Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Candeeiros 90W LED

Candeeiros 90W LED

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 08/dez/2013, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Tenho pena de não ter jeitinho nenhum para fazer essa coisas. Também não percebo nada de electricidade/electronica ^#(^ .

Fico espantado com a prefeição das peças que vocês fazem. Acho que no final se contabilizarem o tempo que demoram a fazer, mais o material que se gastou, não será muito diferente do valor que se paga por um canhão da kessil.

Acho que o pessoal faz estas experiências mais pelo entusiasmo de as fazer. No fundo é uma forma de arte como outra qualquer.

Parabéns
Ricardo & Pai, S.A. :))

Mensagem 08/dez/2013, 20:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Santos Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Mais um, boa!!! :ymapplause:

Eu tenho o meu de 300W "perdido" nos CTT há mais de 2 semanas.. :((

Só uma dúvida Ricardo: Não consigo perceber bem nas fotos como está seguro o led ao dissipador, podes colocar fotos desse pormenor?

Obrigado!

Boas Hugo,

Aqui nesta foto penso que dê para perceberes. Entre o LED e o dissipador está a peça de aluminio. Na foto podes ver os buracos onde o LED vai aparafusar. Tanto no lado do dissipador, como no lado do LED levou massa térmica.
Imagem

Pois foi o que me pareceu...
Tens dados dessa montagem? Parece-me a mim que isso vai diminuir em muito a capacidade de arrefecer o led. Mesmo sem ver ao vivo confesso que tenho dúvidas quanto a essa peça que me parece ser maciça e logo sem capacidade de refrigeração nenhuma, antes pelo contrário. Também me pareceu numa foto ver muuuuuuuuuuuuuuuuita massa dissipadora.

Mas tenho visto isso em muitas montagens. Cabe dizer que a massa dissipadora deve ser a mínima indispensável. O led dissipa muuuuuuuito melhor se estiver em contato direto com o dissipador. Mas muuuuuuuuuuuito melhor mesmo! A massa só se usa para corrigir imperfeições, isto é, pequenas falhas no dissipador ou no led por isso deve-se usar muito pouco mesmo. Se não houver falhas no alumínio do led ou do dissipador nem se deve usar massa sequer! A massa corrige essas imperfeições não serve para dissipar calor.

Deixo aqui este alerta porque tenho visto usarem pazadas de massa dissipadora e massa dissipadora não é cola! :D
Aqui menos é mais!!! Contacto direto entre alumínio dissipa muito melhor, daí ser sempre preferível aparafusar bem o led ao dissipador, e aparafusar bem mesmo! É a melhor dissipação que se pode ter! ;)

Aqui fica o alerta... ;)


Quanto à montagem vai colocando aqui as fotos que isso está com ótimo aspeto!!! :ymapplause:

Mensagem 10/dez/2013, 09:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Ricardo

Fica o meu registo de participação de forma a saudar mais este DIY.
Muito trabalhinho... :ymapplause:
Há aí operações que com máquina de corte por Jacto de Água, tinha sido num ápice! :ymparty:
Mas só vem realçar a mestria do fresador/serralheiro.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 10/dez/2013, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro mas esse tipo de corte não sai muito caro?

muitos parabéns aos 2. Está 5 estrelas.

Mensagem 24/dez/2013, 14:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Obrigado pelas palavras.

Aqui seguem mais umas fotos dos avanços.

Os PCBs prontos para serem ligados:
Imagem

Imagem

Os canhões prontos para serem ligados:
Imagem

Imagem

Imagem

Pormenor do sensor de temperatura:
Imagem
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/dez/2013, 16:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bom aspecto,

Vá toca a trabalhar, quero ver isso a iluminar uma poça. =))

Abraço
Miguel

Mensagem 25/dez/2013, 20:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Muito bom aspecto mas o sensor de temperatura aí não serve de nada. Tem que estar por trás do led.

Como tens aquela chapa no meio o sensor deveria estar do lado contrário ao led nessa chapa para saberes que temperatura estás a passar ao dissipador.

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/dez/2013, 20:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 53
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

não tenho dado opinião sobre o tópico porque sinceramente não percebo nada :D :D :D
mas não deixa de ser um tópico muito interessante do qual sigo atentamente :) embora ache que está muito bem feito sem olhar aos pormenores técnicos (pois esses não percebo nada) :D

está a levar demasiado tempo a meter isso em cima do aquário para vermos o resultado final :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

força nisso Ricardo e família queremos ver isso a bombar :ympeace:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 26/dez/2013, 10:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ...

Muito bom aspecto mas o sensor de temperatura aí não serve de nada. Tem que estar por trás do led.

Como tens aquela chapa no meio o sensor deveria estar do lado contrário ao led nessa chapa para saberes que temperatura estás a passar ao dissipador.

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk

Mesmo aí não vai dar a temperatura do led, quanto muito a temperatura embiente com um pouco de calor do led!

Com sensor de IR já se aproxima mais e mesmo assim... :-s

Mensagem 26/dez/2013, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Obrigado Carlos, boas festas para ti e para os teus também :-bd
Nós também não percebemos nada disto, somos é curiosos :)

Quanto ao sensor, Rui, como aquela chapa do LED é a que está logo em contacto pensei que fosse a que iria aquecer mais e assim ler a temperatura aí.
Não era ideia inicial ter sensor de temperatura, e claro que não espero que ele seja preciso, principalmente estando ao lado, no entanto a ideia que surgiu de colocar o sensor para controlar a ventoinha do dissipador por pwm seria através da temperatura mas em termo de comparação. p.e. sabendo que no LED está +/- x, vejo quanto marca ali, e ter uma ideia comparativa assim e depois com esses valores controlar a ventoinha. Senão meto a ventoinha sempre a 100% e não me chateio, mas acho que é desnecessário, sendo que vou usar o LED a 100% apenas entre 4 a 6 horas, das 12 horas totais do fotoperiodo.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/dez/2013, 17:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Santos Escreveu:
meto a ventoinha sempre a 100% e não me chateio

Isto!!!

Foi o que eu fiz! controlar as ventoinhas por PWM é mais uma daquelas "mariquices" que não serevem para grande coisa!
Comprei as ventoinhas todas XPTO com control ode PWM e depois meti a 100W e está ótimo! ;)

Mensagem 26/dez/2013, 17:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
A caixa onde vai ficar a electrónica:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/dez/2013, 17:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Isto promete!!! :) :ymapplause:

Mensagem 26/dez/2013, 18:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas Ricardo
Isso está muito bom.
Epa ponham la isso a funcionar que a malta até anda a roer as unhas :-ss :-ss :-ss
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 26/dez/2013, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas,

obrigado mais uma vez pelas palavras :-!

Se eu percebesse alguma coisa do arduino, era capaz de isto já está a trabalhar... =))
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/dez/2013, 21:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se precisares de ajuda com o arruino diz, Ricardo! ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 28/dez/2013, 01:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Se precisares de alguma coisa apita. Não sou expert nenhum no arduino mas ajudo no que puder ;)

Mensagem 28/dez/2013, 01:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Cada vez melhor Ricardo e José. Ainda vão fazer linha de montagem de canhões de leds ;-)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 28/dez/2013, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá bom dia
obrigado pela partilha
estou sempre a aprender, o que é bom.
depois da minha calha com leds de 3W ( 471W) já com dois anos sem problemas estou rendido e estou a montar também uns projectores com leds de 100W mas, de montagem artesanal, de modo que este tópico vem a calhar .
boa continuação
um abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 28/dez/2013, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Já deu luz! :ymparty:

Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)