Artur Fonseca Escreveu:
Boas César,
Esse fotómetro dá para medir nitratos em água doce e água salgada? Andei a pesquisar no Google e nuns sites dizia que era apenas para água doce e que a versão para água salgada ainda ia ser lançada pela Hanna...

Olá Artur,
Fico satisfeito que após muitos comentários feitos ao teu aquário sem qualquer feed-back da tua parte, não decidas agora ignorar a informação por mim prestada; se o tivesses feito mais cedo provavelmente terias poupado seis ou mais meses e terias neste momento o problema dos fosfatos e nitratos do teu aquário resolvido.
Quanto à tua actual questão; o fotómetro da Hanna medidor de nitratos, foi lançado para água doce, mas depois foi testado e a sua utilização foi alargada a água salgada.
Pelo menos este foi a informação que recolhi há uns três anos e penso que estará correcto pois já o tenho há alguns anos e os resultados medidos parecem bater certo com outros testes; de qualquer modo estou em vias de comprar um liquido de referência da Fauna Marin, para poder confirmar em absoluto a fialdade dos resultados.
Como informação adicional refiro que na minha opinião, o Cheker da Hanna para medir iodo, tem pouco ou nenhum interesse para a aquariofilia marinha, já que a sua resolução máxima é de 0,1ppm e o nível normal de iodo na água do mar é cerca de 0,06ppm.
Abraço