Fórum Aquariofilia Marinha Fotografias & Vídeos Máquina Fotográfica SLR Canon 600D e objectivas

Máquina Fotográfica SLR Canon 600D e objectivas

Um fórum para partilhar fotos, videos e também para discutir técnicas de fotografia e vídeo.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Dentro das máquinas fotográficas SLR da Canon e o modelo 600D, algum destes packs seria porreiro para tirar fotos aos aquários?

CANON EOS 600D + objectiva EF-S 18-55 mm IS + objectiva 55-250 mm IS
http://www.pixmania.com/pt/pt/10754537/art/canon/eos-600d-objectiva-ef-s-1.html

CANON EOS 600D + objectiva EF-S 18-135 mm IS
http://www.pixmania.com/pt/pt/10123091/art/canon/eos-600d-objectiva-ef-s-1.html

CANON EOS 600D + EF-S 18-55 mm IS II
http://www.pixmania.com/pt/pt/9471722/art/canon/eos-600d-ef-s-18-55-mm-is.html

As lentes macro especiais podem ser utilizadas neste modelo?

Aquela objectiva 18-135 parece ter um zoom porreiro (7.5x).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva Artur,

Se queres só tirar fotos ao aquário o primeiro kit com as duas lentes n te serve. A teleobjectiva não tem aplicação pratica nesse contexto. E sinceramente se é a tua primeira SLR guarda o dinheiro para comprares uma lente melhor mais tarde.

Se queres alguma versatilidade na distância focal (distância da lente ao sensor) para puderes tirar fotos à família, etc eu optava pelo lente de 18-135 mm para puderes ter alguma ampliação, o que da algum jeito em enquadramentos para retratos e para n teres de te aproximar tanto do sujeito.

Se é mesmo mesmo só para o aqua fica-te pela lente de 18-55 mm. Na pratica face às lentes de maior ampliação (por terem uma distância focal maior) tens mais dificuldade em enquadrar apenas um assunto na foto. Mas em qualquer editor podes fazer um "crop" e restringes a imagem.

Com a lente de 18-135 mm tens uma distância mínima de focagem ao assunto de 45 cm
Especificações

Com a lente de 18-55 mm tens uma distância mínima de focagem ao assunto de 25 cm
Especificações da lente

Se queres estar mesmo em cima do assunto tens de ir para uma Macro e abrires os cordões à bolsa. Mas eu ... eu para já n ia por ai...

De qualquer forma deixo-te estes links com preços melhores:

DIGIWOWO

Se puderes comprar através de um firma é o ideal :D

FNAC

Assim à pressa são os conselhos que te deixo

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Sérgio,

Desde já muito obrigado pelas dicas. :-bd

Actualmente a máquina que tenho é uma Bridge, Canon PowerShot S5 IS.
http://www.canon.pt/For_Home/Product_Fi ... hot_S5_IS/
É muito versátil, tanto para fotografia como em modo vídeo. Um dos pontos fracos em relação às Reflex é que para ISO igual ou superior a 400 as fotos ficam com muito ruído. A máquina faz agora uns 5 anos e meio, e recentemente avariou o motor do zoom óptico. Hoje tive oportunidade de passar num centro de reparação autorizado Canon aqui no Porto e agora estou a aguardar diagnóstico e orçamento de reparação. Então o Plano A seria manter esta máquina mais uns tempos.

O Plano B, caso a máquina não tenha reparação, seria adquirir uma bridge semelhante... Actualmente parece ser este modelo:
CANON PowerShot SX50 HS
http://www.pixmania.com/pt/pt/12856925/ ... tAod10IA8Q

E ainda um Plano C, apostar numa Reflex... E neste caso o orçamento seria um pouco superior mas não queria passar dos 600 EUR assim por alto. Actualmente também tenho visto algumas promoções (Worten com 20% este fim-de-semana, FNAC, etc.). Então tenho visto a EOS 600D como uma boa opção. Na questão das lentes é que não entendo grande coisa...

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Se queres alguma versatilidade na distância focal (distância da lente ao sensor) para puderes tirar fotos à família, etc eu optava pelo lente de 18-135 mm para puderes ter alguma ampliação, o que da algum jeito em enquadramentos para retratos e para n teres de te aproximar tanto do sujeito.
...
Com a lente de 18-135 mm tens uma distância mínima de focagem ao assunto de 45 cm
Especificações


Sim, seria isso mesmo, uma máquina boa não só para fotografar o aquário como também família, passeios, etc. E o modo vídeo também seria importante.

