Para quem me segue no recife.pt sabe que perdi o meu anterior aquário por uma quebra de eletricidade que durou três dias e que era super simples de resolver trocando uma extensão e ligando um dijuntor. Apenas não aconteceu porque nunca soube que tinha ficado sem electricidade e estava fora de casa.
Ora bem. Nesse mesmo dia jurei a mim mesmo que não montaria mais nenhum aquário sem ter um controlador capaz de me avisar em caso de problemas ou necessidade.
Comecei a investigar um pouco sobre controladores e como já em tempos tinha tido um Aquatronica comecei por esse. Vi GHL, Reef Angel, Neptune APEX e Aquatronica.
No final a minha escolha recaiu sobre o APEX pois queria um sistema modular e aberto o suficiente para que pudesse programar como quisesse em vez de estar sujeito aquilo que outros pensam ser o melhor. Depois de ler bastante sobre todos os controladores e passar bastante tempo no fórum da Neptune (a comunidade é grande e bastante interactiva) decidi-me pelo Neptune APEX.
Posso dizer-vos que no ano e meio que tenho o controlador já me salvou o aquário por três vezes juntamente com algumas inundações que foram prevenidas a tempo.
Assim decidi escrever este tópico para que possam ter mais alguma informação sobre o Neptune APEX. Vou descrever o que tenho e o que gostaria de ter mas não todos os módulos. Talvez vá actualizando para vos manter informados do que faz tudo o resto.
Vou também escrevendo alguns posts de melhores práticas para implementação como dicas de programação, dicas de ligação e redundância.
Aviso-vos já no entanto que para todos os efeitos sou considerado um "Control Freak" ...

Vou separar também por posts os elementos para ser mais fácil consultar!
Parece-vos bem?
Abraço,
Rui