Obrigado desde já pelo vosso feedback. Como disse sou um principiante, com muitas duvidas, e não expliquei ainda toda a minha ideia. Vou tentar ir ponto a ponto para mostrar a minha ideia (mais uma vez obrigado, e corrijam-me se estiver errado)
já estas a começar a ir buscar material e agua e areia e ainda não decidiste que tipo de aquario queres ter. Outro erro pensar em gastar pouco neste hobby. Esquece fica-te pelos doces ou então um só de peixes. Ainda não fui buscar água ou areia. Mas tinha-o planeado para este fim de semana que seria também quando iria buscar a rocha viva. Quanto ao gastar pouco, pelo que já li, e se a ideia for fazer algo simples ( por ex: um casal de palhaços e somente corais moles dos mais resistentes e baratos) isto é possível com pouco equipamento e paciência.
em primeiro lugar não se usa areia da nossa costa. a não ser que vas fazer um biótopo claro. o que não acredito pelo que descreves.A ideia não é fazer um aquário da costa, mas pelo que li, para este tipo de montagem o ideal é cerca de 1/1,5 cm de areia (nao muito alto para não criar zonas anaerobias). E que desde que não seja grosso de mais de forma que a comida afunde ou que seja fina de mais que fique compactada a areia pode servir. Vi a granulometria de algumas areias de praias portuguesas e acredito que se esta for lavada e apanhada na zona molhada, fica dentro do que se procura (areia de cerca de 1mm). Qual será o motivo na vossa opinião para que esta areia não funcione? Digo isto com toda a convicção que posso estar errado, mas foram as conclusões que retirei do que li por ai.
depois há que montar tudo primeiro por a ciclar e so depois pensar nos peixes e corais. Não se coloca os peixes e corais e so depois pensas no escumador e iluminação.
Eu tenho iluminação, uma tampa com iluminação básica de aquário. Uma lampada tubular flurescente T5 (de 18W penso eu). Segundo o que li, a qualidade da luz é importante principalmente para os corais. A minha ideia como disse é só ter corais moles, que pedem muito menos luz que os corais duros, e que praticamente qualquer iluminação de aquário serve para este tipo de corais. E li também que posso fazer o ciclo com este tipo de iluminação (uma vez que não tem peixes ou corais) . Porque dizem que não será possível? Ainda assim no futuro quero comprar uma iluminação LED.
Quanto ao escumador, li que é possivel fazer o ciclo e manter este aquario sem escumador desde que não ultrapasse por exemplo um casal de palhaços, e desde que faça as TPA's de cerca de 10 a 15% semanalmente e religiosamente (sempre com agua do mar). Sei que com isto o aquário demorará muito mais a estabilizar. A minha ideia não é ficar só com um casal de palhaços, mas para o inicio seria o suficiente. No futuro pensei num Tunze 9001. Mas a minha ideia é fazer o ciclo sem escumador. Porque dizem que não será possivel?
Ainda não tens todo o equipamento que necessitas para inicar o aquario e já queres colocar a agua. erro.A minha ideia é mesmo fazer algo com bastante paciencia, dai estar a ir por este metodo. Segundo o que li para começar o ciclo segundo este metodo só necessito disto:
-Aquario,
- Bomba de circulação,
- Aquecedor/termostato
-Refractometro
- Iluminação (que supostamente seria a suficiente para o inicio)
- Areia e Agua
- Rocha viva (cerca de 15%)
- Meter um ou dois caranguejos ermitas durante a primeira segunda semana
já alguém aqui testou metodo semelhante? É claro que fazendo isto provavelmente só espero comprar um casal de palhaços ( que são os primeiros peixes que penso comprar) daqui a uns 3 ou 4 meses. Mas paciência é algo que nao me falta.
E uma coisa que este hobby me ensinou que é o planeamento e a leitura são super importantes para que não andes a gastar dinheiro em equipamento que num futuro imediato não chegue e depois teres de investir novamente (sai sempre mais caro investir 2x)Estou a comprar o material a pensar já na compatibilidade futura do sistema e até agora acho que todo o material está de acordo com o presente e futuro que espero tenha o aquario.
Obrigado pelos vossos feedbacks, eu sei que sou um principiante, mas também é a errar que se vai aprendendo. E mesmo que algo corra mal, não vou perder qualquer equipamento. Eventualmente poderei perder a rocha viva que depois de morta pode ser viva novamente.
Cumprimentos e obrigado