Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades ATI LED Powermodule

ATI LED Powermodule

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 30/mai/2012, 17:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

A ATI apresentou na Interzoo a nova calha Powermodule, que incorpora as habituais T5 com uns novos módulos de LED's

Imagem 33


Segundo as informações que me foram passadas pelo fabricante, os LED's utilizados nestas calhas são fabricados pela mesma empresa que fornece as lâmpadas T5 à ATI.

Imagem 35

Detalhe de refrigeração - a ATI incorporou mais ventoinhas nas zonas de LED's para facilitar a refrigeração da calha

Imagem 34


Os LED's não possuem lentes, mas sim reflectores semelhantes aos usados nas lâmpadas T5

Imagem 36

Outra novidade nesta calha, é o facto de o software permitir escolher a "temperatura de cor" dos LED's. Podemos alternar entre qualquer modelo "habitual" da ATI - Aquablue special, Blue Plus, Purple plus, etc.
Basicamente escolhemos a temperatura de cor que queremos e o software calcula a intensidade de cada um dos LED's para atingir essa cor.
Vi uma demonstração dessa funcionalidade e fiquei com a sensação que funciona. Se o espectro não é exactamente igual, é muito aproximado.

Imagem 37
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 30/mai/2012, 19:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
acho que tem leds a menos e T5s a mais... :shock:

grande FAIL da ATI... devia ter apenas duas T5, à frente e atrás, o resto tudo leds e bem distribuídos pela área da calha ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 30/mai/2012, 22:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade: 47
Localização: Trofa
Boas

Gosto do conceito.
E o preço já é publico?
Cumprimentos
Miguel Reis

Mensagem 30/mai/2012, 22:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ainda nao. Ainda esta em fase de produção. Disseram-me 3 a 4 meses ate atingir o mercado.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 31/mai/2012, 22:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 104
Idade: 39
Localização: Ponta Delgada, Azores / Porto
também acho que o conceito está muito bom, ATI sempre mostrou calhas com muita qualidade, acho que não irá decpecionar com este nova, vou esperar para ver o produto final.
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Mensagem 28/fev/2013, 16:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Maia - Portugal

Para quem quiser apreciar esta calha ao vivo a CORALSEA, tem uma em exposição neste momento nas nossas instalações.
Poderá familiarizar-se com todas as funções deste equipamento bem como com características do mesmo.

Aproveite e faça já a sua visita á CORALSEA e veja esta novidade de perto, quem já a viu ao vivo diz que é um equipamento brutal e muito bom, um equipamento que não deixa cair os créditos que a ATI tem no mercado da aquariofilia mundial.

Cumprimentos

A Equipa CORALSEA

Mensagem 28/fev/2013, 17:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A minha opinião:

A ATI lutou muito para conseguir o que eu considero o domínio em iluminação T5 para reefs!
Tentou HQI's e não conseguiu!
Tentou outros produtos e não conseguiu!
Mas em iluminação T5 conseguiu! E bem já agora porque realmente bate aos pontos outras calhas comerciais T5...

Entretanto surgem os leds, a moda dos leds, todas as empresas a apresentarem soluções leds (na maioria dos casos mais valia estarem quietos em termos da qualidade, mas não duvido que tenham feito - e continuam a fazer - muito dinheiro com isso) e a ATI quer também entrar neste mercado!

Falha redondamente quanto a mim!

Não está em causa as "mariquices" que se consegue fazer com o software deles ou se os leds são os melhores ou não!
Está em causa que não consigo perceber o porquê de usar t5 com leds! Ou bem que assumem que a melhor iluminação é T5 e então continuam a apostar em T5 ou então assumem que o futuro (presente?!?!?) é leds, e abandonam as T5.

Esta calha, quanto a mim, não é carne nem é peixe e não trocava uma calha da ATI T5 por "isto"!!!

Just my 2 cents! :D

Mensagem 28/fev/2013, 17:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo, :D

Concordo plenamente com a tua opinião....!

A mistura entre T5 e LEDs não dilui mesmo, não faz sentido nenhum .
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 28/fev/2013, 18:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Prata Escreveu:
Hugo, :D

Concordo plenamente com a tua opinião....!

A mistura entre T5 e LEDs não dilui mesmo, não faz sentido nenhum .



x3
E tal como é muito dificil bater em escumadores a BK, em calhas T5 a ATI em leds será muito complicado vencer as Vertex!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/fev/2013, 18:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A questão dos leds é que os leds comerciais (usados para iluminação de exteriores e afins) são os que têm sido vulgarmente utilizados nas calhas para aquários!

Ao contrário das T5, que são fabricadas especificamente para aquário, e daí o domínio e poder da ATI porque se falarmos apenas em lampadas, também são as melhores! São as melhores porque são fabricadas exclusivamente para aquário!

Não é à toa que os chineses, que copiam tudo (e bem normalmente), têm uns leds que dizem ser "iguais" às ATI fiji! :D

O futuro dos leds, estará no fabrico de leds próprios para aquário. Aí sim, vamos ficar com uma luz brutal!!!
Mas isso só quando o que se vender hoje em dia de t5 e hqi for vendido em leds, digo eu... :-B

Mensagem 28/fev/2013, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Totalmente de acordo convosco... já para não falar do aumento do consumo...

LED-Powermodule, 8x54 w. T5 + 3x75 w. LED (2,000€), absurdo... ou é T5 ou é Led's... mais vale comprar a Vertex...

1 Abraço,

Armando

Mensagem 28/fev/2013, 21:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Hugo,

Só uma duvida e sincera: as ATI serão as melhores, ou dominam o mercado europeu por serem as mais baratas das não chinesas?
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/fev/2013, 21:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César sinceramente nao te sei responder até porque nunca usei t5! Nem nunca comprei uma lâmpada t5 sequer :)

Esta ideia que exprimi vem da leitura de fóruns e falar com o pessoal que me parece dizer muito bem das ATI!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 28/fev/2013, 21:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Tive oportunidade de passar hoje de tarde na CoralSea e ver a calha da ATI ao vivo num aquário de exposição.

De referir que cada um dos três focos de leds são de 75W, ou seja, no total 225W leds, que dá para iluminar um aquário de 400 litros, assim por alto.

O aquário de exposição estava com a calha a iluminar apenas com os leds e o aspecto estava muito bom.

Tem um controlador que faz efeitos semelhantes aos das calhas Vertex Illumina, tipo por do sol de um lado para o outro.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 01/mar/2013, 01:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas a todos,

Pessoalmente ainda não vi estas calhas novas com tecnologia LED, gostava de ver ao vivo para ter uma opinião concreta. Teoricamente faz tanto sentido para mim ter uma calha HQI com T5 como uma T5 com LED, nesta última situação diria que devido à maior intensidade da iluminação LED esta deve, tal como na primeira (com HQI), sobressair em relação à luz mais difusa proveniente das lâmpadas fluorescentes T5.

Quanto ao sucesso da ATI em calhas T5 diria que passa por ser um equipamento muito bom em relação ao preço que custa, tal como sucede nos escumadores. No entanto claro que teria todo gosto em experimentar por exemplo as calhas Giesemmann sobre as quais tenho também muita curiosidade, não o faço porque são bem mais caras e porque estou plenamente satisfeito com as da ATI. E quando refiro plenamente satisfeito isso resume uma saúde e crescimentos excelentes nos corais e anémonas.

Se tivesse aí por perto certamente faria uma visita à loja (e a outras que gostaria igualmente de conhecer) para ver ao vivo e a cores esse equipamento com cheiro a novo :)

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 01/mar/2013, 01:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Desculpa discordar Ricardo, mas são coisas diferentes e incomparáveis!

HQI tem/pode/deve ser completado com T5 ( ou mesmo leds) porque não se consegue que uma única lampada tenha o espetro total. Aliás há muito boa gente que usa umas HQI 20K sem mais nada! Mas são poucas lampadas 2/3/4 e com a sua potência é complicado usar lampadas diferentes no mesmo aquário!

