Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) problema com calha de leds Dyd

problema com calha de leds Dyd

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 21/nov/2014, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
boas noites
estou a tentar auto construir uma calha de leds para o meu aquario mas estou com um problema e venho aqui pedir a vossa ajuda!!
estou a uzar 4 leds chineses de 10w 9/12v 1A
1 fonte alimentaçao estabelizada a 48v/5A
1 ldd 1000H
1 controlador PWM
pelo que percebi o LDD da uma quebra de 3v a saida
posto isto liguei os leds em serie prefazendo os 48volts como o ldd provoca uma quebra de 3 volts pensei que assim os leds nao ficariam no maximo podendo assim poupa-los um pouco!
ora o que se passa é o seguinte:
com os leds ligados em serie nao tenho uma quebra de 3 volts mas sim de 12 ou seja a saida do LDD apenas me sai 36 volts e em cada led apenas 9 volts!!!
será que esta algo errado ou pelo contrario é mesmo assim ???
obrigado
[img][IMG]http://alojaimagens.com/images/7inp9pyo789k6yk6ydv_thumb.jpg[/img][/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 36
Localização: Santo andré
Boa noite pedro! Consegues por as especificacoes dos leds e do resto que estas a utilizar? Seria mais fcil tentar ajudar! Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
boas Marco
as especificaçoes estao em cima !!
4 leds chineses de 10w 9/12v 1A
1 fonte alimentaçao estabelizada a 48v/5A
1 ldd 1000H


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 36
Localização: Santo andré
boas..sim eu reparei..mas tou a falar em datasheet dos componentes...ou os links dos componentes para ver algum valores!
cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
boas Marco
vou procurar essa informaçao nao podes me explicar qual a relaçao entre o que me perguntas e o problema com que me estou a deparar ??
obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 36
Localização: Santo andré
com o datasheet dos componentes e mais facil de analisar! cumps


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alcantara Escreveu:
boas noites
estou a tentar auto construir uma calha de leds para o meu aquario mas estou com um problema e venho aqui pedir a vossa ajuda!!
estou a uzar 4 leds chineses de 10w 9/12v 1A
1 fonte alimentaçao estabelizada a 48v/5A
1 ldd 1000H
1 controlador PWM
pelo que percebi o LDD da uma quebra de 3v a saida
posto isto liguei os leds em serie prefazendo os 48volts como o ldd provoca uma quebra de 3 volts pensei que assim os leds nao ficariam no maximo podendo assim poupa-los um pouco!
ora o que se passa é o seguinte:
com os leds ligados em serie nao tenho uma quebra de 3 volts mas sim de 12 ou seja a saida do LDD apenas me sai 36 volts e em cada led apenas 9 volts!!!
será que esta algo errado ou pelo contrario é mesmo assim ???
obrigado
[img][IMG]http://alojaimagens.com/images/7inp9pyo789k6yk6ydv_thumb.jpg[/img][/img]



Não percebo a dúvida ...

Dizes que os leds são 9V / 1A ... tens os LDD a 1A e os Leds a 9V ...

Qual é o problema?

A intensidade aí é que manda ... não é a tensão!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
boa noite sr Rui
nas especificaçoes dos leds diz que eles podem ser alimentados de 9 a 12V tendo eu uma fonte de 48V ligada ao LDD e este provocando uma quebra de 3V a saida do LDD deveria ter 45V correto???
mas apenas tenho 36 é isto que acho estranho sendo assim apenas tenho 9V nos leds independentemente da corrente de 1A
ou seja os leds estao a trabalhar subalimentados digo eu!!!
obrigado


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alcantara Escreveu:
boa noite sr Rui
nas especificaçoes dos leds diz que eles podem ser alimentados de 9 a 12V tendo eu uma fonte de 48V ligada ao LDD e este provocando uma quebra de 3V a saida do LDD deveria ter 45V correto???
mas apenas tenho 36 é isto que acho estranho sendo assim apenas tenho 9V nos leds independentemente da corrente de 1A
ou seja os leds estao a trabalhar subalimentados digo eu!!!
obrigado


Bem ... primeiro deixa lá o sr ...

Segundo ... ERRADO! :( Sorry.

Tens à saída aquilo que os leds tiverem a consumir.
O que o LDD te "está a dizer" é que para manter a corrente a 1A está a puxar 9V por cada LED da fonte. Na prática o que podes fazer é reduzir a fonte para 39/40V

Volto a repetir. A corrente é que manda aí. Os leds estão a puxar a maior quantidade de corrente que conseguirem (até queimar) só que o LDD regula a tensão de modo a que não passe mais do que 1A para a string de leds.

Ou seja ... está tudo bem ... baixa a fonte para os 40V e vais ver que tens os 9V na mesma em cada led.

Liga isso em cima do aquário que é o que se quer.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
:) nao peças desculpa por ensinar eu é que agradeço!!
eu nao entendia e nao entendo é como é que antes de utilizar os LDD estava a uzar uma fonte de 12V 100W e tinha os leds ligados em paralelo e eles davam muito mais luz #:-s
entao se eu ligar os 4 leds em serie e uzar a fonte de 48V eles vao dar mais luz ( 48V/4leds igual a 12V cada mas sem controle de corrente ) mas o risco de queimarem é maior certo ??


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alcantara Escreveu:
:) nao peças desculpa por ensinar eu é que agradeço!!
eu nao entendia e nao entendo é como é que antes de utilizar os LDD estava a uzar uma fonte de 12V 100W e tinha os leds ligados em paralelo e eles davam muito mais luz #:-s
entao se eu ligar os 4 leds em serie e uzar a fonte de 48V eles vao dar mais luz ( 48V/4leds igual a 12V cada mas sem controle de corrente ) mas o risco de queimarem é maior certo ??


Então ... tinhas os leds a 12V ... qual era a corrente que os estava a precorrer? Então ... tens:

P = VI --> 100 = 12 x I --> I = 8,3A

Ou seja tinhas 8.3A / 4 Leds ... = aproximadamente 2A por LEDs ... não os teres queimado já foi uma sorte.

Sem controle de corrente absolutamente nenhuma. Não faças isso que se um LED queima vais queimar tudo ...

Deixa estar como está com os LDD. vais ver que se medires o PAR disso vai chegar e sobrar ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
pois a matematica eu deixei de lado :)
é a mania de procurar sempre o mais facil amigo
obrigado pelos esclarecimentos e ajuda, vamos ver como me vou sair


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron