Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby cubo nano reef 91 litros

cubo nano reef 91 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 02/nov/2012, 03:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Antes de mais quero dar os meus parabéns ao fórum recife.pt!

Eu sou o Miguel e vou montar o meu primeiro reef, todo o tempo livre que tenho tem sido para angariar mais, mais e mais informação sobre os salgados, pois quero que este projecto corra mesmo mesmo bem (conto com a vossa ajuda).
Devido ao pouco espaço que tenho neste momento em casa não vou puder ter um grande aquário, mas posso ter um cubo de 45x45x45 - 91 litros. Esta semana vou ver um que está á venda em 2ª mão com móvel, sump e overflow. Que acham?
Mas preciso de alguma ajuda, pois a minha ideia é ter um bom setup(pelo menos razoavel), nem que para isso tenha que adquirir as coisas com mais tempo... uma coisa um mês, duas coisas no outro mês e por ai fora... Também tenho interesse em que o aquário seja o mais silencioso possível (aqui preciso mesmo da vossa ajuda, pois não conheço o material).
Bem... não vos vou chatear mais e vou mostrar-vos o setup que estou a pensar usar!

Setup

Cubo - 45x45x45 - 91 litros

overflaw - Blau 1500

sump - 30 litros

escumador - bubble-magus - nac3 (que acham?)

bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h)

rocha - estou a pensar só utilizar rocha morta, para durante o ciclo não me aparecerem ''seres'' indesejadas - que acham? (sei que o ciclo demora mais, mas tempo é coisa que não me falta)

areia viva - 2 ou 3cm - de quantos kg preciso?

iluminação - A iluminação para mim está a ser uma dor de cabeça, pois o cubo tem apenas 45cm, acho que a única solução são os leds - alguém conhece um sistema de leds que dê para este aquário e não fique muito caro?

Conto com a vossa ajuda e opiniões!

Mensagem 02/nov/2012, 08:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Miguel,
Em relação á iluminação dá uma lhada nas Par 38, uma ou duas ficariam bem nun cubo dessas dimensões.
Podes ve-las no nanoreef do Bruno Santos ou no meu aquário, embora seja um pouco maior.

Não conheço esse overflow mas de resto parece-me tudo bem.

Boa sorte e muita paciencia! ;)

Mensagem 02/nov/2012, 16:25

Olá Marco, gostei muito das par 38! Não me sabes dizer em que sitio as posso encontrar á venda e o preço! E qual o melhor modelo, pois existem várias par 38 e eu de luz ainda não ''pesco'' nada.

Obrigado! :-bd

Mensagem 02/nov/2012, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Mensagem 02/nov/2012, 20:21

Já agora gostava de saber o que me dizem em relação aos escumadores aqua medic midiflotor até 400l e o aqua medic miniflotor até 200l?
Editado pela última vez por Miguel Sequeira em 05/nov/2012, 02:23, num total de 1 vez.

Mensagem 02/nov/2012, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Boas

Eu no teu lugar optava antes por um Bubble magus.
Talvez um pouco mais caros, mas bem melhores... Esses da aquamedic que falaste não são grande coisa, na minha experiência/opinião...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 04/nov/2012, 16:16

Olá a todos e agradeço imenso a ajuda que me têm dado!

Mas falta-me uma coisa, a bomba de retorno, qual me aconselham para esta litragem?
Editado pela última vez por Miguel Sequeira em 05/nov/2012, 02:23, num total de 1 vez.

Mensagem 04/nov/2012, 16:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

Boas

Uma bomba entre 1500 a 2000 seria o ideal na minha ideia

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk 2
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 04/nov/2012, 17:22

Que acham da bomba de retorno - EHEIM COMPACT+ 2000 ?

Mensagem 06/nov/2012, 01:45

Com a vossa ajuda tenho vindo a melhorar o Setup que estou a pensar montar.

Então aqui vai o ponto de situação

Setup:

Aquario - cubo (45x45x45) 91 litros

Overflaw -Blau 1500

sump - +/- 30 litros

escumador - bubble-magus - nac 5

Bomba de retorno - EHEIM COMPACT+ 2000 (que acham?)

bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h)

rocha - estou a pensar só utilizar rocha morta, para que durante o ciclo não me apareçam ''seres'' indesejados .

areia viva - saco de 9 Kg

iluminação - Umas Par 38 (ainda em estudo)

Continuo a contar com a vossa ajuda e opiniões!

Cumprimentos

Mensagem 06/nov/2012, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Não achas que esta bomba de circulação é muito curta?
Eu colocava uma mais potente.
Imagem

Mensagem 06/nov/2012, 17:17

Estou a pensar montar o aquário com esta bomba de circulação (Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h), depois se for necessário meto mais uma.

Mensagem 07/nov/2012, 01:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
está porreiro o Set up , na minha ideia so alterava a bomba de circulação para uma coisa um pouco mais forte , agora pode-te parecer muito pelas contas mas vais ver que o reef agradece , tive um cubo de 50x50x50 com uma sun sun de 3000 LT hora e tinha sempre o areão limpinho, depois meti uma MP10 , e apesar de ser igualmente potente não tinha a "dinâmica" que tina a sun sun , que tinha a vantagem de a poder direccionar contra um canto do vidro e espalhar corrente em todas as direcções , pensa nisso , uma bomba mais forte pode ser sempre uma mais valia ...

abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/nov/2012, 23:12

Antes de tudo quero agradecer a vossa ajuda na escolha do material, que por sua vez já estou a começar a adquirir.

Agora tenho andado a estudar os peixes que posso ou não adquirir, para que tudo corra bem!

E estou a pensar em:

- Dois Amphiprion Ocellaris

- Um six line wrasse

- Um yellow watchman goby [Cryptocentrus cinctus] com um camarão para fazer simbiose, ou um casal de yellow watchman goby.

- Um pequeno cardume (talvez quatro) Spotted Cardinalfish (sphaeramia nematoptera), ou um casal de Bangaii cardinalfish
(Pterapogon kauderni)

Gostava de saber a vossa opinião,quanto ao pequeno cardume de Spotted Cardinalfish, o aquário vai ter 92 litros + sump á volta de +/- 30 litros.

Quanto aos corais ainda estão em estudo, mas numa fase inicial vou começar por alguns bem simples.

Conto com a vossa ajuda!

Cumprimentos...
Editado pela última vez por Miguel Sequeira em 12/nov/2012, 03:09, num total de 1 vez.

Mensagem 12/nov/2012, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Miguel,
Penso que será possivel introduzires esses peixes, mas deixa que ponha algumas reservas a esse six line wrasse; são peixes muito belicosos e nalguns casos dificultam, ou até impossibilitam num aquário pequeno, a introdução de outros peixes depois de eles estarem instalados.
São bonitos, são úteis, comem alguma bicharada nociva ao aquário, mas se insistires em introduzi-lo, deve ser obrigatóriamente o ultimo a entrar.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/nov/2012, 00:51

Olá César Silvério, o six line wrasse vai então ficar de parte, pelo menos no inicio do aquário! Mais tarde se tudo correr bem e o aquário estiver estável, logo se vê. Só pensei neste peixe por comer algumas algas e seres indesejáveis.
Pensava que o six line wrasse, não fosse um peixe que implicasse com os outros!
Obrigado pela dica César!

Abraço

Mensagem 13/nov/2012, 01:29

Tenho andado a planear esta aventura para que tudo corra bem, e tenho andado a pensar no enchimento do aquário, e estou com algumas dúvidas, principalmente nas TPA's e na reposição de água.
Como ainda estou na fase de adquirir todo o material necessário, os € no final não serão muitos, e estou a pensar deixar o aparelho de osmose para mais tarde. Para o enchimento do aquário estou a pensar usar água natural (água do mar), e para as TPA's também, se fizer uma TPA de 10% uma vez por semana, serão á volta de 10 litros de água por semana (para isto já andei a ver uns bidons vermelhos de 20 litros cada, e estou a pensar comprar dois para guardar a água do mar). Até aqui acho que está tudo bem, mas para a reposição de água preciso de água de osmose, aqui é que estão as minhas dúvidas.
No inicio (durante o ciclo) preciso de fazer a reposição com água de osmose, ou posso fazer apenas as TPA's semanais com água do mar?

Agradecia a vossa preciosa ajuda, pois para mim tudo isto ainda é um bocado confuso. ~x(

P.S - Neste momento estou a pensar em usar água do mar, mas também já li vários artigos de muitos hobystas que preferem usar água de osmose preparada com sal. Acham que estou a fazer bem, ou espero mais um tempo, e faço tudo com água de osmose?

Fico á espera da vossa ajuda!

Cumprimentos

Mensagem 13/nov/2012, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Miguel,

Quanto à água natural, versus água salinada, penso que é uma questão de gosto, de disponibilidade de euros, versus disponibilidade para ir ao mar; se de boa qualidade, tanto vale uma como a outra.

Quanto à reposição de água, convém fazê-la com água de osmose e também durante o ciclo; é muito importante manter alguma estabilidade no aquário e se não repões com água doce a água que se vai evaporando, vais acabar o ciclo com uma salinidade muito alta.
A maioria das lojas vendem água de osmose e como não vais precisar de muita..., mas devias comprar o aparelho.

Não uses água da torneira, pois vais aumentar o problema das quase inevitável das algas durante os primeiros tempos do aquário.

Toma atenção, se optares por água do mar, aos parâmetros (Kh, Ca e Mg), porque normalmente a água da nossa costa necessita de ser corrigida, principalmente no que respeita à alcalinidade (Kh), pois normalmente tem um Kh muito alto (1.029/1.030).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/nov/2012, 13:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Para um aquário desse tamanho já consideraste um "close loop" para circulação?
Confesso-te que era o que faria se tivesse um aquário assim pequeno.

As novas RS3000 ou DC3000 então são perfeitas para isso

Mais tarde podias ligar a um arduino e teres as bombas controláveis.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/nov/2012, 21:03

Obrigado pelas dicas de novo Sérgio Silvério!

Já vi que vou ter de comprar o aparelho de osmose! No inicio talvez tente arranjar água de osmose em alguma loja, mas depois tenho mesmo de o comprar.

Não quero ser muito chato, mas quanto a água da nossa costa como é que posso corrigir os parâmetros(Kh,Ca e Mg)? Posso corrigir estes valores ao misturar água de osmose? :-? Penso que seja isso para corrigir a salinidade e os parâmetros, ou não?

Obrigado mais uma vez.

Olá Rui Manuel Gaspar

O que é um ''close loop'' para circulação? Desculpa a minha ignorância!

Cumprimentos

Próximo

Voltar para Novo no hobby