Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Identificação de Espécies Identificação de possivel SPS

Identificação de possivel SPS

Mensagem 22/set/2016, 11:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Vialonga
Viva,
Venho por este meio solicitar a ajuda para a identificação deste coral. Ja o tenho a algum tempo, various anos e ja soube a familia a qual ele pertencia mas de momento tou com alguma dificuldade em conseguir identificar ou relembrar.
Obrigado
Ze

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
A foto não é boa o suficiente. deverias colocar mais, por exemplo vendo os polipos mais perto, de lado, etc.

à primeira vista parece uma platygyra (LPS), um tipo de coral-cérebro, repara se à noite lança tentaculos. Em SPS o mais proximo a isso são Leptoseris, mas não parece ser.

Não existem LPS e SPS cientificamente,é termo do hobby. E um coral de uma familia pode ser SPS e outro coral da mesma pode ser LPS e outros à escolha do freguês.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Na foto, é uma Merulina Ampliata e é um LPS. Pode ser considerado medianamente agressivo, já que não tem grande extensão tentacular.

A leptoseris é tambem um LPS.
Pedro podes exemplificar ? Dentro da mesma familia, á partida será tudo classificado dentro da mesma tipologia.

E a distinção é normalmente bem explicita sobre o que é um LPS e um SPS.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 22/set/2016, 12:06, num total de 2 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Vialonga
Aqui esta uma foto mais de perto, tipo macro ou seja o melhor que eu estou a conseguir fazer.
Obrigado pela vossa ajuda :)

Ps: o que eu tenho observado ao longo dos anos nao sei se isso ajuda e que houve uma altura em que tinha "sweeper tentacles" a noite mas isso so foi no inicio e e um coral que eu considero agressivo perante xenias, sarcophiton possivelmente perante outros tambem, mas isso e um palpite meu. Tambem posso indicar que o mesmo esta no fundo do minha "banheira". A minha pequena banheira tem 50cm de altura.
Espero que isso ajude.

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Gil Miguel Escreveu:
A leptoseris é tambem um LPS.
Pedro podes exemplificar ? Dentro da mesma familia, á partida será tudo classificado dentro da mesma tipologia.

E a distinção é normalmente bem explicita sobre o que é um LPS e um SPS.

LPS= polipo grande
SPS = polipo pequeno.
não é cientifico. logo não há nada explicito nisso.
tens turbinárias LPS com polipos grandes, depois tens turbinaria remifornis de polipos pequenos.
Porites o mesmo, depois também alveoporas de polipos pequenos, e que segundo novos dados são aparentadas com acroporas.

O Leptosiris é um SPS polipos pequenos.
http://www.liveaquaria.com/product/prod ... catid=1513

hydnophora em tudo se assemelha a um SPS, mas está numa familia em que tudo são LPS e tem alguns tentaculados que estende quando é tocado, mas no hobby é considerado SPS. http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=469

na verdade podes considerar o que tu quiseres, porque simplesmente isso não existe.
Leptsiris é um Agariciidae, da familia das pavonas. (isto é a unica coisa que é explicita). Pavona tb será um SPS.
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 22/set/2016, 14:53, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Jose Oliveira Escreveu:

Imagem

Penso que o Gil deu uma boca dica do que poderá ser. Agora é só comparares com fotos na net.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Um aparte...a liveaquaria não é nada rigorosa no que toca ás descrições e classificações, quer em corais, quer em peixes...não te guies muito por ali.. não deixa de ser uma loja a querer vender... nos peixes têm erros escandalosos, nomeadamente em relação a dimensões de aquário e agressividade.

Todos os referiste são considerados pela generalidade como LPS, exceptuando as porites e acroporas, na minha opinião claro.
Mas concordo contigo quanto á falta de rigor nos critérios de classificação... são apenas termos que na generalidade, te dão uma ideia das condições em que terás que os mantêr, alimentação, luz, corrente, etc, e não apenas se o polipo é grande ou pequeno.
Tem também a ver com o tipo de recife onde se encontram na natureza.

A classificação mesmo que empírica, não deixa de ser válida. Haverá uma outra espécie na fronteira (dai eu ter utilizado a expressão "normalmente") dos 2 termos mas na generalidade esta classificação serve o propósito.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
não me estou a guiar por aí, foi simplesmente o primeiro link que apanhei. Mas tem muita coisa lá. Não é só o liveAquaria... têm polipos pequenos, e muitos guiam-se por isso.
http://www.tidalgardens.com/coral/sps/l ... orals.html
http://www.legendary-corals.com/sps
etc etc

tenho duas variedades de pavona e preenche todos os requisitos para ser SPS. Leptoseris não tenho, são corais muito caros, ainda na moda por causa do jack-o-lantern.

o que existe
familia acroporidae: Acropora/Montipora (todos concordam)
familia pocilloporidae: Stylophora/Seriatopora/Pocillopora (todos concordam)
Familia Agariciidae: Leptosiris, pavona,...

mas é a tal coisa, que relação têm um coral-cerebro com uma euphyllia, ambos LPS? Aspecto diferente, dificuldade de manutenção diferente.
e no que se chama de LPS, o que realmente existe
Mussidae (cérebros favia, scolymia)
Merulinidae (cérebros favites, platygyra, hydnophora)
Lobophylliidae (cérebros Acan, cynarina, Lobophyllia,...)
Pectiniidae (cálices)
Euphylliidae (euphyllias )
poritidae (vasos)
etc
isto é que é explicito.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Vialonga
Obrigado a ambos pela ajuda e pela explicação que providenciaram.
Neste mundo esta-se sempre a apreender :)
Ze


Voltar para Identificação de Espécies



cron