Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um....

Mais um....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 06/ago/2013, 20:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Já agora, é possível ligar todas as fichas do aquário a apenas 1 tomada, com triplas? :-??
Osvaldo Costa

Mensagem 06/ago/2013, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Tipo de madeira... ora bem... eu sou suspeito, mas tenho sempre preferencia por hidrofogo ou contraplacado marítimo.

Epah... em relação as tomadas isso é um pouco subjectivo... mas... acho melhor fazeres uma pequena separação, só pela questão de segurança.

Assim de repente se for um dijuntor de 16 amperes só para o aquário parece-me bem, mas se for um dijuntor de 16 amperes para aquário, sala, bla bla bla... já não é nada bom/seguro (minha opinião).

1 Abraço,
Armand

Mensagem 06/ago/2013, 22:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Osvaldo Costa Escreveu:
Obrigado pela dica Pedro! :-bd

Quanto aconselharias de "distância de segurança"?

Abraço


Se não me engano a distência de segurança são 5cm mas tens que confirmar. posso ver a que distância estão os meus.

Quanto à madeira depende do trabalho que queres ter com ela. Se não quiseres ter muito trabalho de preparação da madeira então é como diz o Armando. Se queres ter o trabalho de dar cola branca diluida nas juntas e topos, primário, lixar, mais primário, lixar, tinta, lixar, tinta, lixar, tinta e lixar então ficas com um acabamento perfeito e a madeira pode ser qq uma. Até MDF normal ou pinho.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2013, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
a distancia são 5 6 cm entre eles, mas da aresta ou seja onde acaba o vidro a distancia mínima de segurança são 10cm em cada aresta, há pessoas que furam com menos mas fica muito menos resistente e quanto menor for a espessura do vidro pior, o problema é que depois ao apertar os passa muros pode partir.....

os vidraceiros aconselham isso alguns so furam assim, outros se pedires furam com menos distancia... eu aconselho 10 entre arestas e 4cm entre buracos.

em vez de triplas compra daquelas com 6 tomadas, madeira contraplacado marítimo na base, e a outra madeira depende do teu bolso mas podes por painéis de melamina colado com silicone há estrutura

Mensagem 07/ago/2013, 16:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado a todos

Já pedi orçamentos a alguns carpinteiros e hoje ainda devo ir ao Aki para ver qual o melhor preço e qual a madeira (mediante os preços). Não faço a menor ideia quanto é que custam mas, nesta fase, não pretendia gastar muito dinheiro em madeira. Estou à espera para ver o que os carpinteiros me dizes, mas talvez não seja uma boa fase do ano... B-)

Em relação às medidas de segurança isso vai ser impossível de respeitar. Eu já tenho um aquário pequeno e se me puser a deixar uma margem enorme para tudo perco imenso espaço, fico com uma coluna seca enorme e um aquário muito pouco estético. No que vi nos outros tópicos as colunas secas da maior parte dos membros são bastante pequenas em relação a estas medidas de margens. Das duas uma, ou a maior parte não respeita estas medidas ou então as dimensões nas fotos enganam muito. @-)

Abraço e obrigado
Osvaldo Costa

Mensagem 07/ago/2013, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
se nao respeitares as medidas o que te pode acontecer 'e estares a apertar um passa muros e estalares o vidro....

qual a espessura do vidro que vais colocar ?

atencao que ha vidraceiros que nem furam os vidros se nao respeitares as medidas porque nao se sujeitam a partir os vidros, mas se queres arriscar....

Mensagem 07/ago/2013, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Isso não seria nada bom..... ~x(

Achas que 10 por 15 para ter furos (25, 32, 40) não é suficiente?

Isto tem muito que se lhe diga!

12 acho eu. Tenho de falar com o rapaz que o vai montar.

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 08/ago/2013, 00:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Osvaldo Costa Escreveu:
Isso não seria nada bom..... ~x(

Achas que 10 por 15 para ter furos (25, 32, 40) não é suficiente?

Isto tem muito que se lhe diga!

12 acho eu. Tenho de falar com o rapaz que o vai montar.

