Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação a Aquário de Água Salgada

Iniciação a Aquário de Água Salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Ola,

A questao quanto as flores e porque nao sabia o nome do coral em si pois foi-me oferecido e queria ler se por acaso e agressivo ou algo do genero.. Isto porque ele era bem pequeno mas ao fim de mais ou menos 1 mes, vejo que ele se esta a alastrar pelo aquario... sendo que junto as ricordeas tenho 3 "raminhos" dessas flores e os corais nao estao muito perto um dos outros... dai a curiosidade.. :) Chamo flores, mas sim sao clavularia inflata.

TPA's faco sempre semanais de 10% do volume do aquario. Faco sempre com agua de osmose preparada com sal da Red Sea.
Agua de reposicao faco com agua de osmose.

Nao estou a adicionar Kalk..

Obrigada


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
Olá

Não percebi bem a questão da identificação do coral, mas o que dizes ser semelhante a flores é clavularia inflata.

Já estás a usar agua de osmose para a reposição? Que frequência/quantidade de mudanças de água estavas a fazer até agora?

Começa a adicionar Kalkwasser para mantêres um pH entre os 8,4 e 8,5 e começa a reduzir nutrientes no aquario. A água oxigenada não te vai resolver o problema em definitivo enquanto tiveres grandes quantidades de nutrientes em excesso, ou seja, por si só e sem medidas complementares, este tratamento não é eficaz a médio/ longo prazo.

Cps
Gil



Boas Gil,

Epá aqui tenho que discordar de ti ...

Se forem mesmo dinoflagelados estes não se alimentam de nutrientes. Só fontes de carbono, elementos vestigiários ou traço e luz ...

Agora ... água oxigenada mal não faz nenhum e se não forem dinos e forem antes algas castanhas ou cianos então tenho que concordar contigo.

Quanto aos corais, não sei que foto é que viste ... mas eu vi esta ...
Imagem

Uma coisa Amarílis Maio essas algas parecem-se com ferrugem? desfazem-se em pó castanho? se sim então são mesmo dinos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Olá

Não é um coral agressivo podes estar descansada, o que aconteceu é que provavelmente um ou 2 pés se soltaram da colonia original e se fixaram noutra zona levados pela corrente.

Quanto ao kalkwasser (hidróxido de cálcio), a elevação do pH vai-te ajudar na resolução desse problema, podes (e deves)adiciona-lo com a agua de reposição, traz-te outras vantagens alem da referida.

Rui:
Quanto aos corais, está umas fotos mais á frente, e como é referida como parecida com flores, associei que tivesse a vêr com essa foto. E se vires com atenção a pedra da ricordea, estão de facto 2 ou 3 pés de clavularia já fixados.

A questão é que tenho duvidas que sejam dinoflagelados, não dá para vêr bem e é um aquário bem recente. O que tenho a certeza que se vê bem são algas cabelo...

De qualquer forma o pH elevado é a melhor forma de resolver o problema, no caso dos dinoflagelados, pelo menos pela minha experiência resolve e de vez.

Portanto o que eu faria era a introdução imediata do kalkwasser, reduzir até ao fim de semana o fotoperiodo para 2/3 horas, aumentar a quantidade de água mudada semanalmente e meter carvão activo (se forem dinoflagelados libertam toxinas com fartura). Podes aspirar/retirar essas algas mas fá-lo preferencialmente fora do aquario e lava as rochas com agua do aquario antes de as colocar de novo dentro do mesmo.


Quanto á questão do que consomem, a questão tambem passa pelos nitratos e fosfatos(especialmente o ultimo)

Dá aqui uma espreitada neste artigo do Randy Holmes Farley e vê as medidas recomendadas.

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-11/rhf/#1
Editado pela última vez por Gil Miguel em 21/abr/2014, 17:12, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Obrigada.

Vou reduzir a luz para 3horas. Ja tinha reduzido para 5 horas desde este sabado que foi quando comecei com a agua oxigenada - estava inicialmente com 7 horas.

As fotos admito nao estao la muito boas.. amanha antes de aspirar tudo vou tirar de novo fotos e vou por aqui no forum mais uma vez. Tenho pena e que tudo isto comecou quando coloquei os ocellaris.. antes deles entrarem no aquario nao tinha tantas algas como agora..

Vou investigar isso do kalkwasser.. ja tinha ouvido falar e bastante.. mas confesso que nao sei bem o que e ainda.

Obrigada


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

em relação ao kalk, tens este artigo, que basicamente explica tudo ao pormenor:

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/

Quanto á forma de o adicionares, pode ser através de um reactor, mas existem esquemas e videos na net com formas mais simples e muito baratas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Vao aqui umas novas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Na foto do meio da para ver melhor as bolhinhas de O2 (penso ser..) em cada ponta desta alga..


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Gil Miguel Escreveu:
em relação ao kalk, tens este artigo, que basicamente explica tudo ao pormenor:

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/

Quanto á forma de o adicionares, pode ser através de um reactor, mas existem esquemas e videos na net com formas mais simples e muito baratas.



Obrigada!!!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
Olá

Não é um coral agressivo podes estar descansada, o que aconteceu é que provavelmente um ou 2 pés se soltaram da colonia original e se fixaram noutra zona levados pela corrente.

Quanto ao kalkwasser (hidróxido de cálcio), a elevação do pH vai-te ajudar na resolução desse problema, podes (e deves)adiciona-lo com a agua de reposição, traz-te outras vantagens alem da referida.

Rui:
Quanto aos corais, está umas fotos mais á frente, e como é referida como parecida com flores, associei que tivesse a vêr com essa foto. E se vires com atenção a pedra da ricordea, estão de facto 2 ou 3 pés de clavularia já fixados.

A questão é que tenho duvidas que sejam dinoflagelados, não dá para vêr bem e é um aquário bem recente. O que tenho a certeza que se vê bem são algas cabelo...

De qualquer forma o pH elevado é a melhor forma de resolver o problema, no caso dos dinoflagelados, pelo menos pela minha experiência resolve e de vez.

Portanto o que eu faria era a introdução imediata do kalkwasser, reduzir até ao fim de semana o fotoperiodo para 2/3 horas, aumentar a quantidade de água mudada semanalmente e meter carvão activo (se forem dinoflagelados libertam toxinas com fartura). Podes aspirar/retirar essas algas mas fá-lo preferencialmente fora do aquario e lava as rochas com agua do aquario antes de as colocar de novo dentro do mesmo.


Quanto á questão do que consomem, a questão tambem passa pelos nitratos e fosfatos(especialmente o ultimo)

Dá aqui uma espreitada neste artigo do Randy Holmes Farley e vê as medidas recomendadas.

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-11/rhf/#1


Boas Gil,

Esse artigo já é bem antigo e muito já foi falado e experimentado depois.

Existe já um tópico aqui sobre como eliminar dinoflagelados e depois posto actualizações lá junto com referências mais actuais. Tive um surto mesmo muito grande à dois anos atrás e acredita que estudei intensivamente o assunto!

Nitratos e fosfatos não entram para a equação pois os maiores surtos de dinos que se tem registado são em aquários ULNS!

Abraços e depois posto do outro lado para não estar aqui a entupir o tópico.
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Ora boas. Como é que vejo se está a melhorar? Eles desaparecem assim do nada? Estou no sétimo dia de tratamento. Vejo em cima na agua que tenho bocados desta alga...

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Anterior

Voltar para Novo no hobby