Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Fish jump stop

Fish jump stop

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 24/mai/2014, 01:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Deixo aqui a minha pequena contribuição para o forum, nada de inovador e muito menos de complicado. Apenas para o pessoal ter uma ideia do que precisa.

Material necessário:

  • Apoios Imagem Imagem

  • Perfil(calha) canto plástica Imagem

  • Rede plástica Imagem[ /list]

    • Cola quente ou outro metodo para fazer aderir a rede à calha

Para começar, retirem a medida interior do aquário e cortem a rede com essas medidas. Cortem também a calha e depois é só colar a rede na calha. Tenham atenção para que fique direito, nenhum canto deve ficar puchado em demasia para quando a estrutura for colocada livre não ficar torcida.
Vamos às fotos depois de completo o trabalho

ImagemImagem ImagemImagemImagem

Eu não coloquei calha nas laterais para assim puder levantar dos apoios e enrolar para trás e aceder livremente ao aquário. Como a rede estica um pouco, deixei mais curta para assim ficar esticada quado acente nos apoios. (puderá criar efeito trampolim para os peixes :D)
De momento são as unicas fotos que tenho, amanha durante o dia retiro mais em detalhe geral.

Espero que gostem

Abraços

Mensagem 24/mai/2014, 01:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Esta fixe

Pintos Reefs

Mensagem 24/mai/2014, 07:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: parabens muito bom trabalho.Ja agora os apoios arranjaste onde?E se possivel coloca preço do material e local onde foi adquirido.Estou mesmo a ver que vai ser moda =)) mas no meu caso tenho que meter mesmo,os meus peixes pensam que sao aviadores :D
carlos calheiros

Mensagem 24/mai/2014, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Ainda bem que gostaram, vou ainda limar umas arestas. Tenho um defeito de ser perfeccionista e acho que ainda posso melhorar e muito a nivel estetico como funcional. À exceção dos apoios, todo o material há no Leroy.

Rede - 8€ (1m x 10m)
Perfil canto plástico - 2,45€ (2m cada vara)
Apoios - 1,5€ cada a vulso (Ebay)

Os apoios comprei 8 por 12€, ao inicio idealizei outro esquema e por isso comprei em quantidade para ficar mais barato. Os apoios existem para varias espessuras de vidro, o meu é de 10mm. Ainda tenho 6 disponíveis.

À exceção do perfil de canto, tenho muito cá em casa.
Quem quiser, pudemos negociar. Posso levar para o aniversário do forum,levantar a casa ou perto ou entao enviar por CTT.
De salientar que estou a iniciar o aquário e uns frag's piquenos iriam ficar bem bonitos =)) . Também aceito umas mines no aniversário :))

Mais fotos:

ImagemImagemImagemImagemImagem

Abraços
Editado pela última vez por Vitor Pedroso em 24/mai/2014, 19:47, num total de 1 vez.

Mensagem 24/mai/2014, 11:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Vitor,

Parabéns pá, gostei muito do jeito que isso ficou. Vou fazer exactamente igual. Ainda bem que lancei o outro tópico porque eu estava a pensar fazer tampas em vidro e esta solução é muito melhor.
Diz-me só uma coisa... Não percebi bem a função dos apoios de plástico, para que servem?

Bom tópico. DIY bom, barato e útil. Vai fazer-me poupar muitos trocos em peixes no tapete. Obrigado Vitor.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 24/mai/2014, 19:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Eu ja fiz isto e ainda nem tenho peixes vê tu bem :)

Os apoios de plástico são para segurar a calha na frente do aquário. Em vez de a calha acentar directamente no vidro, assim acenta por dentro de modo a ficar mais stealth. Atraz optei por acentar no vidro para assim ficar mais resistente.

Vê a 3ª foto do 1º post. Esse apoop está na frente do aquário.

Obrigado e fico contente por ter feito algo para ajudar a comunidade. Também o fiz porque no pessoal em geral mostrou-se muito afável e sempre disposto a ajudar. Mesmo quando somos um tanto pro chatos \:D/

Mensagem 25/mai/2014, 05:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Vitor,

Parabéns pelo DIY parece porreiro.

Apenas uma dúvida, qual o espaçamento entre as arestas da rede? Só para confirmar se será suficientemente curto para impedir os Halichoeres Chrysus, uma das espécies mais fanáticas a saltar do aqua e que são relativamente fininhos. Uma versão adulta do peixe já deve rondar os 20 a 25mm mas as versões juvenis que adquirimos acho que podem ser tão fininhos como 10 a 15mm. :)

Width of body 12.9 14.0 13.2 11.0 13.1 10.8 I \.8 12.2

Fonte: http://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/handle/10125/1640/v34n4-415-432.pdf?sequence=1
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mai/2014, 11:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
cerca de 0,5cm. Mas a calha pode ficar completamente encostada.

Mensagem 25/mai/2014, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Vitor Pedroso Escreveu:
cerca de 0,5cm.


5mm? nas fotos parece maior...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/jul/2014, 10:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Chegou a minha hora!

Vítor, podes passar o endereço do Ebay para estes apoios?

Imagem

Mais alguém que tenha colocado esta ideia em prática?

Grato pela atenção
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 29/jul/2014, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Encontrei este endereço
http://www.ebay.co.uk/itm/Aquarium-Fish ... 0623122198

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 29/jul/2014, 13:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Évora
Vitor Pedroso qual o tamanho da malha dessa rede ?

também tenho um sistema parecido mas a malha da minha rede é um bocadinho larga ( 15X20 mm ) não impediu que um ocellaris pequeno viesse parar ao chão :(


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron