda por cima o arrefecimento é apenas passivo?
yaicks... dá para perceber que o dissipador tem uma boa superfície, mas mesmo assim...
Os leds Cree brancos+cree royal blue, e basicamente quase todos os leds...
não são melhores a crescer corais que T5, posso dizer isto porque tenho a experiencia de 3 anos com leds.
Ou seja watt por watt não vão ser melhores, ou seja para ter o mesmo rendimento com leds tenho de ter a mesma potencia...ou quase...

Os leds são eficientíssimos, mas já pensaram que é por não ter violeta quase nenhum? também para impedir a transmissão de infravermelhos, o vermelho é mais fraco? alguns corais gostam dessas zonas da fotossíntese...
Os brancos (normais Cree) o espectro Começa nos 440 nm cai nos 470 nm e volta a subir de novo nos 510 +/-... há aqui zonas que são boas em termos de fotossíntese e não cobertas... abaixo dos 440 nm e mesmo acima de 470, bem como zonas acima de 600 nm ...