Diogo Rocha Escreveu:
Eu já falei com o Sr. Carlos e ele disse para primeiro fazer os testes e depois tirar conclusões. Ele diz que se as anemonas foram bem alimentadas não a problema e disse para eu descer a salinidade para 1015 e aumentar a temperatura para 28º que em principio resolvia. E disse para colocar varias vezes ao dia comida com alho. Os problemas no aquário só começaram quando coloquei o japonicos a 5 dias. Porque as anemonas sempre estiveram bem e o itio nunca me tinha aparecido ate colocar o japonico.
Olá Diogo,
Penso que já muito foi dito acerca dos teus problemas e só vou intervir para clarificar um ponto sobre aquilo que dizes que o Carlos Mota te disse para fazeres.
O Carlos Mota não pode ter dito que devias baixar a salinidade para 1015 com as anémonas, ou outros quaisquer invertebrados dentro do aquário, pois se o fizesses matavas tudo o que é invertebrado (anémonas, caracóis, estrelas, etc.); só podes ter percebido mal.
Se quiseres tentar resolver/minimizar o problema do ictio baixando a salinidade, tens que tirar todos os invertebrados do aquário, ou tirar os peixes para um aquário de tratamento.
O objectivo da hiposalinidade é fazer com que os parasitas que também são invertebrados, saltem dos peixes e rebentem por não aguentarem a mudança de osmolaridade; ao contrário do que aqui alguém já disse, baixar
transitoriamente a salinidade (dentro de limites >1009/1010), não é stressante para os peixes, ao contrário do que acontece com os invertebrados que não aguentam as baixas de salinidade e faz com que eles gastem menos energia para equilibrar a osmolaridade/pressão entre o interior do corpo e a pressão exterior da água, sendo portanto uma forma eficaz de remover parasitas e de aclimatar peixes a ambiente novos, poupando-lhes o esforço/energia normalmente gasta para impedirem que o sal lhes entre no corpo.
Atenção com a subida da salinidade, que ao contrário da descida deve ser feita de forma muito gradual (max: 0,03/dia).
Abraço
Peço desculpa pela linguagem pouco técnica, mas penso que é a forma de todos, principalmente os menos experientes, entenderem.