Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Reef - A iniciar

1º Reef - A iniciar

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/mar/2015, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Boas tardes!

Antes de mais venho apresentar-me!
Sou o Rui, 37 anos e moro em Oeiras. Tive alguma experiencia quando era mais novo com aquários de água doce, mas nada de mais. Estou então a ler, ler, ler, ver vídeos e a tentar aprender o máximo antes de começar as compras... Vamos ver no que dá!

Parabens pelo fórum e pela informação disponibilizada,

grande abraço.
Editado pela última vez por Rui Bento em 10/mar/2015, 08:11, num total de 1 vez.

Mensagem 05/mar/2015, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
boa sorte no inicio e le muito caso necessites estamos ca para ajudar.

Mensagem 05/mar/2015, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Bem vindo ...

Alguma ajuda que precises a malta anda por aqui ...

Para já começas bem , com uma apresentação ...

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mar/2015, 00:16

Obrigado!

As duvidas são muitas, mas a informação é bastante e esclarecedora.
Ainda me estou a familiarizar com algumas terminologias, mas nada que com tempo não chegue lá! Daqui a uns dias já devo postar algumas questões daquelas que vocês já devem ter respondido 1000 vezes!!!

Entretanto um dia destes vou fazer uma visita a uma loja que há aqui perto, a Aquamagia, e vou apreciar o que há por lá.

Cumprimentos.

Mensagem 06/mar/2015, 09:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Bem vindo Rui!

Na medida do possivel tentaremos ajudar a esclarecer as tuas duvidas.

Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 06/mar/2015, 11:35

rui sendo de oeiras podes tambem passar em alfragide na Aquahobby , tem um serviço muito bom.
ja agora enviei te uma MP

Mensagem 08/mar/2015, 18:40

Obrigado pela sugestão Bruno!
Acabei por ir dar uma volta á pouco a Alfragide e fui visitar a loja! Espectacular! A minha mulher ficou vidrada com os aquários, peixes e corais que havia por lá!
Conversei com o Sr. que la estava (infelizmente não perguntei o nome...), expliquei-lhe tudo o que estava a pensar fazer e pedi conselhos. Foi bastante atencioso e elucidativo, e chegamos á conclusão sobre o tamanho do aqua para o espaço onde o quero (100x50x50=250L), e valores do mesmo com coluna seca, sump e estrutura.

Vou estudar isto tudo, e continuar a aprender aqui pelo forum... tenho muito a ler ainda mas com paciência e calma chegarei a bom porto!!!

Pergunta:

Tecnicamente, nano reef é até que volume aproximadamente? 250 litros ainda se insere nessa categoria certo?

Cumprimentos.

Mensagem 09/mar/2015, 12:11

se foi ontem deves ter falado com o hugo.

normalmente nano é so ate 100 litros.
mas 250 litros ja se insere num bom patamar se tens o espaço. sempre podes depois colocar mais peixes. agora em termos de material ai sim os custos vao começar a aumentar pois o equipamento tem de ser um pouco melhor e para mais litragem.
claro que tambem vai depender do que queiras ter em termos de aquario.

Mensagem 09/mar/2015, 14:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Como muito já o dissera, sê bem vindo.
Toda e qualquer ajude que necessites, estamos cá.

Se foste atendido pelo Hugo, então também estás muito bem servido :)

Vai lendo o máximo que te for possível, não só vais encontrar resposta para as tuas dúvidas, como também te ajudará a saber colocar as próprias questões que tenhas.

abc

Mensagem 09/mar/2015, 15:49

Obrigado mais uma vez.

Actualmente as minha principais duvidas são sobre a compatibilidade entre espécies. Já tenho obviamente alguns preferidos, entre peixes, invertebrados e corais... existe alguma lista para saber a compatibilidade entre eles no mesmo aqua?

Por exemplo... entre os meus preferido encontram-se os seguintes:

- HYMENOCERA ELEGANS
- CALCINUS ELEGANS
- TRIDACNA MAXIMA
- ACANTHURUS LEUCOSTERNON
- AMPHIPRION OCELLARIS
- AMPHIPRION PERCULA BLACK
- CHILOMYCTERUS SCHOEPFI
- PTERAPOGON KAUDERNI
- ECHIDNA NEBULOSA
- PTEROIS VOLITANS

Quanto a corais gosto de vários, não vale a pena estar a enumerar, visualmente tenho preferência pelo Cerianthus que está no meu avatar.

Esta "rapaziada" pode conviver toda no mesmo aqua?? :D

tenho também algumas duvidas sobre o tipo de corais. pelo que ja li, os moles são de trato mais facil. Mas é possível entrar em segurança um ou outro sps/lps??

Agradeço antecipadamente as respostas!

Mensagem 09/mar/2015, 19:22

quando escolhes a especie normalmente la tem um campo de compatibilidade em que abre um quadro e mostra se é ou nao compativel.

Mensagem 10/mar/2015, 10:17

Obrigado Bruno!
Já da para ter uma ideia, e deu para ver que alguns não são mesmo compatíveis...

Mensagem 10/mar/2015, 11:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Rui Bento Escreveu:

- HYMENOCERA ELEGANS - Não, alimenta-se exclusivamente de estrelas do Mar
- CALCINUS ELEGANS - Sim, mas não coloques mais que 1/2
- TRIDACNA MAXIMA - Sim, quando tiveres o aquario muito bem estabilizado (»6 meses)
- ACANTHURUS LEUCOSTERNON - para o teu aquário,[b] Não! Precisa de aquários bem maiores e é muito sensivel[/b]
- AMPHIPRION OCELLARIS - Sim sem problemas
- AMPHIPRION PERCULA BLACK - Sim sem problemas
- PTERAPOGON KAUDERNI - Sim, sem problemas
- ECHIDNA NEBULOSA - Sim, mas com muitas reservas...
- PTEROIS VOLITANS
- Para o teu aquário não, e para iniciantes muito menos. São venenosos...

Os Chilomycterus schoepfi não são faceis e não dão para o teu volume de água, ficam grandes e precisam de muito espaço para nada.

Agradeço antecipadamente as respostas!

Mensagem 10/mar/2015, 11:34

Obrigado pelas dicas Gil!

Isto de ser novidade vamos apenas pela aparência, mas desconfiava que poderiam haver vários problemas em meter essa malta toda junta num mesmo aqua!!!

Estive a pensar que, uma vez que irei investir num aqua com algum volume, se em vez dos 100x50x50 (250L + sump) não seria melhor passar para os 100x60x60 (360L + sump)... provavelmente já poderia escolher uma variedade maior de espécies... e como tenho lido, neste caso, quanto maior, melhor!

Mensagem 10/mar/2015, 12:13

Boas Rui

É uma questão de gosto pessoal e espaço, mas eu não colocaria mais que 50/55 cm de altura (muito mais facil para fazer a manutenção e melhor aproveitamento da iluminação) e iria se possível para um aquário mais largo, por exemplo 100cm comp x 70 larg. x 50 alt. e ficavas com esses 350 litros brutos na mesma.
80 cm de largura também não fica nada mal :)

Mensagem 10/mar/2015, 13:33

rui tudo depende do que queres gastar e do esaço que tens. mas por exemplo 100x70x55

Mensagem 10/mar/2015, 15:29

65 de largura seria o meu máximo. Sendo assim ficaria com 100X65X55.

O que acham? Haverá algum problema com estas medidas tendo em conta o restante equipamento que preciso?

Obrigado.

Mensagem 10/mar/2015, 16:11

Boas Rui

Não.. é tranquilo! Vai é pensando, e de acordo com o enquadramento do aquário no espaço que tens, como e onde vais colocar a coluna seca, etc., é o único entrave que pode existir.

Se o aquário ficar só visível numa das laterais, podes fazer na lateral e assim evitavas a coluna dentro do aquário, o que roupa sempre um bocado de espaço.

Não querendo lateral ou interna, ai já tens que pensar noutras medidas para teres espaço atrás.

Cps

Mensagem 10/mar/2015, 16:27

Obrigado mais uma vez!

Para ser mais fácil explicar fiz um (pobre!) modelo da sala. A entrada é a esquerda, varanda á direita e meti a direcção da luz solar. Supostamente é a frente e 2 laterais que vão ficar visíveis. (Desculpem-me a pobreza do desenho!!)

Imagem

Sendo assim a coluna seca ficaria melhor lá atrás ao centro??

Mensagem 10/mar/2015, 16:50

Boas

Assim sendo eu iria para uma destas 3 opções:
- Fazes a coluna seca interna num dos cantos atrás (podes fazer ao centro, mas pessoalmente não gosto de vêr) com a passagem das tubagens por dentro do móvel
- Fazes a coluna seca externa atrás mas senão quiseres perder os 60 cm de largura tens que chegar o aquário no minimo uns 10 cm para frente.
- Podes tapar a lateral contrária á entrada , já que tens la um aparador, e fazer o móvel com 1,10 por exemplo e fazes a coluna seca apoiada no móvel com a tubagem a passar dentro do móvel também (que podes forrar com papel autocolante para não se vêr nada da coluna)

Eu pessoalmente preferia qualquer uma delas a cortar na largura do aquário :) Com um aparador e um móvel de TV como vizinhos, vais ter que fazer isso com bastante cuidado e pormenor, quer pelos salpicos etc, quer pela humidade e o barulho.

Próximo

Voltar para Novo no hobby