Gil Miguel Escreveu:
- 1 Blue Tang - Não te metas em dory´s, crescem rápido e deixam de ser reefsafe em adultos, são bastante destruidores. Quem os tem, acabam por ter que os despachar..
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly- Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 1 Striped Damselfish - extremamente agressivo, inclusive com peixes maiores. Foge delas...
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar ) - Esquece isto... só para aquariofilos com muita experiência. Mesmo que venham a comer bastante bem, acabam por morrer com deficiências nutricionais.
- 1 Chelmon Rostratus - Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir
No caso dos peixes, não sigas filmes... eu reformulava essa listagem toda ou vais ter muitos dissabores no futuro. Para esses 4 peixes que acho que deves desistir... existem N alternativas...
Grande Gil

Exatamente o que mencionei acima.
Gil Miguel Escreveu:
No caso dos mandarins, a experiencia ensinou-me que os splendidus são bastante mais exigentes que os picturatus e outros. Eu tenho um picturatus no sistema de propagação com muito pouca rocha e ele está la á mais de um ano e gordo... quando viro as bases vejo sempre copepodes...
Concordo que os Splendidus são mais exigentes, não tenho resposta sobre o porquê, mas assim os considero.
Gil Miguel Escreveu:
pelo que a teoria de não se reproduzirem em aquário, não me parece que seja exactamente assim
Gil, acho que não percebeste o que quis dizer, os copepedes reproduzem-se e muito bem em aquario, já falamos disto quando mandaste vir bolsas com copepedes. O mesmo se passa com Amphypodes, aliás a minha recente remontagem conta com apenas 6 meses e tenho a sump carregada disto.
O que quis dizer, é que não acredito que tanto os amphypodes como os copepedes consigam num aquario uma taxa de reprodução/sobrevivência suficiente para alimentar um mandarin por forma a mante-lo vivo durante muito tempo.
Acho que teria de ser um aquario muito bem maturado, de dimensões bastante grandes, não tenho forma de precisar o quão grande, mas não será certamente nas dimensões do aqua em causa, com muita rocha e muitos detritos para estes estarem a salvo, alimentarem-se e irem conseguindo reproduzir-se a uma taxa superior à que é consumida diariamente por um mandarin.
A não ser que o mandarin aceite também outro tipo de comidas.
O que com sorte acaba por acontecer, é nos nossos aquários as populações desta bicheza conseguir aguentar-se até ao momento que os mandarins passam a aceitar comida congelada ou seca.
Outro fator que conta muito para a taxa de sobrevivência destes peixes, é apenas comprar os que se encontram gordinhos, o que nem sempre se verifica nas lojas, até pelo contrário. Ou então espécimes criadas em cativeiro, mas caras e mais raras de se encontrar. Mas de forma alguma impossível.
Abc