Boas Nuno... o facto de ter mencionado DSB e mostrado este aqua do Jonas é para desmistificar a frase dele, não para comparar os níveis de areia no aquário. Não me expliquei bem. Vou tentar explicar melhor então...
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Tomei o post do Daniel como quantidade de areia e não DEEP SAND BED
Certo..., eu também!, A questão não é essa, a questão é a frase:
..."já me disseram que muito areão e prejudicial em termos de nitratos"... e é isso que está errado. Muito areão não é prejudicial em termos de nitrato, e para tentar dar a idéia disso é que mostrei o aqua em questão até porque as DSBs (ou qualquer quantidade de areão acima de 8cm) foram feitas para exportar nitrato e não acumular nitrato devido áo rareamento de oxigénio. O problema das DSB´s (e qualquer quantidade de areão alto) é estarem mal formadas ao nivel da "bicharada" porque o pessoal está á espera de ter uma DSB e ela trabalhar sózinha o que é errado e é um máu principio.
De certo concordarás comigo que DEEP SAND BED ou a quantidade de areia no fundo do aquário, são duas coisas completamente diferentes. Dependendo com está feita a sump, que é o caso desta do Jonas.
Certo...!, são duas coisas completamente diferentes mas tem a ver com as camadas de nitrificação e desnitrificação, nada mais. Ambos os casos podem gerar matéria organica (á superficie ou em baixo) ou não... depende de muitas váriaveis.
A areia de fundo está muito mais propensa a criar detritos que a DEEP SAND BED, e no caso de se ter muita areia estamos "obrigados" uma manutenção muito maior e mais regular.
Não concordo Nuno..., em termos de manutenção não toco no meu areão! E está branquinho como no primeiro dia que o lá coloquei, se calhar melhor! Já agora é de 2 a 4 cm de altura...
Nós é que colocamos lá os detritos dentro por uma maneira ou por outra ou por um factor ou por outro ela fica lá, ou não é exportada para fora do sistema. É habitual hoje em dia culpar a areia de tudo, o que na minha opinião é errado.
Outro pormenor, este aquario do Jonas tem um ano de idade, sabemos que os problemas originados por DEEP SAND BED, começam a aparecer com a longevidade do aquário, um ano acho curto.
Não sou de todo contra a DEEP BED SAND, também como o Jonas sempre fui apologista de quanto mais simples e biológico melhor.
Mas também verifico que ao longos dos últimos anos, as DEEP SAND BED têm sido preteridas por outros tipos de manutenção e filtragem. Aqui nada como experimentar e tirar as suas conclusões.
Quem tiver um aquario com 2 ou 3 dedos de areia que a remexa um pouco e comparem com quem tiver apenas um 1cm.
Abraço e continua com os teus excelentes posts.
Sim... correcto, um ano é curto. Este foi um exemplo que me lembrei de aqui colocar, mas mais uma vez digo, não para defender DSB, mas como resposta á frase em questão, e não se era 1cm ou 6cm ou DSB. Podia dar mais exemplos com mais anos com DSB ou não.
A questão dos crashes das DSBs tem muito que se lhe diga e nunca foi bem explicado. Alem do mais continua a haver crashs de tanks, ainda que não tenham DSBs. Conheço aquas com algum areão ou com DSB e tem anos de vida, um com 15 sem nunca ter trocado areão.
Quanto as DSBs serem preteridas é uma questão de modas e muitas vezes de desafios... eu próprio tive DSB por 5 anos e nunca consegui replicar nada igual depois disso, em temos de biodiversidade e bicheza no aquário. Porque não optei mais por DSB?... simplesmente porque optei por seguir outra moda e outro desafio. Para alem disso uma boa DSB requer muita bicheza e muito boa rocha viva, o que hoje em dia é dificil de arranjar.
Quem tiver um aquario com 2 ou 3 dedos de areia que a remexa um pouco e comparem com quem tiver apenas um 1cm.
Verdade... mas sabes porque? Porque não tem nada no aqua que cuide dela. Não tem bicheza suficiente ou adequada para irem comendo o que a areia gera quer á superficie quer por baixo dela. E também, porque aos primeiros sinais de algas começam a mexer na areia e a lava-la e a mexer onde não devem. Aspiram e depois voltam a po-la no aqua etc gerando mais problemas e instabilidade.
Para alem disso, não sei se já reparaste mas o nivel de rocha viva de boa qualidade nas lojas é quase nulo... chega a ser ridiculo o que querem vender nas lojas como rocha viva, o que no fundo gera aquarios mais estéreis e com menos "bicheza", tudo aquilo que rocha e areão gostam e precisam.
Não gosto, mas respeito muito quem não quer ter areia ou apenas 1cm de areia em vez de 5cm ou 8cm ou mesmo DSB. Mas a questão não é a areia... nem sequer mexer em areia de 3cm de altura ou de 1cm de altura. Se acham que o problema está ali, então nem sequer deviam equacionar a areia para o aqua.
A questão aqui é a frase que foi passada ao Daniel. Nem sequer sei se foste tu ou não e nem sequer respondi o que respondi com alguem em alvo, desculpa se o interpretaste assim. Se reparares no meu post foi muito cuidadoso. Ou a pessoa não sabe, ou não conta a história toda ou então apenas defende a maneira dele montar Reefs, o que é do seu direito.
Agora, culpar a areia, de originar ou manter nitrato/fosfato e outros que tal, na minha opinião, é errado!, mas como disse, está na moda...