Bem como estou (estava?) a pensar comprar um checker de fosfatos da Hanna, fui ler um pouco do que dizem pela net sobre ele e as reviews não são assim tão boas como pintam...
Parece que há vários relatos de:
- Medições sequenciais apresentarem valores muito dispares para a mesma amostra! Para mim este é logo um sinal de alerta!
- Vários (não é 1 nem 2) lotes de reagentes com problemas e que a própria Hanna mandou recolher! Grande parte deles são os que veêm com os próprios checkers!
- Péssimo suporte da Hanna que mesmo no reefcentral onde tem um forum próprio, fica meses e meses sem responder a dúvidas e problemas!
- Parece que a proveta que deveria marcar 10ml, na realidade a marca está nos 9ml!
Ora bom, posto isto eu fico com dúvidas mesmo em relação ao Salifert...
Vamos lá a ver, eu acho que isto se coloca mais mesmo nos fosfatos porque estamos a falar de um composto que é medido em escalas muito curtas. O calcio ou o magnésio por exeplo estar a 500 ou 550 é pouco relevante, agora os fosfatos estarem a 0 ou a 1 faz toda a diferença!
Depois também acho estranho o facto da própria Hanna, ter no seu canal do Youtube um video que compara um liquido de referência (o tal da Fauna Marin) com um aparelho para ler salinidade e não ter nenhum video ou informação (se estiver errado corrijam-me) em comparar o mesmo líquido de referência com algum dos checkers! Porquê?
Para finalizar deixo aqui alguns readings de comparação que encontrei (não de fosfatos é certo, mas...)
Fauna Marin multi reference alkalinity - target 6.7dKHHanna checker - 123ppm or 6.9dKH
Redsea pro - 7.0dKH
Salifert - 6.7dKH
Coral-shop standard alkalinity - target 7.0dKHHanna checker - 149ppm or 8.3dKH
Redsea pro - 8.55dKH
Salifert - 8.9dKH
Fauna Marin multi reference calcium - target 412ppmHanna checker - 405ppm
Redsea pro - 400ppm
Salifert - 420ppm
Coral-shop standard calcium - target 420ppmHanna checker - 427ppm
Redsea pro - 395ppm
Salifert - 420ppm
Fauna Marin multi reference magnesium - target 1284ppmRedsea pro - 1260ppm
Coral-shop standard magnesium - target 1250ppmRedsea pro - 1220ppm
Posto isto só posso dizer: cada vez percebo menos disto...