Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeira experiência em salgados

Primeira experiência em salgados

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Boas dias, a muito que tenho vontade de fazer um aquário de água salgada , já muito tentei planear e desisti por vários motivos. Agora que tenho o meu novo tanque de água doce de 600l estabilizado vou avançar com um nano de água salgado.

Estou limitado em termos de espaço dado que a esposa só deu autorização de fazer um cubo de 40cm (altura pode ser superior mas acho que não vai ficar bonito). Não tenho espaço para fazer sump e o aquário vai ficar numa consola na entrada da casa logo terá de ser bonito visualmente o aspecto do aquário.

A ideia seria algo parecido com o TMC AquaHabitats Microhabitat 30, que não vou comprar dado que tenho mais 10cm de espaço para o lado e para trás (e num nano todos os litros são importantes).
Já procurei e não encontro nenhum kit maior com o mesmo aspeto visual para montar um salgado. Logo queria mandar fazer algo parecido, alguém já fez um nano parecido, quantos cm tenho de deixar atrás no aquário para servir de mini sump, para meter bomba um pequeno escumador, aquecedor e se possivel uma zona para reposição.
Alguma ideia do escumador a poder usar num nano destes. Para iluminação estava a pensar em comprar leds, visualmente adoro as calhas da aquaray, mas parece que basicamente só existe aquabeam 1500 para um nano deste tipo que fique bem visualmente :(.

Queria fazer o nano num orçamento até 350€.
Equipamento já existente, bomba da eheim de 1000l controlavel e tunze 6025.

Tenho 2 aquários parados, posso meter lá dentro rocha morta com água do mar e areia e deixar ficar apenas com uma bomba de circulação a trabalhar para a rocha maturar ou para isso é importante outros cuidados. A ideia era ter a rocha e a areia já em ciclagem enquanto mando fazer o aquário e compro equipamento. Para depois usar no nano, este irá levar água de osmeose.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Hugo...

fiquei sem perceber as dimensões que podes ter... podes colocar aqui por favor?
Olha que um cubo ao alto não fica mal... o meu é mais alto que largo e profundo e tenho recebido boas criticas.
Existem muitos belos cubos-nanos aqui pelo forum, dá uma olhada para tirares idéias, mas entretanto coloca lá as medidas certas para podermos opinar melhor.

A possiblidade para a sump é apenas atrás? Ou podes fazer em baixo?

Marco Madeira Escreveu:
Olá Hugo...

fiquei sem perceber as dimensões que podes ter... podes colocar aqui por favor?
Olha que um cubo ao alto não fica mal... o meu é mais alto que largo e profundo e tenho recebido boas criticas.
Existem muitos belos cubos-nanos aqui pelo forum, dá uma olhada para tirares idéias, mas entretanto coloca lá as medidas certas para podermos opinar melhor.

A possiblidade para a sump é apenas atrás? Ou podes fazer em baixo?

Tenho 40 cm de largura e 40 cm comprimento de espaço disponivel. A ideia da sump e com divisória atrás, não tenho outra possibilidade. Já andei a ver vários nanos e sei que funciona bem qualquer coisa na casa dos 50l a 60l, mas a maioria ou usa sump ou então as coisas penduradas. Eu tenho o problema de ter de ficar perfeito a nivel estetico é condicionante para a existência de mais um aquário em casa. Portanto tenho e conseguir meter tudo dentro do aquário e arranjar uma iluminação que fique realmente bonita, mesmo que isso trasnforme o preço do projecto em algo mais caro.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Viva Hugo
Não sei se conheces todo o trabalho ao nível de nanos aqui do Marco Madeira, era bom de veres, principalmente no que toca a luz com led's.
Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Pois estive a ver e fiquei perplexo totalmente perplexo a olhar para aquele aquário. E pelo menos já retirei a dúvida sobre as par38 :), mas muita informação acessivel que ainda vou demorar uns dias assimilar. Vou mas é dar comer aos meus discus que já estão zangados comigo :)

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Hugo,
quanto ás dimensões, assim fica complicado. Se tirares 10 ou 15cm ao aqua para fazeres uma sump atrás ficas com pouco espaço para o display. Mas não é impossivel claro... ficas apenas condicionado.

Quanto á luz.. sou suspeito, mas se optares por leds colocava ai duas Par38 tipo o nano do Bruno.
viewtopic.php?f=7&t=584

Se quiseres dar uma olhada ao meu estás á vontade, embora seja maior... mas sempre tiras umas idéias para o teu cubo!

José... obrigado pelo seu comentário!

Devido a problemas com o fornecedor, o meu movel vai ganhar uns cm. Lodo devo conseguir montar um aquário de 40x48x45, o que me agrada bastante terei algum espaço para fazer uma mini sump atrás.

Dentro do que esta planeado:
- Escumador Nac 3, irá obrigar a uma sump atrás de 11,5cm ficarei com o aquário com 37cm disponiveis. Aconselham outro escumador para o lugar deste, eu gostava de um de menor diametro mas até agora este parece ser o de melhor qualidade que vi com largura aceitavel para uma mini sump
- Usando este escumador usaria uma bomba de retorno da eheim de 1000l/h, que serviria para fazer a circulação do aquário e não precisar de meter o monstro de uma wave lá dentro.
- Iluminação 2 par38 de 15w

Acham aceitavel, algum escumador melhor para este tipo de aquário?

Já agora onde encontro informação para layouts de aquários. Como colocar as rochas, quais os pormenores relevantes na disposição das rochas ou dos pratos, alturas maximas, triangulações, etc.?

Voltar para Novo no hobby