Isto fica desde logo solucionado quando se passa para T5, onde já precisamos de 6/7/8 lampadas e onde se pode completar um espetro mais alargado só com T5.

Quando passamos para leds mais ainda, já que vamos precisar de 100/150/200 leds para o mesmo efeito!

As HQI só são completadas com T5 ou leds para se tentar alargar o espetro, mas isso já deixa de fazer sentido com T5 ou leds.
A evolução a nível de iluminação para aquários tem feito esse caminho: cada vez precisamos de mais emissores de menos potência, mas quanto mais emissores mais leque de escolha e opções temos!

Por isto mesmo é que acho que não faz sentido uma calha de origem com T5+Leds! Porque tanto uma como outra fonte de luz não precisam de ser completadas com mais nada, conseguem bem fazer o seu serviço sozinhas!

A questão que eu coloco perante esta calha é: Para que foram colocar leds numa calha T5, se a iluminação T5 para aquário até e mais abrangente que os leds, sem ser por questões comerciais?

Não tenho dúvidas nenhumas que vão fazer rios de dinheiro com esta calha, mas para mim simplesmente não faz sentido o conceito desde logo! ;)

Mensagem 01/mar/2013, 16:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Maia - Portugal

Muito se debate este tema dos Led´s + T5, tal como dizem muitos "nem é carne, nem é peixe", mas talvez seja por aí mesmo que a ATI queira entrar, pois muitos aficionados ainda estão cépticos quanto aos led´s, e esperam que estes evoluam ainda mais para os nossos aquários. Possivelmente a ATI quer entrar no mercado, "alavancada" com a referência que é a nível mundial nas T5 e para tal ter apostado também nas T5, poderá também ter apostado nesta vertente para satisfazer aqueles amantes das T5, ou então por razões mesmo comerciais, mas nisto estamos nós (aquariofilistas) a supor, a enveredar pelos "se´s....". Somente os responsáveis da ATI, poderão responder a esta questão, o porquÊ da mistura entre Leds e T5.

De qualquer forma, quem já nos visitou e viu a calha a funcionar ficaram maravilhados com esta (e só temos os Led´s ligados) num aquário de 360L, e para aqueles que não tiveram oportunidade ou a facilidade de deslocação para a ver, deixamos aqui um vídeo da mesma.



Entretanto, enviaremos um mail aos responsáveis da empresa ATI, para que eles próprios possam responder às questões e dúvidas dos aficionados, nomeadamente o porquê de apostar numa calha híbrida e não de apostar directamente numa calha concebida de raíz e totalmente em led´s, o porquê de apostar em reflectores nos leds e não em lentes, etc...

Quando tivermos resposta ao mail, colocaremos aqui o que nos foi transmitido, pelos responsáveis da ATI.

Cumprimentos

A Equipa Coralsea
Editado pela última vez por Coralsea em 01/mar/2013, 16:49, num total de 1 vez.

Mensagem 01/mar/2013, 16:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Que venha essa resposta!

Isto de facto, merecia um esclarecimento, concordo com tudo o que já foi aqui dito.

Abraço
Imagem

Mensagem 01/mar/2013, 17:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Posso já mandar um bitaite que qual vai ser a resposta?
Qualquer coisa do género: os Leds ainda nao conseguem abranger a totalidade da necessidade luminosa e por isso usamos as nossas t5 feitas exclusivamente para aquário para completar e juntar o melhor dos leds e o melhor das T5!

Posso estar enganado mas isto de acertar o resultado depois do jogo também nao tem piada nenhuma :D

Aguardemos a resposta!

Quanto a usar refletores e não usar lentes... :ymapplause:


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 01/mar/2013, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Maia - Portugal

O mail já foi enviado, esperamos resposta ao mesmo.
Esperemos que seja breve.

JoaoCalves Escreveu:
Que venha essa resposta!

Isto de facto, merecia um esclarecimento, concordo com tudo o que já foi aqui dito.

Abraço

Próximo

Voltar para Fabricantes & Novidades



cron