Abraço


15 cm de comprimento ? so nos furos tens 10cm praticamente ficas com 5cm que sobram.... ou seja tinhas que deixar da aresta a 5cm o que não é seguro e os furos tinhas que ficar todos colados uns aos outros, o que também não e possível....

faz um esboço, ve a espessura do vidro correcta e as medidas que queres e posta aqui

Mensagem 08/ago/2013, 08:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Para fazeres os 3 furos, atendendo as medidas do teu aquário... porque não fazes um retorno de 20 e as descargas ambas com 25? É como o Rui tem e olha que não fica nada mal.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/ago/2013, 09:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Para fazeres os 3 furos, atendendo as medidas do teu aquário... porque não fazes um retorno de 20 e as descargas ambas com 25? É como o Rui tem e olha que não fica nada mal.

1 Abraço,
Armando


Boas.
Tenho tudo a 25 e se implementado o bean animal, consigo lidar com 5000l/h de descarga na boa ...
Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/ago/2013, 21:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Boas, obrigado pela ajuda!!

Então eu com uma 3000 l/h não terei problemas nenhuns em por um furo de 20 mm, pois não?

E sempre são furos mais pequenos = a uma coluna seca mais pequena!

Já agora, que medidas tens na coluna seca Rui? É impressão minha ou é toda a largura?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 08/ago/2013, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Yap,

É a largura toda =)

Mas não faças a coluna seca muito pequena, depois nao consegues meter la a mao para apertar os tubos e limpar..

Mensagem 08/ago/2013, 23:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Osvaldo Costa Escreveu:
Boas, obrigado pela ajuda!!

Então eu com uma 3000 l/h não terei problemas nenhuns em por um furo de 20 mm, pois não?

E sempre são furos mais pequenos = a uma coluna seca mais pequena!

Já agora, que medidas tens na coluna seca Rui? É impressão minha ou é toda a largura?

Abraço


20 é pouco. o passamuros de 25 por dentro é 20 por isso é melhor fazeres 25mm

A toda a largura!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/ago/2013, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Vou fazer os 3 furos a 25 mm então! Agora só me resta estudar a melhor maneira de os fazer e onde.. :-w

Está quase.....

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 09/ago/2013, 11:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Osvaldo Costa Escreveu:
Vou fazer os 3 furos a 25 mm então! Agora só me resta estudar a melhor maneira de os fazer e onde.. :-w

Está quase.....

Abraço


Boas,

Se não queres perder espaço de layout .... então no vidro de trás em cima com uma caixa tipo AquaX in-Out.
Fala com o Rui Melo da Vidro Moldura que sei que ele tem montado aquários assim com sucesso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/ago/2013, 18:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Boas

Obrigado pela sugestão, mas vou mesmo optar por coluna seca com Bean Animal.. :-bd

Só me resta escolher o melhor sitio para fazer a coluna, se ao meio se encostada à esquerda! Talvez vá mesmo para o meio..

Outra coisa, normalmente as estruturas são a que altura? 90?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 09/ago/2013, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Estruturas vai ao gosto de cada um, eu tenho 100cm, há malta que coloca a 80, outros a 90... é gosto pessoal.

Sinceramente não gosto de estar de pé e ter de baixar os joelhos para olhar o centro do aquário... mas lá está... é gosto pessoal ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 09/ago/2013, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
tb tenho a 100 cm um metro, ou faz coluna seca externa para nao perderes espaco........

Mensagem 09/ago/2013, 22:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sempre tive os meus móveis a 90cm

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/ago/2013, 01:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Para mim depende aquas de 50 cm de altura estrutura de 90/100 aquas de 60cm de altura estrutura de 80 ... a minha ideia é que se tens que ir buscar um banco para mexer no fundo do aqua acabas por te desmazelar .. ou seja vez um ponta de coral caido ou outra coisa qualquer e se tiveres que ir buscar um banco para la chegar pensas vou mais logo , esse mais logo passa para amanha o amanha para depois ... para mim tenho que conseguir chegar ao fundo do aqua , mas como foi dito , sao gostos e pancadas :) :)

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron