Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Alga Valónia

Alga Valónia

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 20/nov/2014, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Boa Tarde,

Tenho uma colónia muito grande de Algas Valónias no meu aquário (80L) que não sei como resolver. Já coloquei um Caranguejo Mitrax e tenho feito trocas de água semanais de 10%.

A solução passa por substituir a rocha viva por outra? ou poderá passar por retirar a rocha, remover a valónia, lavar a rocha e pôr em água a ferver e por reintroduzi-la no aquário?

Alguma outra solução que conheçam?

Cumprimentos
André Janeiro

Mensagem 20/nov/2014, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Boas
As que poderes remover sem rebentar remove sempre ajuda..
Por experiência própria, mete um siganus vulpinus e vais ver as valonias desaparecer..

cumps

Mensagem 20/nov/2014, 22:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Eu tive muitas valonias mesmo no início. Comprei um vulpinus que nada fez é mais duas ou três tentativas de solução que em nada deram.
Quando deixei de lhes ligar, acabaram por desaparecer todas coincidindo com o equilíbrio e estabilidade do aquário.
Na minha opinião é foco no equilíbrio e o resto vai ao sítio .
Abraço.

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2014, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Da minha experiência posso dizer o mesmo que o André Jorge Silva, porque também já tive muita e o mithrax não comia nada que se visse e eu ia retirando com as mãos as maiores. Depois passado algum tempo começaram a ser cada vez menos e agora são completamente insignificantes.
O melhor mesmo é isso, retira o que conseguires se achas que é inestético e deixa passar o tempo pq quando o aquário estiver estável elas começam a desaparecer como todas as algas.

Mensagem 11/dez/2014, 00:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Boas,

Também já tive um surto de valónia...
A solução que encontrei depois de ler muito em fóruns, foi retirar as rochas uma a uma do aquário e "arrancar" as "bolinhas" com cuidado, para não as rebentar!
Arranjas um recipiente largo com uma toalha de rosto (ex.) no fundo com alguma água do aquário e fazes isso.
Atenção ao tempo que a rocha está fora de água. Por experiência própria, 30/40 min., elas aguentam!!
Esporadicamente ainda aparece uma ou outra, mas arranco-as de imediato com uma pinça!
Resultou!
Espero ter ajudado.

Voltar para Novo no hobby