Boas André,
no que respeita ás máquinas, e colocando de lado os argumentos de Canon vs Nikon, qualquer SLR(ou DSLR) destas marcas é uma boa máquina, se calhar até demasiado boa para o uso que fazemos dela... Eu tenho uma Nikon D60(Já foi descontinuada em 2011 acho) e confesso que não uso nem 1/4 das capacidades da máquina, como alguem dizia uns post atrás, se optas por uma destas marcas tens uma versatilidade e qualidade de topo!
Posto isto, acho que as máquinas que colocas-te são uma excelente escolha, porém... se és iniciado em fotografia e se o orçamento é limitado, podes sempre optar por um modelo de entrada de gama, se tiver as caracteristicas que pretendes!
Para o uso que nós (eu falo por mim), utilizadores normais lhes damos, são mais que suficientes!
Quanto ás lentes estamos a falar de outra coisa... Podes ter uma máquina Topo de Gama de um lado e uma máquina de entrada do Outro, mas se colocares a Lente de entrada na de topo e a lente de topo na de entrada(confuso :$), provavelmente vais ter uma performance melhor na combinação Máquina de entrada com lente de topo...Obviamente que não é regra.
Falando da Lente... As Sigma, são pela minha experiência lentes mais em conta, sendo também fiáveis e bastante boas.
Tenho uma lente parecida com essa e ao fim de 20/30 disparos habituas-te a trabalhar com ela, obviamente que a lente não é uma topo de gama, mas é bastante boa, por outro lado e pelo que vejo, estás á procura de um tudo em um...
Pessoalmente optaria por 2 lentes, uma para macros e outra mais versátil... tipo uma macro 18-50 e uma outra de 50-200, por exemplo. é obviamente mais caro, por isso o combo que referes não deixa de ser boa e versátil.
Desculpa o testamento

Abraço.