Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo no hobby aquário 1250 litros

Novo no hobby aquário 1250 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
acredita que é mesmo amigo ... penso que se deres uma vista de olhos pelos tópicos do pessoal toda a gente faz o ciclo com tudo montado ... e principalmente com rocha , areão etc etc ... se não para isso , bastava apanhares agua do mar que ja está ciclada ... o que o ciclo te vai fazer é permitir a microvida se fixar na rocha e no areão , se essas duas coisa não tiverem lá , ela nao se fixa , nao coloniza a rocha ...

Abraço e faz as coisas com calma e com atenção amigo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Bom dia, não quero que leves a mal com o que te vou dizer, mas a culpa não é só tua, é também de muitos membros responsáveis que por aqui andam.

1º- Se não tivesses a dimensão de projecto que tens, já terias sido chamado à realidade "fortemente", parece-me que a malta deixou-se hipnotizar pelo teu projecto, fugindo eles também à responsabilidade de te alertar e se for o caso deixar de "ajudar" mais.

2º - Para montar um sistema desse tamanho, já devias saber tudo na ponta da língua versus a fase em que te encontras na montagem do aquário, bem sei que o dinheiro é teu e o mau investimento que possas fazer apenas a ti te diz respeito, mas acho que vais errar muitas vezes até desistires ou acertares, pensa que são seres vivos que vais lidar, todos nós já "matá-mos" peixes e corais, mas pelo menos acho que devias saber o que estas a fazer.

3º - A ajuda que te podemos dar neste momento é não responder facilmente às tuas questões e dizer-te para procurares ler muito e muito e muito, ver tópicos com litragens similares à tua, veres o material que pessoal usa, as dificuldades ultrapassadas, perceber bem o ciclo, e depois disto expores as tuas duvidas com base no que apreendeste.

4º - Mais uma vez e para tua alerta, lendo o teu tópico, parecia-me que tinhas tudo para correr bem, mas acho que tudo vai resultar mal, para que daqui as uns tempos não seja eu a ter razão, por favor faz uma reflexão, lê, estrutura um plano de aquisições nomeadamente a equipamento e tipo reef que queres manter, para depois iniciares um ciclo como deve e merece ser.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Parece que afinal eu estava errado e existe membros atentos, abraços a todos.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo Tiago, tenho acompanhado este topico e nao tenho dito nada ou quase nada porque nao sei porque isto parece me um topico para o desastre... Para mim uma pessoa que vai pela ideia de um e de outro nunca consegue fazer nada... A dimensão do projecto nao assusta o que assusta é como disseste a falta de conhecimento e pelo que me parece vontade de o "adquirir" ... O joaquim tentou ajudar e a resposta foi.. Nao tenho a certeza do diâmetro do tubo e a distância ai 6 metros... Ou seja nada em concreto...

Amigo.. Tenta encaixar essas ideias na cabeça, e estudar bem antes de ires avançar mais para uma coisas que depois nao vai ser o que queres....

Abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Tudo bem acredito que não é fácil ajudar mas dizem me uma coisa depois eu venho perguntar e dizem para não o fazer .. Eu vou ler p tópico para iniciante

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Viva

Acredita que o topico para iniciantes esta correto, estão ali muitas horas de reefing resumidas pelo autor do topico.

Mais vale esperares 1a semana 1 mes e iniciares o ciclo com todos os equipamentos definidos e adquiridos bem feitinho, do que andares a adicionares as coisas, umas atras das outras e nunca mais é sabado como se costuma dizer....

abc

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Dizem-te uma coisa???

Não sei se já reparaste mas tudo o que te "dizem" é contestado por membros com anos disto aqui no fórum ...

Se calhar eu pensava era deixar de ouvir as pessoas que "dizem" e pronto ...

Desde o primeiro post que te digo para leres ... Mas parece-me que o recusas a fazer.

Se o fizesses dificilmente virias para aqui perguntar o que é preciso para fazer o ciclo. Posso desde já dizer-te que não saberes isto na ponta da língua e o princípio ideal para o desastre.

