Muito obrigado pelas vossas contribuições!
@César: o Sixline fica para qq dia
@Marco: vou ler atentamente
Já agora digam-me lá a vossa opinião sobre as TPAs. Eu tenho feito feito TPAs religiosamente de 10% semanalmente - uso o TMC bioactif com a água de osmose. O que eu tenho achado é que sempre após cada TPA os corais ressentem-se, ficam fechados, murchos e só voltam a todo o seu esplendor uns bons 2 dias depois. O que é algo que me aborrece um pouco... parece que está tudo bem e eu vou destabilizar a coisa a parar bombas e afins. As TPAs eu faço-as semanalmente pq será "boa prática" apesar de eu olhar para os corais todos com bom aspecto. Ultimamente dou por mim a olhar para o aquário, exactamente antes de ir trocar água e a pensar pq raio é q eu vou fazer isto outra vez se eles ficam com tão mau aspecto a seguir...
Portanto.. eu devo estar a fazer qq coisa de errado pq isto não faz absolutamente sentido nenhum.
O método que utilizo é:
- Coloco a água de osmose num reservatório para o efeito, adiciono o sal e deixo estar a misturar com a ajuda de uma bomba. O sal dilui-se em cerca de 15 minutos, mas deixo sempre ficar a misturar cerca de 2 horas - nunca mais que isso. Já li que uma boa prática é deixar de um dia para o outro...
- Páro escumador, reposição, bomba de retorno. A circulação deixo ficar. A água é smp retirada e reposta na Sump. Por vezes aspiro o fundo do aquário - tubo para o filter bag. Por vezes aspiro a Sump. Não me preocupo com a temperatura desta água de reposição, apenas com a densidade (no meu caso ronda os 1.025/26).
- Troco o filter bag e limpo o copo do escumador.
- De seguida uso uma bomba para colocar a água nova dentro da Sump. Ligo bomba de retorno, escumador e pronto.
Um dia depois ainda vejo bolhas com fartura dentro do aquário, os corais meio abertos meio fechados e parece que têm de ser ambientar outra vez a uma qq alteração que tenha feito.
Já li que há pessoal que não liga o escumador uns bons 2 dias após TPAs por causa do sal novo..
Gostaria de ter algum feedback vosso sobre isto pois é algo que me aborrece um pouco. Esta semana (e mesmo por eu achar que as TPAs destabilizam-me o aquário todo), esperei 2 semanas até fazer a TPA.
Os valores do aquário medidos ontem são:
PH: 8.2
KH:9
NO2:0
NH4:0
PO4:0 (não confio mto)
NO3: 10
Ca: 440
Mg: 1320
Temp: 26º
Dens: 1.026
Adiciono sempre Kalk na água de reposição - nunca mais tive problemas de flutuações de KH.
Ao fim das 2 semanas sem TPAs a unica alteração que notei foram os nitratos que subiram aos 20. Normalmente rondam os 10 / 15. O aquário ainda tem 3 meses portanto ainda é muito recente.
Portanto.. será que posso fazer algo de diferente para não perturbar tt o ecossistema??

Isto não vos acontece? Fazem as TPAs de forma diferente do que eu?
Obrigado!
PG