Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A começar nos Salgados

A começar nos Salgados

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 19/set/2012, 17:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Boa Tarde

Sou novo neste fórum mas aproveito desde já para dar os meus sinceros parabéns a todos os administradores, o site está muito bem conseguido.
Ando no mundo da Aquariofilia à uns anos, e como todos, um dia queremos ter um salgado em casa, penso que fiz o percurso normal, comunitário, cilideos ou outras espécies, eu fiquei pelos ciclídeos, o meu atual aquário, tenho um monoespécie de P.Saulosi, agora estava a pensar converter num salgado, mas vou precisar da vossa ajuda e obviamente de muita muita leitura.

Tenho um aqua com cerca de 120L (100x35x40) se não estou em erro nas medidas, e estava a pensar em alterar para um marinho, mas não sei se é possível ou assim tão fácil. Uma vez que tenho areia de coral moída, filtro externo Jebo 1200 L/h, e uma luminária com apenas uma T5 que alterações teria que fazer??

- Luz (poderia ser de LED, em calha misturanda led branco com azul, com cerca de 240 Led/m??)

- Escumador- o que aconselham para esta litragem??

- Bomba de circulação- o que aconselham para esta litragem??

-Que outros acessórios serão precisos?? (aquecedores tenho 2 de 150w)

Depois estou indeciso, pois não sei muito bem as compatibilidades entre corais e espécies de Reef, por ex. um Paracanthurus hepatus é possível ter num aqua deste género??
Que corais mais fáceis de manter e com menos necessidades, se os Moles ou Duros etc...

Fico a aguardar respostas, pois dúvidas tenho milhares

Cumprimentos a todos

Fraz__ :ymhug:

Mensagem 19/set/2012, 18:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Fraz__ Escreveu:
Boa Tarde

Sou novo neste fórum mas aproveito desde já para dar os meus sinceros parabéns a todos os administradores, o site está muito bem conseguido.
Ando no mundo da Aquariofilia à uns anos, e como todos, um dia queremos ter um salgado em casa, penso que fiz o percurso normal, comunitário, cilideos ou outras espécies, eu fiquei pelos ciclídeos, o meu atual aquário, tenho um monoespécie de P.Saulosi, agora estava a pensar converter num salgado, mas vou precisar da vossa ajuda e obviamente de muita muita leitura.

Tenho um aqua com cerca de 120L (100x35x40) se não estou em erro nas medidas, e estava a pensar em alterar para um marinho, mas não sei se é possível ou assim tão fácil. Uma vez que tenho areia de coral moída, filtro externo Jebo 1200 L/h, e uma luminária com apenas uma T5 que alterações teria que fazer??

- Luz (poderia ser de LED, em calha misturanda led branco com azul, com cerca de 240 Led/m??)

- Escumador- o que aconselham para esta litragem??

- Bomba de circulação- o que aconselham para esta litragem??

-Que outros acessórios serão precisos?? (aquecedores tenho 2 de 150w)

Depois estou indeciso, pois não sei muito bem as compatibilidades entre corais e espécies de Reef, por ex. um Paracanthurus hepatus é possível ter num aqua deste género??
Que corais mais fáceis de manter e com menos necessidades, se os Moles ou Duros etc...

Fico a aguardar respostas, pois dúvidas tenho milhares

Cumprimentos a todos

Fraz__ :ymhug:

Boas,

Se dúvidas tens milhares, é melhor começares por ler FAQs ou livros que te expliquem o básico. Existe por exemplo no Reeffórum uma secção de FAQ para iniciados excelente.

Penso que ainda não há aqui no recife.pt.

Quanto ao aquário a converão é sempre possível, tens várias alternativas desde escumadores de mochila a furar o aquário e colocar uma SUMP.

Iluminação e circulação a mesma coisa mas tudo está dependente do aquário que queres montar.

Só peixes? Corais Moles? Duros (LPS / SPS)?

Depois tens que pensar no futuro também para não deitar dinheiro fora. Por exemplo se mais tarde queres manter corais duros SPS convém investir mais um pouco na calha para que possas capitalizar o investimento e não tenhas que trocar tudo quando optares por isso.

E LEDS sim, podes fazer calhas mistas embora para esse aquário 240w de leds parece-me excessívo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/set/2012, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Olá boa tarde Fraz,

Antes de mais, bem vindo ao Recife e ao mundo dos salgados ;)

Em relação ao teu aquário, acho que é melhor optares por umas medidas mais interessantes, do género... 90x60x60, 120x60x60... embora exista aquários bonitos pequenos... acho que a tua altura e profundidade actual não será o adequeado... a não ser que daqui a 1 ano penses em mudar o sistema todo ( como eu fiz.. )

Uma SUMP também será adequado para um sistema reef, no entanto depende das medidas do aquário conforme mencionei em cima.

Iluminação depende mundo do tipo de corais que vais colocar, SPS ou LPS... os SPS são bastante exigentes em termos de iluminação, os LPS já nem tanto... mas também se recomenda uma iluminação favorável. É tudo uma questão de gostos e design das marcas que por ai andam:

Aqua Illumination
AquaLed Light
Elos
Geisemann
AquaPad
EcoTech
Pacific Sun

entre outras, procura no forum que tens algumas informações, ou então faz a tua própria calha ;)

Escumador para essa litragem acho que um bubble magus nac9 ou um deltec 2060 ou até mesmo os novos da TMC chega e sobra para isso, mais uma vez... depende da carga orgânica que vais colocar dentro do aquário.

Circulação, uma EcoTech MP40W sem duvida ;)

Aquecimento, 2 x 150w é suficiente

Em relação a vivos... pensa primeiro no sistema, quando tiveres isso pensado... montado... e ciclado durante 3 meses (aproximadamente), pensas nos vivos que vais colocar... faz as coisas com calma... existe aqui malta no forum com montagens que duram a quase 1 ano ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 19/set/2012, 22:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Fraz__,
Alguma coisas já disseram atrás....mas no meu ponto de vista deixo-te o meu comentário.

Podes fazer e deves transformar esse teu aqua em marinho. Acredita que com pouco investimento visto que o meu 1º era mais ou menos do teu tamanho e gastei poucos €.
Se optares por entrar devagarinho, livra-t do filtro externo, compra um escumador da Bubble Magus entrada de gama,arranja uma calha 2x39w T5 (uma lampada Actinica e Outra Branca)e compra para circulação algo que te satisfaça a nivel de preço e fluxo (Eu comecei com SUnSun 6000L/H). Agora é obvio que este material não seria o que pretendemos comprar logo inicialmente, gostavamos todos de começar em grande com bruto escumador, calha de leds xpto, bombas vortech, etc....a pensar em SPS e tudo e mais alguma coisa.
Como o teu interesse é comecar devagarinho, gasta pouco inicialmente e depois quando mudares de aqua para um maior, e acredita que vais mudar, terás mais experiencia, saberás concretamente o que comprar... Nessa altura tens muitas opções.

O mundo dos salgados é fantástico demais e ofereçe tantas opções de vivos e tipologias que é um erro as pessoas pensarem que para montar um salgado se tem que ser magnata, herdeiro do Belmiro de Azevedo e etc etc...
É CARO mas tambem pode ser BARATO...
Anda para a frente com isso que o que queremos é mais um colega aqui no forum. :ymhug:

Abraço,
Nuno Moreira

PS. No meu primeiro aquario nem SUMP tinha, agora tenho 2.

Mensagem 19/set/2012, 22:44

Obrigado pelas respostas

Tenho lido muitos artigos mesmo à cerca de 2 meses que ando a ler, pois prefiro fazer as coisas devagar mas bem feitas, por razões familiares vai ser impossível trocar de aqua, um upgrade ainda é aceitável e é o que vou tentar fazer, eu penso que já percebi mais ou menos as bases, mas tenho 2 dúvidas muito importantes...

-De que forma é que faço as TPA´s?? Tenho que adicionar que tipo de sal?? a água da corrente tem que ter obrogatóriamente um filtro de osmose??quais os custos destes sais?

- O que é Kalkwasser?? de que forma entra no nosso aquário??

Obrigado

Mensagem 19/set/2012, 23:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Obrigado pelas respostas

Tenho lido muitos artigos mesmo à cerca de 2 meses que ando a ler, pois prefiro fazer as coisas devagar mas bem feitas, por razões familiares vai ser impossível trocar de aqua, um upgrade ainda é aceitável e é o que vou tentar fazer, eu penso que já percebi mais ou menos as bases, mas tenho 2 dúvidas muito importantes...

-De que forma é que faço as TPA´s?? Tenho que adicionar que tipo de sal?? a água da corrente tem que ter obrogatóriamente um filtro de osmose??quais os custos destes sais?

- O que é Kalkwasser?? de que forma entra no nosso aquário??

Obrigado

Se tiveres acesso ao mar na minha opinião o melhor é usar água natural. Senão compras sal próprio para aquariofilia. Quanto à água o melhor é usar um filtro de osmose a água da rede não é a mais indicada porque contem cloro e nitratos.

O Kalk é vê por exemplo este artigo.
http://www.aqualize.com.br/2010/01/kalk ... FpAB65cjAI
Imagem

Mensagem 19/set/2012, 23:24

Boa Noite

Obrigado pela resposta, sim eu vivo perto de Peniche e tenho muita acessibilidade de arranjar água salgada, mas para uma aqua de reef posso simplesmente usar água do mar??? sem qualquer aditivo?? é só chegar aquecer a água e introduzir no aqua??

Abraços

Mensagem 19/set/2012, 23:39

sim...apenas tens q acertar a salinidade através do uso de um refractometro ou de outro mediador e acertar a temperatura.
não te esquecas de escolher um local onde a agua seja de melhor qualidade.

Mensagem 19/set/2012, 23:48

nunomoreira Escreveu:
Boas Fraz__,
Alguma coisas já disseram atrás....mas no meu ponto de vista deixo-te o meu comentário.

Podes fazer e deves transformar esse teu aqua em marinho. Acredita que com pouco investimento visto que o meu 1º era mais ou menos do teu tamanho e gastei poucos €.
Se optares por entrar devagarinho, livra-t do filtro externo, compra um escumador da Bubble Magus entrada de gama,arranja uma calha 2x39w T5 (uma lampada Actinica e Outra Branca)e compra para circulação algo que te satisfaça a nivel de preço e fluxo (Eu comecei com SUnSun 6000L/H). Agora é obvio que este material não seria o que pretendemos comprar logo inicialmente, gostavamos todos de começar em grande com bruto escumador, calha de leds xpto, bombas vortech, etc....a pensar em SPS e tudo e mais alguma coisa.
Como o teu interesse é comecar devagarinho, gasta pouco inicialmente e depois quando mudares de aqua para um maior, e acredita que vais mudar, terás mais experiencia, saberás concretamente o que comprar... Nessa altura tens muitas opções.

O mundo dos salgados é fantástico demais e ofereçe tantas opções de vivos e tipologias que é um erro as pessoas pensarem que para montar um salgado se tem que ser magnata, herdeiro do Belmiro de Azevedo e etc etc...
Anda para a frente com isso que o que queremos é mais um colega aqui no forum. :ymhug:

Abraço,
Nuno Moreira

Obrigado Nuno, :ymhug: acho que percebeste exatamente o que quero fazer, a tal migração sem gastar muito, afinal de contas não su magnata ahah, estava mesmo a pensar ir por aí, devagar e com material mais acessível a nivel de preço e que satisfaça as minhas necessidades, para os salgados não é necessário filtro correto?? Basta bomba de circulação, escumador e um wave maker certo??

1 Abraço

Mensagem 20/set/2012, 08:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Fraz__ Escreveu:
nunomoreira Escreveu:
Boas Fraz__,

Abraço,
Nuno Moreira

Obrigado Nuno, :ymhug: acho que percebeste exatamente o que quero fazer, a tal migração sem gastar muito, afinal de contas não su magnata ahah, estava mesmo a pensar ir por aí, devagar e com material mais acessível a nivel de preço e que satisfaça as minhas necessidades, para os salgados não é necessário filtro correto?? Basta bomba de circulação, escumador e um wave maker certo??

1 Abraço

Boas,

Epá não me interpretem mal ... eu sou apologista de começar devagar e não ser preciso ser magnata.
Aliás basta ver o equipamento que tenho.

O que digo é que é preciso ter cuidado com o que se compra. Não vale a pena comprar um escumador para 100 litros se só tenho 100 litros de água pois se quisere ter mais uns peixes que não devia tenho alguma margem de manobra, mas não estou a dizer para comprar um Bubble King. Um escumador como o Nac7 da BM chega e sobra (é igual ao meu e estou super satisfeito)

Se fôr um fish only t8 chegam perfeitamente mas se no futuro pretender LPS/SPS convém apostar já em t5 ou Leds.
Mesmo se foram poucos pode sempre complementar-se mais tarde.

