Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Fabuloso sem duvida.
Algumas questões e comentários para a discussão.
- Em primeiro lugar tudo parece simples. Luzes, balling, escumação e movimentação da água.

- Utiliza refugio, coisa que está cada vez mais em desuso entre nós.
- Reactor de Nitratos alimentado automaticamente com vodka

Qual será a midia utilizada? Basicamente é o mesmo que utilizar o reactor de biopellets e adicionar bactérias?
- Doseia Plankton automaticamente. Parece-me uma da principais razões para todos os corais estarem de óptima saúde...?
- Utiliza UV (normalmente por cá não gostam de utilizar com corais...)
Abraço.
Boas,
E é mesmo tudo simples. A malta é que complica.
Refúgio não tem problema nenhum e há muita genta a usar. O que está em desuso é ter areão nos refúgios.
O reactor de nitratos tem média para fixação de bactérias apenas e pelo que me parece é bioballs ou esponja e nada mais.
Com biopellets não cais na asneira como eu de dosear bactérias. Tens um boom num instantinho. Biopellets é vodka sólida!
Quanto ao UV não posso opinar. nunca usei!
Abraços,
Rui
As questões são muitas vezes as mesmas mas continuo com muitas duvidas em entender bactérias, alimento, alojamento das mesmas e fontes de carbono...
Pelo que dizes concluo que biopellets ou Vodka são alimento para bacterias (fontes de carbono?)
Rocha viva, bioballs, cerâmicas (em agua salgada conhecidas por siporax), são locais para as bactérias se alojarem, reproduzirem, etc.
Bactérias em liquido são para aumentar o número de bactérias e tipos das mesmas no sistema (no teu caso e nos semelhantes que vejo relatados aqui parece-me sempre que foi o exagero que levou ao boom) e eu como uso UV, há quem diga que mata muitas bactérias ( uns defendem que só mata as mas, outros que mata todas...) posso. Adicionar mais por e mais difícil ter o boom!
Com tanta simplicidade vejo que só me falta alimentar os corais com plankton e baixar os NO3 e PO4 para aqueles valores tão discutidos no tópico do Hugo

Biopellets e bactérias baixam os nitratos. E os fosfatou? Só com media?
Abraço.