Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) COADAS+

COADAS+

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 05/Oct/2012, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

O ‘COADAS+’ é o meu melhor projecto DIY!
Começou a ser delineado em Julho de 2010 e a pouco e pouco, passo a passo fui concretizando objectivos.
Quis primeiro que tudo, que fosse um controlador diferente na gestão da iluminação. Esta diferença passa pela gestão lunar, passa igualmente pela gestão solar.
Os cálculos de ambos os ciclos são reais fruto da aplicação de algoritmos correctos.
Surpreendido com a capacidade do Arduíno...
Quis controlar bombas doseadoras…
Quis enviar SMS…
Quis analisar temperaturas…
Quis analisar o PH…
Quis analisar o ORP…
Quis configurar o Arduino via PC...

Mas o que vos quero mostrar por agora, é aquele que à partida será o último grande algoritmo do COADAS+, o controlo das bombas de circulação.
Para o filme, defini como caudal mínimo das bombas, os 50%.

1.
Simulação de marés diárias semelhantes ao que se passa na natureza.
Low tide (baixa-mar)
High tide (preia-mar)

2.
Simulação de marés vivas semelhantes ao que se passa na natureza.

No filme, podem ver a variação da intensidade (caudal) da bomba 1 e da bomba 2. Imaginem que estas se encontram em lados opostos do aquário.
O filme demonstra a variação do seu comportamento ao longo de um dia, percorrendo os 12 meses do ano de 2012.
Para já, o filme revela a intensidade das bombas e não os seus ciclos de trabalho (short pulse, large pulse... etc etc)



Espero que gostem.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 05/Oct/2012, 09:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Grande Pedro .... ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Finalmente.
Muito bom. Mas mesmo muito bom.

Diz-me uma coisa. Quando dizes que é o último grande algoritmo é porque foi o último que foi feito ou é mesmo porque é o último e depois estás finalmente pronto para comercialização?

E já agora como é que vais incorporar os métodos das bombas? (short pulse, etc.)

Se fosse a ti "inventava" outro nome para o método para não ir atrás da Tunze ou da Vortech.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/Oct/2012, 14:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Por vezes uma palavra diz tudo ;)

Parabens!!!!!
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 05/Oct/2012, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Simplesmente expetacular :ymapplause:
Parabens pelo projeto :ymparty:

Mensagem 05/Oct/2012, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Diz-me uma coisa. Quando dizes que é o último grande algoritmo é porque foi o último que foi feito ou é mesmo porque é o último e depois estás finalmente pronto para comercialização?

E já agora como é que vais incorporar os métodos das bombas? (short pulse, etc.)



Rui, obrigado.
É o último grande algoritmo... para já...
Agora quero fechar o projecto, colocar tudo em run, testar tudo e começar as demosntrações 'in loco'.

Este é um método de circulação... digamos que linear...em que não é perceptível a variação de caudal, pois não existem pulsos, por agora, pois vai ter essa opção. Ou seja, um aditivo a este tipo de funcionamento.
Apesar disso, é um método que se assemelha em muito ao que se passa na natureza e esse dinamismo atrai-me.

Mas que dinamismo?
Bom... e como se assemelha à natureza?
Como se distingue de outros equipamentos?

Noutros equipamentos, as marés são programadas com 24h... e o no COADAS à semelhança das marés reais, não tem 24h de maré... logo, as marés no COADAS+, nunca são à mesma hora...
Marés vivas, como na natureza... nunca são na mesma altura do mês...

Quanto aos outros métodos, serão outro tipo de programação. Bem mais simples do que este :)



Paulo Bravo Escreveu:
Por vezes uma palavra diz tudo ;)

Parabens!!!!!


Obrigado Paulo!

Ana Lopes Escreveu:
Simplesmente espetacular :ymapplause:
Parabens pelo projeto :ymparty:


Obrigado Ana!
Não sei se já conheces o restante projecto?

(...)

Um dos aliciantes do COADAS+, é que tenho aprendido muito acerca da natureza, mais do que cuidar de um aquário...
Gestão solar... Gestão Lunar... Trovoadas, que tipo de trovoada? Qual a intensidade da trovoada?... Nuvens, que tipo de nuvens? Chuva, como definir intensidade? Porque e quando chove? Marés, o que as afecta?
Um sistema super-dinâmico é o que vos quero mostrar em breve no meu aquário.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/nov/2012, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Muito bom, parabéns! ;)
Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 01:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Obrigado a todos pelas vossas participações.

(...)

Implementei diversos modos de circulação. A saber:
- Premium
- Gold
- Plus
- Easy
- Basic

Os modos 'Premium' e 'Gold' permitem a realização automática de marés ao longo do ano, ao longo do dia ... ou seja, o setpoint das bombas varia de forma automática com algoritmo baseado em dados cientificos.
É possível definir um setpoint máximo fixo, mas perdem a funcionalidade de maré.
Permitem a definição de pulso e relação mestre/escravo

Os modos 'Plus' e 'Easy' são programas aleatórios.
Permitem a definição de pulso, setpoint máximo e relação mestre/escravo.

O modo 'Basic' apenas permite a definição de setpoint máximo.



Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/fev/2013, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Depois de alguns meses sem mexer no projecto, volto a sentir de novo uma onda dinamizadora no que diz respeito à aquariofilia!

Assim sendo, aqui deixo um filme que demonstra a versatilidade das rampas de iluminação com algoritmo sinusoidal e linear.
Trata-se de uma evolução no código, seguindo as últimas tendências no que diz respeito à iluminação.

As rampas 'Sinusoidal' e 'Linear' já existiam.
Agora apenas adicionei o parâmetro que permite manter a iluminação mais tempo no setpoint pretendido.



Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/fev/2013, 22:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro, como tivemos a "conversar" durante a tarde no Reeffoum, acho que não está a usar uma onda sinusoide, mas sim uma parábola.

Deixo aqui o post que deixei no reefforum:

Ora bem, a formula que eu uso é a seguinte:
(C/2)*(SIN(((A*2*PI())/(B))-(PI()/2)))+(C/2)


Onde,
A --> Segundo que vai avançando ao longo do ciclo.
B --> Ciclo pretendido em segundos (43200 é o que uso para um ciclo de 12 horas).
C --> Máximo PWM pretendido (255 para usar os leds a 100%).

Esta é a representação gráfica desta formula (com os brancos e azuis como os tenho de momento):

Imagem

Como podes ver é uma sinusoide completa (ou 2 meias sinusoides :coradoeol)

Pedro, se queres replicar a quantidade e intensidade de luz do sol ao longo de um dia, tens de alterar isso.:sbOk:

Mensagem 07/fev/2013, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
boas.

Bom isto de facto, responder em 2 lados começa a ser complciado! :D

"
Boas.

O que te falta na formula Pedro é o Offset!

Que representas na tua formula por "D".

Se não aplicares offset, a onda forma-se em volta do zero, sendo que metade é positiva, metade negativa.

Valores negativos não servem para ser representados em PWM.

Logo, resta-te desfazar a onda de forma a que o topo negativo passe a ser 0.

resumindo, queres apilcar offset de 128.

Mas como o maximo é de 255, já não podes dizer que a amplitude é 255, daí o "C/2" na formula que o Hugo apresentou.

Se não aplicasses "C/2", ficavas no topo com 128 + 255, o que sairia fora do maximo do pwm.

"

Abraço
Imagem

Mensagem 08/fev/2013, 00:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Bom... depois de me acalmar, acho que já percebi o que me estão a transmitir!
Olhando para a imagem que o Hugo colocou com a representação da onda do Equador, percebo que apenas estou a trabalhar do 200 para cima, não representando assim a verdadeira onda.
A fórmula que me apresentam, espelha como resultado, o mesmo aspecto na sua totalidade entre esse mesmo gráfico e o gráfico personalizado do Hugo.

Resta-me agradecer a vossa atenção e colaboração.
Amanhã tento implementar.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/fev/2013, 09:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Junto segue novo filme com correcção do algoritmo de cálculo da onda sinusoidal.

Obrigado uma vez mais à disponibilidade do Hugo e do João pela forma como me elucidaram.
De início não percebi, mas devido à persistência do Hugo e complementaridade do João, lá percebi!



Pior do que errar, é não reconhecer um erro!

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/fev/2013, 10:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tá bom!!! ^:)^ Muita bom!!!

Quando é que metes isso a bombar à séria em real?

Mensagem 08/fev/2013, 11:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Mesmo muito bom ...

Epá Hugo ... há quase 2 anos que lhe "chateio" o juízo ...

Vamos lá ver se é desta!
No que precisares de mim Pedro sabes que estou lá!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/fev/2013, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Junto segue novo filme com correcção do algoritmo de cálculo da onda sinusoidal.

Obrigado uma vez mais à disponibilidade do Hugo e do João pela forma como me elucidaram.
De início não percebi, mas devido à persistência do Hugo e complementaridade do João, lá percebi!



Pior do que errar, é não reconhecer um erro!

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer



;)
Imagem

Mensagem 08/fev/2013, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Como referi, já há vários meses que não mexia no projecto...
Recordo-me que da última vez que mexi, estava à volta do bloco de tomadas (8, que o 'Rui Manuel Gaspar' já teve a oportunidade de ver)... e a 'Bomba de retorno' desligava-se quando eu em modo manual via COADAS, a mandava ligar (Man -> ON)...

Na altura pensei: -"Tenho asneira no código!..."

Com o módulo de IO's mostrado no filme, é possível perceber porquê... :) e como solucionar...

Estava mesmo a precisar de descansar do projecto :)



Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/fev/2013, 18:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pois vi e está com um aspecto óptimo .

Quando é que metes fotos de tudo?

E quando é que começas a comercializar?

Já agora como é que fazem a rampa? Calculam segundo a segundo até meio do intervalo de tempo e depois descartam o resto?

Fazendo o mesmo de meio para a frente quando for para desligar?

Abraços,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2013, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Já agora como é que fazem a rampa? Calculam segundo a segundo até meio do intervalo de tempo e depois descartam o resto?

Fazendo o mesmo de meio para a frente quando for para desligar?


Consegues explicar-te melhor?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 14/fev/2013, 01:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Junto segue mais uma evolução/implementação de funcionalidade do COADAS - Consulta de temporizadores



Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 14/fev/2013, 01:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Junto segue mais uma evolução/implementação de funcionalidade do COADAS - Consulta de temporizadores



Abraço
Pedro Ferrer


Boas,

Finalmente percebi ... PARVO ...

Essa copiaste do logo certo? pelo menos o meu easy tinha nativamente essa funcionalidade que dá um jeitasso diga-se de passagem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)