Bons dias a todos!
Update:
- Aquário com 3 meses de idade
- Lista de Vivos:
Peixes & Invertebrados:
Salarias Ramosus x 1
Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris) x 2
Strombus x 1
Trochus Histrio (turbos) x 4
Nassarius Snail x 4
Sand Sifting Sea Star (Astropecten polycanthus) x 1
Scutus sp (lesma que vinha com a Rocha Viva) x 1
Peppermint Shrimp (Lysmata wurdemanni) x 4
Blood Red Fire Shrimp (Lysmata debelius) x 2
Scarlet Skunk Cleaner Shrimp (Lysmata amboinensis) x 1
Maxima Clam x 1
Corais:
White Pom Pom Xenia sp
Sarcophyton sp
Euphyllia parancora
Bullseye Rhodactis Mushroom (azul e roxo)
Sinularia sp
Zoanthus sp (verde e laranja)
Euphyllia glabrescens
Montipora digitata (vermelha) - (nem por isso já...)
Turbinaria
Zoanthus sp (lilás e rosa)
Actinodiscus sp (vermelho)
Trumpet Coral (Caulastrea curvata) - Metalic Green
Frogspawn Coral, Thin Branched (Euphyllia paradivisa)
Duncanopsammia axifuga (Duncan Coral)
Tooth Coral (Galaxea spp.)
Starburst Polyp (Briareum sp.)
Heteroxenia Polyp, Aquacultured (Heteroxenia sp.)
Hammer Coral, Branching (Euphyllia ancora)
Sarcophyton
Zoanthus sp (tricolor)
Torch Coral (Euphyllia glabrescens) verde
Parazoanthus (Colony Polyp Yellow)
Green Fluorescent Mushroom
Trikentrion flabelliforme (esponja)
Torch Coral (Euphyllia glabrescens) Green/Yellow
Flower Pot Coral (Goniopora sp.)
Colony Polyp, Orange/Green (Zoanthus sp.)
Os valores têm andado bem com a excepção dos nitratos que rondam normalmente os 15ppm. Somente doseio Kalk na água de reposição. Em termos de peixes/invertebrados não tive ainda nenhum problema todos andam de boa saúde. Em relação a corais tive o pequeno frag de montipora digitata que branqueou. Se bem que numa das pontas noto pequenas pontinhas a rebentar - suponho que seja sinal de crescimento. Se calhar a melhor coisa a fazer é cortá-lo, e deixar estar para ver o que acontece... Ainda não o retirei do aquário. Uma das minhas Xénias foi-se abaixo - nunca entendi a razão pela qual isto aconteceu (a outra Xénia continua linda). Já li várias vezes que pode acontecer de um momento para o outro e nunca se chega a entender muito bem a razão pela qual isto acontece. Estou a deixá-la sossegada para ver se ela recupera (parece que elas do nada arrebitam)
E.. a spider sponge - a cena mais complicada que lá tenho e uma compra por impulso! Sofre do problemas de todas estas esponjas em aquários não preparados para elas - a esponja pp dita começa a branquear. Já li imenso sobre isso e aparentemente esta é uma situaçao recorrente e o aconselhado é cortar estas partes brancas - foi o que fiz. Uma das minhas Euphyllias (a sacaninha da torch) esticou-se até ao duncan e estava a queimar-lhe uma das cabeças. Alterei a posição dela - sacaninha agressiva!
De resto anda tudo razoavelmente bem. Fiz uma pequena alteração de layout para ter mais espaço e pq visualmente é mais agradável a partir do ponto onde me sento no sofá.
Algumas imagens tiradas com o telefone ontem:

Obrigado pela ajuda que me têm dado nesta aventura!

Pedro Gama