Fórum Aquariofilia Marinha Fotografias & Vídeos Limpar Lentes da Câmara

Limpar Lentes da Câmara

Um fórum para partilhar fotos, videos e também para discutir técnicas de fotografia e vídeo.
Mensagem 21/fev/2013, 21:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Como há aqui muitos entendidos em foografia, até vou colocar este tópico aqui!

Eu tenho uma Canon EOS300D já há uns anitos!
Durante cerca de 2/3 anos praticamente não lhe toquei, embora estivesse sempre na mala.

Acontece que tenho notado que ela tem dificuldade a focar (automaticamente claro está). Por vezes fica mesmo a dizer Busy e só passados alguns segundos volta ao "normal".

Eu levo a que possam ser as lentes/espelhos sujos, será?

Alguma dica? :|

Mensagem 21/fev/2013, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ou pior que isso , podes ter fungo na lente e se assim for nao compensa a limpeza ...
Mas passa nun fotografo bom ou ve na net como identificar se tem ou nao fungo ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/fev/2013, 23:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Como há aqui muitos entendidos em foografia, até vou colocar este tópico aqui!

Eu tenho uma Canon EOS300D já há uns anitos!
Durante cerca de 2/3 anos praticamente não lhe toquei, embora estivesse sempre na mala.

Acontece que tenho notado que ela tem dificuldade a focar (automaticamente claro está). Por vezes fica mesmo a dizer Busy e só passados alguns segundos volta ao "normal".

Eu levo a que possam ser as lentes/espelhos sujos, será?

Alguma dica? :|


Boas.

Quando diz Busy normalmente é porque está a carregar o flash.

A lente podes limpar com um daqueles panos dos óculos. Nada de líquidos.

Espelho não lhe toques. Só se fôr um fotografo profissional a fazê-lo.

Se tiveres oportunidade leva a uma casa de fotografia para manutenção!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/fev/2013, 01:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois... acho que é melhor dar a alguém que realmente perceba para fazer-lhe uma limpeza!

Alguma recomendação? Não conheço assim nenhum sítio propriamente para ir... :-\

Mensagem 22/fev/2013, 10:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Olá Hugo!

Tenta limpar com um pano apropriado (que não largue pelos) os contactos entre a lente e o corpo da maquina. Pode ser que resulte. Retira a bateria durante alguns minutos do corpo. Se não resultar terás de levar a maquina a um mecânico ou reparador oficial da CANON.
Não mexas em nada dentro do corpo!!! Espelho, cortinas, etc!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 23/fev/2013, 01:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Hugo,

Recomendo-te levares a máquina à Assistência Técnica da Canon - http://www.photostation.pt

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 17/jul/2013, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Hugo
Tens em lisboa no centro comercial ao lado do apolo70 um senhor chamado leonel verdasca que limpa lentes e as calibra a seguir e retira fungos.
O arranjo fica em cerca de 100 euros.
O senhor faz o que as marcas não fazem que te dizem logo " temos pena o produto foi descontinuado não podemos fazer nada "
Abraço
Tiago Tavares

Mensagem 17/jul/2013, 10:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
100€? :-o
Confesso que não estava à espera de tanto... :(

Mensagem 17/jul/2013, 11:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
100€? :-o
Confesso que não estava à espera de tanto... :(


Sim é um serviço caro mas feito por quem sabe é como se comprasses uma lente nova.

E acredita. Dá um trabalhão do caraças montar e desmontar aquilo tudo para limpar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jul/2013, 14:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Amigo Hugo
Normalmente as marcas como cannon e nikon não fazem limpezas , apenas desmontam a lente e substituem os segmentos infectados pelo fungo por segmentos de lentes novos e isto se o produto não tiver sido descontinuado, porque se for descontinuado dizem logo que já nem têm os segmentos...
A minha eexperiencia diz que se mandares para a nikon uma 50mm D 2,8 a nikon cobra te entre 150 a 200 euros para mudar os segmentos e a lente ainda tem que ir para barcelona o que da uma espera de 1 mes , pois as lentes são lá reparadas.
São poucas as pessoas que tem uma maquina que ao remontar a lente permitam a correcta calibração dos segmentos, pois estas maquinas são caras.
A calibração dos segmentos significa a justaposição correcta de segmentos concavos e convexos sobrepostos com o angulo horizontal correcto pois estes são assimetricos na angularidade horizontal com poder de ampliação bem diferentes.
Ou seja é como um relógio suiço que tem que ser encaixado por layers e rodar as layers umas sobre as outras até a ampliação estar correcta dentro dos parametros opticos recomendados pela marca.
De facto o trabalho para limpar , o liquido antifungico que poem e as calibração justifica o preço...
Se a lente for marca branca estilo sigma barata então arranja outra , se a lente for um "rolls royce" bem compensa...pois podem ir aos 500 euros e 600 eurs minimos este tipo de lentes.
Abraço
Tiago
Tiago

Mensagem 17/jul/2013, 14:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois a minha é uma EOS350D, mas que trazia a lente original (acho que uma 50-80 ou coisa que o valha) e uma 80-300 (ou coisa que o valha). E é sobretudo esta que me parece ter fungos!

Confesso que não sei quanto custa uma lente destas... porque me foi oferecido o conjunto em kit!

Mensagem 17/jul/2013, 14:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Amigo Hugo só esse zoom 80-300 se for 3,5-5,6 de abertura focal custa 4 a 5 vezes o preço da reparação e a outra para ai 2x.
Ou seja no teu caso acho que é capaz de valer a pena. A rua é Julio Diniz e o centro é um centro pequeno mesmo ao lado do centro apolo 70 no segundo piso.Não perdes nada em ir lá falar com os senhores ;)
Abraço
Tiago Tavares


Voltar para Fotografias & Vídeos