Artur Fonseca Escreveu:
Boas,
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
As lentes de Kit são uma porcaria. Tenho a minha e estou super-super arrependido.
Rui, mas não achas aquela lente EF-S 18-135MM IS boa?
Pedro Chouriço Escreveu:
objetiva Canon 18-200mm
Excelente Pedro, essa objectiva tem zoom óptico de 11x

Artur o zoom Digital é apenas ampliação digital que a maquina faz usando a informação que lhe chega ao sensor. É como se fosse fazendo "Cut´s" sucessivos. Não traz propriamente informação nova à imagem. Não é uma boa forma de medir a qualidade da lente.
As lentes standard que vêm com os kits não são as ideias para quem quer tirar o máximo de uma SLR. Mas eu diria que para 90% das pessoas serve. Em especial se n utilizas mais que os modos criativos. Agora se puderes comprar uma melhor.....força
Uma das principais forma de medir a qualidade de uma lente entre outras, é através do valor de F que representa na pratica o
valor de máximo abertura do diafragma e é
função de distância focal. Quanto maior o valor de F menor a abertura. Quanto menor o valor de F maior a abertura sendo que chega mais luz ao sensor o que torna a lente mais rápida pq a informação para a exposição chega mais rápido.
Assim para a lente 18-55mm f/3,5 a f/5,6 tens uma variação da abertura máxima do diafragma ao longo da distância focal escolhida (ampliação na pratica). Sendo que quando a lente esta na distância focal mínima de 18mm (valor em que o ângulo da imagem é maior por a lente estar mais próxima do sensor a 18 mm) tens uma abertura maxima de f3.5. Quando está na distância focal máxima de 55mm (quando a lente esta a 55 mm do sensor e portanto com um ângulo menor o que te dá maior ampliação) tens uma abertura de máxima de f/5,6. Este valor podes ver na parte da frente da lente. Na pratica idealmente o que tu queres é uma lente cuja abertura máxima seja o maior possível (valor de F pequeno) ao longo de toda a distancia focal e sem grande variação ou até nenhuma (muito caro) porque assim a lente não perde luz nem há lugar a distorção da luz que chega o sensor e que tem efeitos negativos na qualidade da foto ( com po ex vinhetagem: escurecimento dos cantos da foto)
Também tens a questão da distância de focagem mínima (distância mínima a que a lente te permite focar) mas ai só resolves com uma lente macro ou então com um tubo extensor que com +- 80 € fazes a festa e te permite reduzir a distãncia de focagem mínima de uma lente:
Tubo extensão EF12Pensa também se precisas mesmo de uma SLR cujas vantagens entre outras são:
- permitir Lentes intermutaveis;
- maior controlo sobre as variáveis de exposição da máquina ( ISO, velocidade de obturação, valor de abertura);
- possibilidade de integrar um ou vários flashes externos;
- possibilidade de ilimitar o tempo de exposição (o mode bulb na roda selectora)
- Integrar filtros na objectiva (densidade neutra, polarizadores, em gradiente, uv...etc
- etc..
Embora eu esteja mais virado para as SLR´s na pratica consoante o fim acho que há outras opções melhores. O mais importante mesmo é entender o que faz a maquina que temos e como tirar um fotografia o que um bom livro resolve

E não te esqueças que uma SLR é um calhamaço e que n dá para enfiar na mala da mulher
Espero n ter confundido