Toda a gente aqui está disposta a ajudar ... Mas sinceramente para montar um aquário já bastou o meu.

Não leves a mal. Só queremos que tenhas um aquário de muito sucesso e não tenhas dissabores.

Quanto à "curva de ren" da bomba o que o Joaquim está a dizer é que tens de olhar para a curva de rendimento da bomba para perceberes o que precisas.

Avalias o caudal final que queres e dimensionas a bomba para isso.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Olá espero que este projecto esteja a correr bem. È um aquário de grande dimensão e com muito potencial.

Mas vou ser sincero contigo devias ter lido muito primeiro antes de te atirares de cabeça para algo do genero saberes o custo do material e da manutenção de algo assim. Digo isto porque quem acha que 700 euros por uma calha de led XPTO é caro está mesmo completamente fora do tema. Manter um aquário desse tamanho sai caro. Não estpou a dizer que não o podes fazer mas parece-me desisformado e com muito pouca pesquisa feita.

A iluminação e sinculação depende do que queres manter mas se fosse a ti apostava em moles e algo mais basico e por onde todos começam eu proprio o fiz, e para adquirir conhecimento basico e dar umas calinadas serve na perfeição.

Para moles não precisas de muita circulação e portanto apostava no minimo em 10 - 15 vezes a litragem do aquario por hora não axo necessário mais mas como em tudo na vida tens de pesquisar e ver, porque eu vou ter a minha opinião o Luis vai ter outra, o Zé outra e o Manel idem.

No retorno apostava em algo com 5x a litragem do aquario por hora mas mais uma vez as opiniões divergem a quem conjugue isso com os escomadores a quem nao conjugue a quem tenha mais e menos e sempre uma pesuisa e uma opção propria que tens de ser tu a fazer. Nós aqui podemos dizer o que usamos ou dar uma opinião do que a nosso ver e melhor mas isso diverge de pessoa para pessoa.

Agora se fores para SPS os corais mais exigentes esqueces isto tudo abres os cordoes a bolsa e pesquisar muito porque tens bem mais coisas que para saber e onde gastar euros. Eu deixava isso para depois.

Lê bem o que e o ciclo do azoto porque sem isso nao te consegues iniciar neste mundo seja num salgado , num doce ou com um peixe de agua fria num globo. faz essa pesquisa porque é do teu interesse. E é mesmo uma coisa que nao muda com a opinião pessoal de cada um.

Tás muito verde no assunto e quem já não o esteve mas a coisas basicas que temos de ser nos que nos estamos a apaixonar neste hobby a ler e a reler tudo e mais alguma coisa.

Não estejas sempre a perguntar por material de todo que nao é isso que faz um reef a material que ajuda mas se axas caro uma calha de 700euros certamente um escumador de 2000euros tambem o é.

Foca-te no essencial. Neste hobby estas sempre a aprender , há sempre novos metodos. Não confies em tudo o que te dizem faz a tua pesquisa tira as tuas conclusões se ficam duvidas pergunta , mas não podes e perguntar sempre tudo.Como o Rui disse ele já fez o aquário dele e ccertamente perdeu muito tempo de pesquisa a escolher equipamentos a decidir o que ia manter etc etc. terás de fazer o mesmo. Mas tens de saber pelo menos por ti o mais básico.

Bom projecto e boas pesquisas

Cumprimentos,

O projecto vai correr bem que eu sei sei que tem razão tenho lido muito pouco ou o que tenho lido provavelmente não é interessante para o início com calma irei lá chegar vamos aprendendo com os erros chegada de algum material ImagemImagemImagemImagemImagemImagem ImagemImagem
Abraco

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
O material tem um optimo aspecto muito bem executado. ;) Boa continuação e vai lendo.

Obrigado Hugo aos poucos e com calma vai indo sim tenho mesmo que ler não tenho outra solução de quero as coisa bem feitas

ImagemImagemImagemhttps://vimeo.com/154220345

Boas,

Só um pequeno conselho ...

Prende esse tubo azul. Já nem consigo contar as vezes que ele me saiu de dentro do depósito e depois água por todo o lado!

Abraços,
Rui

Só capaz de o cortar e meter fico no topo, o que vocês fazem a água descartada que vem do tubo preto?
Estava a pensar fazer uma ligação e levar o tubo até um Bidon e depois reaproveita lá para ser filtrada novamente ou para consumo..

Boas,

Martim oliveira Escreveu:
Só capaz de o cortar e meter fico no topo, o que vocês fazem a água descartada que vem do tubo preto?
Estava a pensar fazer uma ligação e levar o tubo até um Bidon e depois reaproveita lá para ser filtrada novamente ou para consumo..

filtrada novamente não!
Para consumo muito menos.

Pode usá-la para rega, encher autoclismos, etc ...

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
É muito boa para lavar carros, por não tem calcário e não mancha, utilizei muitas vezes, e num carro preto como o meu notava-se bem. :)
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Não uso rega em casa vivo num prédio resto chão com quintal.. Mas se a água que é descartada e filtrada e nós bebemos água da canalização que já trás aquelas porcarias que eles metem porque não beber se já foi filtrada antes ? Não deveria ter menos resíduos do que a da rede?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Não uso rega em casa vivo num prédio resto chão com quintal.. Mas se a água que é descartada e filtrada e nós bebemos água da canalização que já trás aquelas porcarias que eles metem porque não beber se já foi filtrada antes ? Não deveria ter menos resíduos do que a da rede?

Boas,

O amigo já leu como funciona um filtro de osmose ?

O mesmo tem duas saídas, uma para agua boa a que vai para o aquário e outro para a agua que não presta não é consumível, está carregada de metais, resíduos etc a não ser para outros fins que vários membros já mencionaram no tópico.

A agua da rede é tratada para nos a consumirmos não para aquários.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

Carlos Ferreira Escreveu:

Boas,

O amigo já leu como funciona um filtro de osmose ?

O mesmo tem duas saídas, uma para agua boa a que vai para o aquário e outro para a agua que não presta não é consumível, está carregada de metais, resíduos etc a não ser para outros fins que vários membros já mencionaram no tópico.

A agua da rede é tratada para nos a consumirmos não para aquários.

Desculpem lá, mas não vamos "extremar", a água má que sai da osmose, continua a ser água potável, apenas vai ter uma maior quantidade de sais, metais etc concentrados por litro.
Pois a água ao passar na osmose não sofre nenhum processo químico, apenas e filtrada a um nível de pureza extrema.
Logo a água restante vai ter uma quantidade de sais e metais mais elevada por litro.
Tal como a água boa da osmose não deve ser bebida de modo continuo por crianças, pois falta lhe os sais necessários ao crescimento das crianças.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Olá,

Deixo-te aqui um link para vários vídeos com a montagem de um aquário passo a passo e que é muito fácil de seguir. Naturalmente alguns deles já não são necessários dado que já tens algum do material, no entanto aconselhava-te a veres todos eles pois irá dar-te alguma bagagem que não tens por ainda não teres dedicado muito tempo à leitura / pesquisa, algo fundamental neste hobby.

https://www.youtube.com/watch?v=fKEXNIh ... mFb9XU0ffC

Relativamente à osmose não vale a pena inventar, água filtrada usas para água de reposição e para fazeres água salinada e a sobrante vai para rega, sanitas ou lavagem do carro ( esta última não sabia ). Além da osmose tens de ter um medidor de TDS calibrado, que pode ser de caneta ( mais barato ) ou um in-line que te dá os TDSs à entrada do filtro e à saída do mesmo e que podes usar para aferir do estado da osmose.
Dependendo da água da rede da tua zona pode ser necessário, para teres maior pureza da água, um estágio com resinas para teres à saída do filtro de osmose TDS de 0.
Lê muito, vê os videos e mesmo assim já sabes que todos nós vamos cometendo erros, mas quanto mais informação dispuseres menos erros irás cometer, sobrando mais $$$ para corais, peixes e equipamento :).

Boa sorte,
António
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby