Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um....

Mais um....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 02/ago/2013, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pedro

Tenho uma duvida, em termos de saúde do sistema, é preferível 4x54W ou 6x39W?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 03/ago/2013, 01:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
o comprimento é 1.20? mínimo 6*54 para sps ;) 39w e muito curto em 1.20m

Mensagem 03/ago/2013, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Osvaldo, neste tipo de hobby, na minha opinião mais vale optar por material de qualidade pois o barato sai caro. Já tive várias bombas da sunsun e resun, inclusive as que tencionas usar e posso-te dizer que depois de 6 meses com uma tunze 6045 e com uma sunsun 5000lt/h a sunsun dá muito menos fluxo e sem falar dos problemas que dão, bloquear a turbina, rodar para trás... Penso que mais vale investires em bombas de jeito.

Não digo que não as uses mas a longo prazo aconselho a mudar.

Mensagem 04/ago/2013, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
João Seguro Escreveu:
Osvaldo, neste tipo de hobby, na minha opinião mais vale optar por material de qualidade pois o barato sai caro. Já tive várias bombas da sunsun e resun, inclusive as que tencionas usar e posso-te dizer que depois de 6 meses com uma tunze 6045 e com uma sunsun 5000lt/h a sunsun dá muito menos fluxo e sem falar dos problemas que dão, bloquear a turbina, rodar para trás... Penso que mais vale investires em bombas de jeito.

Não digo que não as uses mas a longo prazo aconselho a mudar.



concordo plenamente, também já tive esse tipo de exprencias no meu aquario anterior ;)

Mensagem 04/ago/2013, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Muito obrigado pelas dicas Pedro e João. Vou ter de analisar muito bem antes de comprar então.. Talvez seja preferível comprar uma boa para iniciar o ciclo e depois comprar outra boa, do que comprar 2 fracas e estar a trocar passados uns meses. Isto para quem não tem material nenhum é um estouro para se "lançar"! :((

Outras perguntas... Estava a pensar em encher o aquário com água natural, mas surgiram umas questões:

- Já me disseram que não convém enche-lo todo com água natural.... Meter tipo meio natural e meio água com sal, é verdade? Haverá algum problema em meter todo natural?

- Estava a pensar em fazer 50 litros de TPA's semanais... Mas não sei se é preferível (prático/económico) fazer com água natural ou osmose mais sal! Para quanto tempo me daria uma caixa de Red Sea de 22 kg? Pelo que vi ainda é um belo de um estouro e se não houvesse nenhuma desvantagem talvez fosse melhor ir buscar água para fazer a TPA.

- Já me disseram que a Granja é um bom sítio para ir buscar água, não há nenhum local igualmente/"semelhantemente" bom para os lados de Matosinhos/Leça?

Grande abraço e desculpem a "lavagem"..... :-@
Osvaldo Costa

Mensagem 04/ago/2013, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Osvaldo Costa Escreveu:
- Já me disseram que a Granja é um bom sítio para ir buscar água, não há nenhum local igualmente/"semelhantemente" bom para os lados de Matosinhos/Leça?


Eu moro no Porto próximo de Matosinhos e Leça. Seria porreiro um pessoal combinar para ir buscar água. Pessoalmente não tenho bomba de água então teria de ser à mão.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/ago/2013, 21:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Para mim isso é perfeito! :-bd

Eu moro em Matosinhos e sinceramente não me agrada nada a ideia de ter de andar constantemente a desperdiçar água com a osmose e dinheiro no sal.. Assim fico com a osmose só para reposição. Dá mais trabalho ir buscar água, mas compensa no desperdício que se "poupa" de água e de dinheiro. A minha questão é se o facto de usar água natural traz desvantagem para o sistema?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 04/ago/2013, 23:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Osvaldo Costa Escreveu:
Já me disseram que não convém enche-lo todo com água natural.... Meter tipo meio natural e meio água com sal, é verdade? Haverá algum problema em meter todo natural?

- Estava a pensar em fazer 50 litros de TPA's semanais... Mas não sei se é preferível (prático/económico) fazer com água natural ou osmose mais sal! Para quanto tempo me daria uma caixa de Red Sea de 22 kg? Pelo que vi ainda é um belo de um estouro e se não houvesse nenhuma desvantagem talvez fosse melhor ir buscar água para fazer a TPA.

- Já me disseram que a Granja é um bom sítio para ir buscar água, não há nenhum local igualmente/"semelhantemente" bom para os lados de Matosinhos/Leça?

Grande abraço e desculpem a "lavagem"..... :-@


Epá ... quem é que te disse isso?
Espero que ninguém que venda sal ....

Enche todo com água do mar que é o melhor que podes fazer.

TPA inicialmente de 10% semanal e sim podes fazê-lo com água natural. O sistema, corais e mais agradecem ...

Olha lá a extensão de pólipos depois de uma TPA com água natural ....
Imagem

Sítio bom para a apanha é ericeira. Deve é ser um pouco longe para ti ... =)) =)) =))

Abraços,
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/ago/2013, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Rui. Duvida esclarecida... Vou encher o aquário e fazer TPA´s com agua natural! (Nem preciso de comprar sal para nada, correcto?)

Pois, Ericeira é um "pouco" longe! =)) Aproveitava leva a prancha e ainda me divertia um bocado.

Estive a pensar como haveria de fazer a coluna seca e surgiram MAIS duvidas :-w :

- Que tamanho deverá ter a coluna seca (Comprimento e largura)?

- Quantos furos (para adoptar o método do Bean Animal) e respectivos diâmetros? (Rui, 3 furos são suficientes, não são? Todos de 2,5 cm chega?)

- Em relação à altura a quantos cm abaixo do nível máximo deve estar o pente?