O que digo é para procurarem toda a informação possível e fazerem escolhas apropriadas para não se andar a gastar dinheiro duas vezes.

E digo mesmo mais. Um dos mais belos aquários que já vi nem sequer tinha SUMP.

Procurem no post do Marco Madeira (ou secalhar Marco podes meter aqui uma foto)

Relativamente à dúvida, não precisas de filtro, precisas de escumador e bombas de circulação, nem wavemaker precisas embora seja um miminho para os corais e para os peixes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2012, 12:32

Acho que acima de tudo devemos ter a liberdade para errar, porque errando aprendemos mais e melhor do que não errando, mas não precisas de cometer os erros todos que muita gente comete e nós cometemos. Estamos aqui para te ajudar a transformar esse aqua em marinho sem teres que hipotecar a tua casa. :D
Agora no meio do material que terás que comprar, é obvio que o escumador é a peça mais importante, por isso compra sempre 2ou3x a capacidade do teu aqua.

Concordo com o Rui

Um escumador como o Nac7 da BM chega e sobra

Mensagem 21/set/2012, 14:23

Obrigado por todas as respostas :)

Vamos ver se percebi tudo direitinho, uma vez que o meu aqua está dedicado a ciclídeos, as únicas coisas que vou aproveitar são:

- Substracto- o areão que é areia de coral moída 0.5mm 1mm, junto areia de coral moída com cerca de 5mm, ou existe outra solução melhor?? uma vez que este areão já tem uns anos deve ter uma colónia de bactérias gigante.

- Iluminação- Encontrei umas calhas de Led com 1 metro, que contêm 50% de Led´s brancos e 50% de Led´s azuis, ainda é possível colocar Led´s 5050, fica aqui o link para me darem a vossa opinião http://www.trukesfishes.com/loja/345-ca ... led-m.html

- Escumador- tenho que comprar um escumador, estava a pensar no Nac7 da BM

- Bomba de circulação - Vi uma sunsun de 5000 l/h e outra de 6000l/h (uma vez que o meu aqua tem 120 L, tirando a rocha viva e o equipamento fico com cerca de 80/90L, quantos litros hora aconselham??

-Wave makers- ISto é necessário??

-Rocha viva- entre 10kg e 15kg

-corais- estava a pensar em corais moles, e se a iluminação der talves uns SPS

-Kalkwasser- isto é obrigatório?? todas as noites vou ter que colocar gota a gota ???

Dúvidas, o aqua tem que estar sempre aberto mesmo no inverno?? a conta da luz não vai ser mais cara do que o aqua todo e os peixes, tendo e em conta que estão 0 Cº com 2 aquecedores de 150w cada um, estão no minímo 20H ligados por dia. Ou pode-se tapar o aqua de inverno e destapar de verão??

Por último gostava de saber se com este aqua é possível colocar um Cirurgião-Patela por exemplo.

1 Abraço a todos, e mais uma vez obrigado

Mensagem 21/set/2012, 17:41

Boas de novo

Pequena coisa que não estou a perceber, o escumador NAC 7 da BM cabe dentro do meu aqua uma vez que nao tenho sump??? o meu aqua tem 40cm de altura não fica a destuar?? há outras soluções viáveis???

Abraço

Mensagem 21/set/2012, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Fraz, já vi que tens muitas dúvidas.

Mas ainda bem que perguntas antes de comprares para cometeres os mínimos erros possíveis.

O primeiro conselho que te dou é este: investe um bocadinho mais e tenta colocar uma sump. Não te vais arrepender, garanto-te e se estás nisto para ter alguma coisa em condições, torna-se muito mais fácil. Se queres realmente aproveitar esse aquário que tens, usa-o como sump e compra/manda fazer um novo para cima. Com medidas diferentes e a teu gosto. Não fica assim tão caro quanto isso dentro das medidas que queres. Uma sump permite-te ter mais água (mais estabilidade), colocar aquecedores, colocar escumador, colocar aditivos, etc

O NAC 7 não serve para ti se não tens sump. Se optares por não teres sump, tens de arranjar um escumador de mochila, como os deletec MC ou o aquamedic 1000 multi.

O aquário tem de estar SEMPRE aberto, verão e inverno. A oxigenação nos salgados não funciona como nos doces.

Não precisas de wavemaker nenhum.
Se não tens capacidade para comprares bombas regulaveis em fluxo, como as vortech ou algumas tunze, compras umas sem regulação e coloca-as de forma a criarem correntes acaóticas (por exemplo uma em frente á outra).

Não uses esse areão dos ciclideos assim como está. Se preferes não comprar outro, lava-o muito bem lavado com água doce e deixa-o secar bem. Essas baterias que falas morrem em água salgada.

Se vais querer ter corais, sejam moles ou duros, terás de ter atenção a alguns parâmetros como o kh e o Cálcio.
Há muitas formas de fornecer estes elementos e o kalkwasser é um deles. No teu caso, eu recomendo-te o método de balling simplificado. Barato, fácil e podes dosear manualmente enquanto não compras uma doseadora. Eu fiz isso durante meses e funcionou bem.. O Kalk tem de ser administrado muito devagar para não subir perigosamente o ph da água e se não tens uma forma de do dosear automaticamente, então sim, tem de ser gota a gota diariamente.

Mais uma vez, se queres manter corais, essa calha não é a ideal. No teu caso, talvez uma calha t5 seria mais indicado. Se for só para uns moles, talvez, mas para LPS e SPS não me parece.

Por último, o corurgião patela, é o hepatus certo? E a resposta é não.. :D com essas medidas não "poderás" ter nenhum peixe cirurgião. Mesmo pequeno ele irá crescer e tornar-se muito territorial...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 22/set/2012, 13:04

Obrigado pelas respostas

Quanda fala em metodo de Balling simplificado resume-se a que concretamente??
Como vou ser pai entretanto não queria estar a gastar uma fortuna no aqua pois de momento tenho outras prioridades, daí estava a tentar experimentar os salgados tentando aproveitar o que tenho sem gastar muito mais dinheiro, eu sei que futuramente não vou resistir e vou comprar algo melhor, por isso é que não queria gastar demasiado para o meu primeiro projeto, pois quero ver se é mesmo isto que quero.

Relativamente ao escumador de mochila o que aconselham para o meu aqua???

Abraços

Mensagem 23/set/2012, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
O balling consiste em dosear diariamente uma quantidade de cálcio, magnesio e carbonatos.
Estes valores são doseados depois da dissolução de sais (um para cada um dos parâmetros) em água de osmose.

Podes ler este artigo, embora seja o balling light que inclui elementos traço. Mas a parte principal , do cálcio, magnesio e carbonatos (kh) é a mesma.

http://reefcentral.wordpress.com/2010/0 ... portugues/
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 29/set/2012, 00:21

Boa Noite

Que tipo de escumador de mochila aconselham para o meu aqua??

Existe alguma lista de compatibilidades de peixes com corais??

ABRAÇOS

:ymhug:

Mensagem 29/set/2012, 02:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas Franz, bem vindo aos salgados

O meu aquário não tem sump e penso ser mais ou menos as medidas do teu, tenho um filtro mochila, como podes ver no link é um da Red Sea, mas há outros modelos, à direita na 1ª foto (fotos de telemóvel, mas dá para teres uma ideia) tiras as tuas conclusões e vês o que se adapta melhor ao que pretendes e podes $$$.

viewtopic.php?f=7&t=640

Quanto ao restante já foi escrito por outros membros, reforçando só mais uma coisa muito importante, muita calma e paciência é o principal.

abraço

JJ
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 10/Oct/2012, 14:19

Boa tarde

Obrigado João Jordão, acho muito interessante o teu projeto, tenho algumas perguntas que te gostava de fazer, aqui vai:

- Que luminária tens??

- O escumador é o que está atrás do lado direito correto??

- como conseguiste colocar toda essa matéria nos vidros?? usaste algum tipo de papel para a parte de trás do aqua??

- com essas dimensões consegues manter o Cirurgião Paleta?? que fauna tens??

- Não pagas uma enormidade de luz devido ao aquecedor, por o aua estár sempre aberto??

Abraço

Obrigado

Voltar para Novo no hobby