Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nano Reef 60L Noob

Nano Reef 60L Noob

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 20/mar/2013, 01:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vitor Teixeira Escreveu:
Olá Ivo

Acredita que ninguém dá a sua opinião aqui no fórum e cobra por isso, ao contrário das lojas a onde compramos os nossos peixes... ;)
O que te disseram aqui sobre a anémona é a verdade e cabe a ti decidir o que fazer com essa informação. Na minha opinião, quem te disse para por uma anémona, disse mal(É só a minha opinião).
Mas para mim, mais grave do teres uma anémona é teres uma estrela-do-mar nesse aquário, sabendo tu claro, que as estrelas são muito mais sensíveis a mudanças de parâmetros da água e necessitam de aquários maturados para se alimentarem.
É claro que se notares que ela está a morrer (como disseste no caso da anémona), é fácil resolver... Dá-se. Pois, deixa me dizer que isso não é aquariofilia, é capricho.
Agora como tudo na vida, não existem dois aquários iguais e até pode ser que não tenhas qualquer problemas . Caso isso aconteça( e espero sinceramente para o bem dos animais que não), sabes sempre que o pessoal está aqui para ajudar.

Um abraço.


Boas ...

Epá eu não falei da estrela por que estas Archaster Typicus geralmente são resistentes. É mesmo preciso muita burrada para elas morrem (e falo por experiência própria --> na parte da muita burrada :D )

Mas uma coisa é certa assim que se começar a desfazer um pedacito que seja, bem podes dá-la a quem quiseres que não há volta!

Ivo,

Epá olha para mim ... eu vou sempre opinar. É um direito que me assiste e há muito pouca coisa que levo a mal. De certeza que não é um post ou o que qualquer aquariofilista com vários anos de experiência me diga que vou levar a mal. Bem pelo contrário. Grande parte das vezes aprendo coisas novas. Que o digam o Marco Madeira e o João Tomás .... e já tenho 12 anos disto e aquários desde os meu 8 anos de idade.

Agora pensa assim .... tiveste a opinião de uma pessoa em quem em teoria confias (o amigo do teu pai) a anémona morre-te e com isso tudo o que tiveres dentro do aquário? Vais ter força de vontade para voltar a tentar?

Espero que sim, mas muitos há que não o fazem e desistem do hobby.

Por outro lado ao fim de 1 mês começas muito lentamente a colocar equipa de limpeza, um ou outro coral mole como actinodiscus, ricordeas, sarcos, etc ... Daqui por seis meses tens um aquário lindíssimo e uma vontade enorme de montar um maior e aprender mais. Isso vai agarrar-te ao hobby? Claro que sim.

E desde já te digo que esse é o meu objectivo último. Que todos os que por aqui passam tenham um aquário de referência ...

Abraços e boa sorte,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/mar/2013, 01:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Venho aqui partilhar uma experiência bastante parecida:
Quando montei o meu áqua não percebia nada disto (e os lojistas a quem fui também não) e como um dos animais que mais gosto nestes aquários são as anémonas, comprei, com a primeira rocha viva, uma anémona. Ou seja, ainda foi em piores condições. Ela ainda durou algum (bastante) tempo e até acho que morreu devido a nitratos...

Isto para dizer que é normal cometer este tipo de erros no início (acho eu) e que se aprende com eles. Não é correcto estarmos a sacrificar animais quando sabemos que o estamos a fazer, mas caso vejes que está para morrer é melhor atirá-la para sanita para não matar mais nada.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 24/jul/2013, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 30
Idade:
Boas,

A muito que não vinha cá actualizar o meu setup.
Levado um bocado pelas obras que tive em casa, e pela constante pressão para mudar o aquário para a sala, fiz algumas "muitas" mudanças.

Primeiro de tudo o meu escumador em 2º mão avariou e comprei um NAC 7.
Aqui vai o setup actual completo:

Aquário vidromoldura 60x50x50 com coluna seca
Sump 60x40x40
Escumador NAC 7
Jebo uv 7w
2x 75w termostato
2x calhas Odyssea 2x24w Dimmable
AquaLED Slim (Luz Azul) 6 leds
Controlador Digital AquaLED Sun/Moon V5
Bomba retormo Eheim 2000+
Controlador temperatura ATC-800
Sistema reposição V2 Auto Top Up
Tunze nanostream 6024
Vortech W10ES

Aqui vão algumas imagens:

Imagem

Imagem

Os vossos comentários e opiniões, são muito bem vindas!

Cumprimentos,
ivo

Mensagem 24/jul/2013, 11:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ivo Vaz Escreveu:
Boas,

A muito que não vinha cá actualizar o meu setup.
Levado um bocado pelas obras que tive em casa, e pela constante pressão para mudar o aquário para a sala, fiz algumas "muitas" mudanças.

Primeiro de tudo o meu escumador em 2º mão avariou e comprei um NAC 7.
Aqui vai o setup actual completo:

Aquário vidromoldura 60x50x50 com coluna seca
Sump 60x40x40
Escumador NAC 7
Jebo uv 7w
2x 75w termostato
2x calhas Odyssea 2x24w Dimmable
AquaLED Slim (Luz Azul) 6 leds
Controlador Digital AquaLED Sun/Moon V5
Bomba retormo Eheim 2000+
Controlador temperatura ATC-800
Sistema reposição V2 Auto Top Up
Tunze nanostream 6024
Vortech W10ES

Aqui vão algumas imagens:

Imagem

Imagem

Os vossos comentários e opiniões, são muito bem vindas!

Cumprimentos,
ivo


Boas,

Bom material para manteres um reef de sucesso.

Já agora coloca lá a lista de vivos.
Gosto especialmente desses actinodiscus azuis ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jul/2013, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 30
Idade:
Boas,

Obrigado :)
Em termos de vivos, continuo com o mesmo a algum tempo.
Peixes:
Amphiprion ocellaris
Amphiprion ocellaris Black
Grama Loreto (mas acho que é o falso #-o ) apesar de ainda não conseguir distinguir um do outro muito bem.
Salaria

Invertebrados:
Camarão Stenopus
Anemona (não sei a especie)
Astropectom Polycanthus
Mespilia Globulus (Estou a oferecer, quem estiver interessado PM)

Corais LPS:
caulastrea Curvata
Euphylia Glabrescens

Corais moles:
Actinodiscus sp.
Paralemmalia sp.

E alguns que não consegui identificar.


Tenho de agradecer ao Sr. Baltazar pela paciencia e ajuda no meu sistema de iluminação, 5 (*)

Cumprimentos,

ivo

Mensagem 05/ago/2013, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Ivo parabens tens um aquario muito bonito, como ja foi dito esses actinodiscos azuis :x sao lindos, tb tens um coral que adoro a catalaphilia. vai dando noticias

Anterior

Voltar para Novo no hobby