Uma coisa boa da actual S5 IS é que tem um modo Super Macro, que consigo quase literalmente colar a lente ao objecto e tirar fotos com grande qualidade. Para ter isto numa Reflex teria então de usar uma lente especial, certo? De qualquer forma, se a 45cm de distância, com a lente de origem, conseguir uma foto quase tão boa, também não seria problema, suponho.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Viva Artur,

As reflex são mais rápidas e melhores e tens um leque de opções em termos de lentes muito maior. A minha máquina actual é uma Canon EOS 350D e estou cheio de vontade para arranjar outra mais moderna que faça filmes e com estes novos sensores mais sensíveis em situações de pouca luz. Dos kits que mencionaste o que inclui a lente 18-55mm será a melhor opção para fotos de aquários e família. Se quiseres comprar só o corpo e uma lente barata, leve mas com excelente qualidade de imagem tens a 50mm f/1.8. Quando comprei a máquina comprei apenas o corpo, pois já tinha uma lente Canon (28-80mm) de outra máquina reflex Canon de filme. Depois fui aos poucos comprando lentes melhores que duram a vida toda, a minha preferida é a 24-70mm f/2.8L. No meu caso opto sempre por comprar lentes EF para sensor full-frame (35mm) e não APS-C porque a tendência será as full-frame passarem a ser mais acessíveis.

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Dos kits que mencionaste o que inclui a lente 18-55mm será a melhor opção para fotos de aquários e família.


Boas Ricardo,

Na altura que comprei a S5 IS uma das razões também foi ser mais compacta que as Reflex (com as objectivas enormes) então no geral mais práticas de transportar. De resto a rapidez e qualidade de imagem das Relfex são realmente de outro nível.

O que não gostei na lente de 18-55mm é que o zoom óptico será apenas de 3x. E uma das funcionalidades que mais aprecio é o zoom óptico, na S5 IS tem um de 12x. Porque por exemplo para desportos tipo corridas de carros ou espectáculos de Red Bull Air Race, o zoom óptico é impecável. Então no caso daquelas três opções estaria mais inclinado para a lente 18-135mm.

Este fim-de-semana a Worten está com promoção de 20% em todos os produtos, e tem lá esta:
Máquina fotográfica Reflex CANON EOS 600D EF-S 18-135MM IS
http://www.worten.pt/store/mq-fotografi ... -7-7c.html
Preço habitual: €779,00. Com 20% de desconto (779*0.80): 623.20 EUR.
Parece-me uma promoção interessante. Pena que só entreguei a S5 IS esta sexta-feira então ainda vou aguardar uns dias/semana pelo diagnóstico e eventual orçamento.

Possivelmente aguardo mais meio ano e por altura do Natal haja nova promoção 20% ou melhor preço noutras lojas online.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Pois mas são 20% mas em talão, vais ter que deixa los la na mesma, a maquina custa os mesmo 779€, depois tens não sei quanto tempo para gastar os 20% de desconto.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 4 Beta
Cump.
Anthony


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Anthony Neto Escreveu:
Pois mas são 20% mas em talão, vais ter que deixa los la na mesma, a maquina custa os mesmo 779€, depois tens não sei quanto tempo para gastar os 20% de desconto.


Pois, realmente parece ser isso mesmo, já não compensa...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

As lentes de Kit são uma porcaria. Tenho a minha e estou super-super arrependido.
Se soubesse o que sei hoje nunca a teria comprado.

Se não há orçamento, para mim iria para o Corpo da máquina e uma lente de 50mm da Canon 1.8

Há 20 anos atrás só tinha máquina de rolo com lente de 50mm e nunca deixei de tirar boas fotos à família por causa disso.

Depois é como diz o Ricardo. É juntar dinheiro para comprar lentes de jeito!

Aliás é isso mesmo que estou a pensar fazer.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!


Eu comprei esse corpo (Canon Eos600D)+objetiva Canon 18-200mm +objetiva macro sigma 150mm, tudo em separado...estou muito satisfeito, só tenho pena de ainda não ter explorado bem a máquina....o tempo nao dá para tudo!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
As lentes de Kit são uma porcaria. Tenho a minha e estou super-super arrependido.



Rui, mas não achas aquela lente EF-S 18-135MM IS boa?

Pedro Chouriço Escreveu:
objetiva Canon 18-200mm


Excelente Pedro, essa objectiva tem zoom óptico de 11x B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
As lentes de Kit são uma porcaria. Tenho a minha e estou super-super arrependido.



Rui, mas não achas aquela lente EF-S 18-135MM IS boa?

Pedro Chouriço Escreveu:
objetiva Canon 18-200mm


Excelente Pedro, essa objectiva tem zoom óptico de 11x B-)


Artur o zoom Digital é apenas ampliação digital que a maquina faz usando a informação que lhe chega ao sensor. É como se fosse fazendo "Cut´s" sucessivos. Não traz propriamente informação nova à imagem. Não é uma boa forma de medir a qualidade da lente.

As lentes standard que vêm com os kits não são as ideias para quem quer tirar o máximo de uma SLR. Mas eu diria que para 90% das pessoas serve. Em especial se n utilizas mais que os modos criativos. Agora se puderes comprar uma melhor.....força

Uma das principais forma de medir a qualidade de uma lente entre outras, é através do valor de F que representa na pratica o valor de máximo abertura do diafragma e é função de distância focal. Quanto maior o valor de F menor a abertura. Quanto menor o valor de F maior a abertura sendo que chega mais luz ao sensor o que torna a lente mais rápida pq a informação para a exposição chega mais rápido.

Assim para a lente 18-55mm f/3,5 a f/5,6 tens uma variação da abertura máxima do diafragma ao longo da distância focal escolhida (ampliação na pratica). Sendo que quando a lente esta na distância focal mínima de 18mm (valor em que o ângulo da imagem é maior por a lente estar mais próxima do sensor a 18 mm) tens uma abertura maxima de f3.5. Quando está na distância focal máxima de 55mm (quando a lente esta a 55 mm do sensor e portanto com um ângulo menor o que te dá maior ampliação) tens uma abertura de máxima de f/5,6. Este valor podes ver na parte da frente da lente. Na pratica idealmente o que tu queres é uma lente cuja abertura máxima seja o maior possível (valor de F pequeno) ao longo de toda a distancia focal e sem grande variação ou até nenhuma (muito caro) porque assim a lente não perde luz nem há lugar a distorção da luz que chega o sensor e que tem efeitos negativos na qualidade da foto ( com po ex vinhetagem: escurecimento dos cantos da foto)

Também tens a questão da distância de focagem mínima (distância mínima a que a lente te permite focar) mas ai só resolves com uma lente macro ou então com um tubo extensor que com +- 80 € fazes a festa e te permite reduzir a distãncia de focagem mínima de uma lente:

Tubo extensão EF12



Pensa também se precisas mesmo de uma SLR cujas vantagens entre outras são:
- permitir Lentes intermutaveis;
- maior controlo sobre as variáveis de exposição da máquina ( ISO, velocidade de obturação, valor de abertura);
- possibilidade de integrar um ou vários flashes externos;
- possibilidade de ilimitar o tempo de exposição (o mode bulb na roda selectora)
- Integrar filtros na objectiva (densidade neutra, polarizadores, em gradiente, uv...etc
- etc..

Embora eu esteja mais virado para as SLR´s na pratica consoante o fim acho que há outras opções melhores. O mais importante mesmo é entender o que faz a maquina que temos e como tirar um fotografia o que um bom livro resolve :)

E não te esqueças que uma SLR é um calhamaço e que n dá para enfiar na mala da mulher :D

Espero n ter confundido
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Acabei de receber o orçamento para reparação da S5 IS... practicamente 200 euros... :-o :-s #-o :-ss :ymsigh: b-(

A máquina foi comprada há coisa de 5 anos e meio, na Worten com 20% de desconto imediato, por uns 350 euros...

Se a reparação ficasse por uns 50 a 100 euros ainda considerava... assim acho que não compensa... ainda para mais deve estar em fim de vida... já mais de 5 anos... o que acham?
Por outro lado não queria estar a gastar dinheiro numa máquina nova agora... preferia investir em algo para o reef... hehe...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola

Na minha opinião são mais importantes as lentes que os corpos das maquinas em si.
Se fores para uma reflex interchangable lens - SLR
Adquire um corpo com um bom sensor cmos que confira boa definição em pixeis e boa sensibilidade ao espectro da luz solar.
Canon e Nikon são boas opções apesar dos preços serem pouco meigos.
Depois na lente o principal é a abertura focal que se mede em unidades e decimas.
Por exemplo uma lente 50m 1.4 tem melhor abertura focal que uma lente 50m 2.8 e assim quanto mais baixa a classificação númerica significa que mais luz entra na lente proporcionando melhor imagem.
Bem eu diria que ficas muito bem servido com canon e/ou nikon:
1) Corpo com sensor cmos que origine fotos com 10mpixel para cima.
2) Uma lente que va da grande angularidade a algum zoom ( 28mm-80mm ) e isto porque se fores de viagem podes fotografar paisagens e cenários com a grande angular (28mm-50mm) e dos 50mm ( considerando os 50mm como valor mediano de referencia ocular ) aos 80mm tens poder de aproximação o suficiente para aproximar monumentos e personagens. Não esqueçer que a abertura focal deverá ser o menor possivel ( se conseguires por exemplo 28mm-80mm 3,5-5,6 D já é EXCELENTE ).
3) A Grande Angularidade da lente 28m-80m permite te aproximar do objecto no aquario e ter função de macro ( cuidado que poderás ter distorção nos cantos da foto - mas normalmente é desprezivel e com softwares de edição de imagem cortas a frame externa da foto ).

Resumindo com uma lente desse tipo ficas com versatilidade na utilização e com qualidade na obtenção de imagens.

Kitts com corpo que seja o 1º ou 2º modelo da gama + lente com zoom razoavel e abertura focal o mais baixa possivel e safaste bem.

Abraço
Tiago Tavares


Voltar para Fotografias & Vídeos