Prodibio, a conhecida marca francesa de aditivos biológicos para aquários, apresentou na Interzoo uma nova gama de "ampolas" de vidro

A grande novidade destes produtos, é que se podem utilizar directamente no aquário. Segundo as informações que me foram dadas, estes medicamentos são seguros para cerca de 90% dos corais que habitualmente se encontram no mercado. Em particular, felizmente o que menos efeitos secundários apresenta sobre corais é o medicamento contra o Cryptocaryon irritans - Spots & Velvets
Insisti bastante com perguntas sobre que corais é que poderão se mais sensíveis, porque... dizer 90%, pareceu-me um número redondo. O que me disseram é que os corais mais sensíveis serão Tridacnas e alguns LPS. Contudo, o mais importante parece ser a dose e o tamanho do aquário. Mas penso que vamos ter de esperar para comprovar a segurança destes medicamentos. Se funcionar... são óptimas notícias. Há muito que é necessário um medicamento seguro, eficaz contra o Crypto.
A linha de medicamentos fica completa com os produtos - Bacteria & Fungi e Worms & Parasites.
Em relação a estes dois últimos produtos, disseram-me que são mais "fortes"/"potentes" que o "Spots & Velvets", portanto, terá de ser utilizado com maior cautela em aquários com corais. Em príncipio, são medicamentos reef-safe, mas mais tarde serão dadas mais informações.
Um abraço,