Hélder,
a guerra contra os dinoflagelados é inglória.
Em tempos, derivado à casmorrice de ter um certo peixe, tive de abusar tanto na comida que os nitratos subiram em flecha, ficando os fosfatos inalterados, a marcar 0,00. Resultado um surto valente de dinoflagelados.
Tentei agua oxigenada durante quase um mês, não resultou, sei que outros sim, mas não foi o meu caso.
Tentei o apagão por 3 dias, também não resultou.
Não fazer TPAS, durante um tempo mantinha-se e depois aumentava.
Fazer TPAS, parecia aumentar ainda mais.
Paciência e esperar que desaparecessem, acabou ao fim de 6 meses.
Etc.....
Desanimado como estava tentei em desespero utilizar o AlgaeX da Fauna Marin, utilizando a dose recomendada e à doido juntei-lhe mais um apagão de 3 dias. Em menos de uma semana tinha a areia totalmente branca.
O que te posso dizer é que de efeitos secundários apenas notei na morte de um Lysmata e de um ouriço, parece que este produto é nefasto para camarões, caranguejos e ouriços.
Se já estás por tudo e ou avanças com medidas drásticas ou desmontas tudo aconselho-te outra coisa.
Até porque acredito que tenhas essa rocha e essa areia completamente saturadas e se assim for, mesmo que tires a areia fora e uses o Algaex, os Dinos vão voltar a aparecer. Estes produtos resolvem o problema no momento, mas nunca de fundo.
O que eu faria, antes de considerar desmanchar ou de utilizar produtos, era buscar uma boa dose de agua do mar.
Num qualquer carro metes na boa 9 garrafões de 30 litros. Apesar de morares em Santarem com uma breve viagem até à costa, tens agua para um mês. Se fizeres as contas ao que gastas vais ver que não é nada....também podes sempre comprar um balde de sal e fazer o mesmo e aqui poupas no trabalho de fazer testes à agua apanhada vs agua do aqua e compensar a apanhada.
Areia fora e o que conseguires limpar de alga na rocha, fazes uma muda de 3 garrafões na 1ª semana, outra muda de outros 3 garrafões na 2ª, na 3ª e na 4º semana fazes 1.5 garrafão.
O que na tua litragem estamos a falar à volta de:
1ª- cerca de 90% mais coisa menos coisa.
2ª- cerca de 90% mais coisa menos coisa.
3ª- cerca de 50% mais coisa menos coisa.
4ª- cerca de 50% mais coisa menos coisa.
e daí para a frente se te for possível mudas semanais de 15% a 20% durante um tempo.
Apenas tens de ter o cuidado nivelar os parâmetros de Kh, Ca e MG de acordo que o que tens neste momento e aquecer a agua até à temperatura que tens no teu aqua.
Desta forma vais estar a diluir a matéria que tens no aqua e principalmente que a rocha possa estar a libertar.
Alternativa, rocha, areia e agua nova

É radical, é ! Mas entre isto e desistir.
Mas foi o que fiz derivado a outro problema, quando tudo o mais não resultou.
Não tive qualquer baixa quer de SPS, LPS, invertebrados peixes etc... só os moles se retraíram um pouco devido ao aqua ter ficado sem nutrientes.
Faças o que fizeres, desejo-te boa sorte.
Abc