- Colocar a coluna seca centrada no aquário é a melhor forma?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 05/ago/2013, 21:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Osvaldo Costa Escreveu:
Obrigado Rui. Duvida esclarecida... Vou encher o aquário e fazer TPA´s com agua natural! (Nem preciso de comprar sal para nada, correcto?)

Pois, Ericeira é um "pouco" longe! =)) Aproveitava leva a prancha e ainda me divertia um bocado.

Estive a pensar como haveria de fazer a coluna seca e surgiram MAIS duvidas :-w :

- Que tamanho deverá ter a coluna seca (Comprimento e largura)? o ideal deve ser poderes por uma mao la dentro...

- Quantos furos (para adoptar o método do Bean Animal) e respectivos diâmetros? (Rui, 3 furos são suficientes, não são? Todos de 2,5 cm chega?) 'e melhor falares com o rui gaspar ;)

- Em relação à altura a quantos cm abaixo do nível máximo deve estar o pente? 1cm no minimo mas mete a 2

- Colocar a coluna seca centrada no aquário é a melhor forma? podes por num canto depende da estetica que quiseres, ha pessoas que defendem que no centro tira mais gordura de cima da agua, eu tenho num canto e nao me p[osso queixar pois a bomba de ciruculacao retira tudo ;)

Abraço

Mensagem 06/ago/2013, 13:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Osvaldo Costa Escreveu:
Obrigado Rui. Duvida esclarecida... Vou encher o aquário e fazer TPA´s com agua natural! (Nem preciso de comprar sal para nada, correcto?)

Pois, Ericeira é um "pouco" longe! =)) Aproveitava leva a prancha e ainda me divertia um bocado.

Estive a pensar como haveria de fazer a coluna seca e surgiram MAIS duvidas :-w :

- Que tamanho deverá ter a coluna seca (Comprimento e largura)?

- Quantos furos (para adoptar o método do Bean Animal) e respectivos diâmetros? (Rui, 3 furos são suficientes, não são? Todos de 2,5 cm chega?)

- Em relação à altura a quantos cm abaixo do nível máximo deve estar o pente?

- Colocar a coluna seca centrada no aquário é a melhor forma?

Abraço


Epá convém ter sempre um saquito de Sal para uma TPA de emergência não vá o mar não estar em condições ou não te apetecer ir ...

Largura o suficiente para poderes apertar os passa-muros, comprimento quanto maior fôr mais superficie de captação tens e de altura se fizeres externa no mínimo uns 20cm

eu tenho o meu pente 5cm abaixo da superfície

Se fôr dentro, sim centrada é melhor.

3 furos chegam para o bean animal simplificado. dois de descarga e um de retorno.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/ago/2013, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Rui

Em relação aos furos estou a pensar em fazer 40 mm na queda, 32 mm no ladrão e 25 mm no retorno.

Vou comprar um saquito de sal então, mas também pretendo ter sempre água natural de reserva! :ymsmug:

Vou ter de medir o maior passa-muros para ver quanto vou colocar de largura.. Comprimento talvez 11 cm, não? (32+40+25=97 mm)

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 06/ago/2013, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

No mínimo 15 por causa dos espaços entre as tubagens.

O problema não é o furo, é o passa muros que tem sempre mais do que os 40 / 32 / 25.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 06/ago/2013, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Então talvez faça uma coluna seca com 15 cm (C) x 5* cm (L), interna, ao meio e com o pente 5 cm abaixo da altura limite do aquário, não?

* - Uma coisa que também já me lembrei é que os furos não podem ser feitos encostados ao vidro de trás porque a estrutura metálica vai passar em baixo.. Têm de ser um bocado chegados à frente! #-o Isto vai ocupar um espaço do aquário..... :-w

Obrigado e abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 06/ago/2013, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Osvaldo,

Eu tenho uma coluna de 15 por 12,5 e não perdi espaço no aquário.

Os tubos da estrutura devem ter para ai 40mm, é revestida a madeira?

Dá uma olhadela no meu topico do projecto.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 06/ago/2013, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Já vi! :-bd O teu e a maior parte do tópicos. E praticamente todos lidos do inicio ao fim..

Deixa-me, já agora, que te diga que gabo a tua paciência e perfeccionismo.

Relativamente à madeira, vai ter, mas nada que se compare com o teu móvel.. :-o Estou a pensar em comprar madeira no AKI, colá-las a estrutura (a trás e dos lados) e colar por dentro aquela espuma isoladora. À frente, colar imans nas placas de madeira para ter acesso à maquinaria. Algo muito simples, só mesmo para esconder os equipamentos e minimizar (ainda mais) o barulho!

Também estou a pensar fazer uma "tampa", aberta em cima, só para esconder a calha de iluminação e direccionar a luz para dentro do aquário. Para cortar a luz de esguelha. B-)

Viável?!

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 06/ago/2013, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Viavel é...

Mas escolhe uma madeira melhor... :-ss :-ss :-ss

Mensagem 06/ago/2013, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Achas que é necessário? A madeira é mesmo só para tapar a estrutura de ferro! Não precisa de ser grande pistola, pois não? Se for necessário, numa fase posterior, troco. Inicialmente é só para não ficar com as coisas à vista.

Mas que madeira sugerias?

Abraço :-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 06/ago/2013, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
atenca ha distancia de seguranca entre furos e entre arestas do vidro, se colocares os furos muito proximo da aresta ao apertar os passa muros ou a furar o vidro vai partir fica o aviso... tem de haver uma distancia de seguranca para as arestas, e quanto mais fino for o vidro mais distacia tem de ter....

Mensagem 06/ago/2013, 20:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado pela dica Pedro! :-bd

Quanto aconselharias de "distância de segurança"?

Abraço
Osvaldo Costa

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron