Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Aquario em S. Tomé .. Agradecia Ajuda

Aquario em S. Tomé .. Agradecia Ajuda

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Olá a todos.
Queria antes de tudo elogiar este fórum, a todos os que se dedicam a este hobby e aqui partilham os seus conhecimentos e experiencias. Acho especialmente importante documentar os incidentes e as soluções encontradas. Em qualquer área em pleno crescimento (pois acho pelo que leio, que há ainda muito a fazer), os erros e incidentes, sendo devidamente descritos e documentados, podem desta forma ser seguidos, investigados e gerar conhecimento sólido que servem a todos os que se dedicam a este hobby.

Eu vivo e trabalho em S. Tomé e Príncipe e quando posso faço mergulho.
Há uns anos que venho tentando manter um aquário sem grande sucesso.

As condições naturais da ilha deveriam permitir facilmente a instalação e manutenção de um aquário de água salgada, mas são exactamente essas condições naturais que levantam uma série de questões as vezes difíceis de encontrar nos fóruns de aquariofilia.
Pelo facto, gostaria de conhecer alguém com conhecimentos sólidos, para me aconselhar e acompanhar a reinstalação de raiz do meu aquário.

Algumas das condições básicas que disponho são:

- Facilidade na captura de espécies (após captura estão disponíveis em casa no máximo em duas horas)
- Disponibilidade de rocha calcária natural (idem no que toca disponibilidade em casa)
- Disponibilidade de areia calcaria viva e morta, de diverso calibre (aqui há uma variável a ter em conta .. toda areia recolhida tem uma percentagem que ronda os 1 a 5% de areia basáltica ou vulcânica, com alto teor de metais ferrosos, pois esta adere fortemente a um íman)
- Disponibilidade de alguns corais duros e mole
e
- Disponibilidade de água salgada natural.

Coloco estas condições aqui porque não encontro muita informação de como utilizar e tratar todo este material, recolhido directamente do mar e disponibilizado quase de imediato no aquário a montar. Os exemplos são:

-Posso colocar directamente as rochas recolhidas e acondicionadas durante o transporte, directamente no aquário? E a areia recolhida no fundo do mar?
- Colocar os peixes directamente no aquário sem passar pela quarentena?
- Posso fazer tpa’s com água recolhida recentemente (uma a duas horas após recolha)?

São estas algumas questões que se colocam.

De seguida vou efectuar uma lista do material de que disponho para o aquário.

Mais uma vez agradecia toda a ajuda pertinente e conhecedora destas particularidades que descrevi.

Gostaria de receber ajuda, comprometendo-me desde já a documentar todos os passos dados.

Fico, antecipadamente grato por toda a ajuda oferecida!!

Carlos / S. Tomé e Príncipe


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Aqui vai o Equipamento:

- Aquário com L2,30xA0,60xP0,70m c/ Duas Colunas Secas em cada extremidade
- Sump/Refugio c/ L1,5xA0,50xP0,50m
- Calha GIESEMANN INFINITI 3x150W HQI + 4x80W T5
- Escumador SCHURAN Jetskim 150
- Duas Bombas de Retorno EHEIM compact+ 5000
(regulada a 1/3, uma para cada Coluna Seca)
- Recirculação VORTECH MP40 c/ Bateria de Reserva
- Cheller HAILEA HC 300A
- Ozono AQUAMEDIC 300
- UV TMC Vectron 600
- Controlador AQUATRONICA c/ Sondas PH, ORP
e controle de nível com Bomba de Reposição
- Sistema de Tratamento de Agua Doce por Osmose
- Reactor de Kalk DELTEC

Sai um tubo de descarga de cada coluna seca, que acaba em dois tubos de 50mm de diam. por 40cm de comprimento, perfurados, que gotejam sobre um filtro de lã e posteriormente gotejam para uma caixa de biobolas (50x30x30cm) acima do nivel de agua da sump.


Neste momento:

- Com 12cm de substrato de areia coralífera calibre inferior a 0,5mm, no aquário e refugio
- Refugio com Caulerpa sertularioides
- Rocha Calcaria .. uns 30kg
- Rocha Vulcânica apanhada em terra .. uns 20kg (já coberta de alga coralífera)

Problemas:

Casos recorrentes de pontos brancos e posterior morte
Já fiz 2 quarentenas de 45 dias sem peixes .. o problema volta sempre

Tive um aquário anterior, que tive de desmontar pq começou a verter agua sem grandes problemas. Tinha areia coralífera mais grossa (1-2mm) com menos areia basáltica e não tinha refugio com caulerpa.

Pretendo retirar os peixes sobreviventes e crustaceos para uma aquario mais pequeno e refazer o aquario principal.

Quando for possivel, recolocar no aquario principal os crustaceos e após quarentena dos peixes voltar a reentroduzi-los.

Como dito antes, gostava da vossa preciosa ajuda nesta etapa.

Mais uma vez .. antecipadamente agradecido-

Carlos Cruz


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Carlos Cruz Escreveu:
-Posso colocar directamente as rochas recolhidas e acondicionadas durante o transporte, directamente no aquário? E a areia recolhida no fundo do mar?
- Colocar os peixes directamente no aquário sem passar pela quarentena?
- Posso fazer tpa’s com água recolhida recentemente (uma a duas horas após recolha)?


Olá Carlos, Bem-vindo ao fórum :)

Respondendo às tuas questões.

- Sim, podes utilizar rocha e areia recolhidas directamente no mar, convém que a rocha seja porosa de forma a servir de suporte para as bactérias aeróbias indispensáveis para a vida no aquário. A areia podes inclusivamente lavá-la antes de a colocar no aquário, uma camada de 2cm é suficiente, qual a granulometria?

- Deve-se sempre fazer quarentena aos peixes antes de os introduzires no aquário, de outra forma estarás a sujeitar a população já existente a potenciais doenças. Deves também ser cirterioso quanto à escolha das espécies a manter, tamanho dos indivíduos e compatibilidade entre eles. Podes introduzir igualmente camarões, ermitas ou outros crustáceos que tenhas disponíveis no mar e que de certa forma de ajudarão a comer os restos de comida que sobram (equipa de limpeza).

- Sim, podes usar a água directamente após recolha no mar. O local de recolha desta deve estar longe de fontes poluentes. Tens alguma forma de medires os parâmetros básicos da água: pH, Temperatura, salinidade, nitrato, nitrito, amónio, fosfato?

Fotos eram bem-vindas :)

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Carlos Cruz Escreveu:
Aqui vai o Equipamento:

- Aquário com L2,30xA0,60xP0,70m c/ Duas Colunas Secas em cada extremidade
- Sump/Refugio c/ L1,5xA0,50xP0,50m
- Calha GIESEMANN INFINITI 3x150W HQI + 4x80W T5
- Escumador SCHURAN Jetskim 150
- Duas Bombas de Retorno EHEIM compact+ 5000
(regulada a 1/3, uma para cada Coluna Seca)
- Recirculação VORTECH MP40 c/ Bateria de Reserva
- Cheller HAILEA HC 300A
- Ozono AQUAMEDIC 300
- UV TMC Vectron 600
- Controlador AQUATRONICA c/ Sondas PH, ORP
e controle de nível com Bomba de Reposição
- Sistema de Tratamento de Agua Doce por Osmose
- Reactor de Kalk DELTEC

Sai um tubo de descarga de cada coluna seca, que acaba em dois tubos de 50mm de diam. por 40cm de comprimento, perfurados, que gotejam sobre um filtro de lã e posteriormente gotejam para uma caixa de biobolas (50x30x30cm) acima do nivel de agua da sump.


Neste momento:

- Com 12cm de substrato de areia coralífera calibre inferior a 0,5mm, no aquário e refugio
- Refugio com Caulerpa sertularioides
- Rocha Calcaria .. uns 30kg
- Rocha Vulcânica apanhada em terra .. uns 20kg (já coberta de alga coralífera)

Problemas:

Casos recorrentes de pontos brancos e posterior morte
Já fiz 2 quarentenas de 45 dias sem peixes .. o problema volta sempre

Tive um aquário anterior, que tive de desmontar pq começou a verter agua sem grandes problemas. Tinha areia coralífera mais grossa (1-2mm) com menos areia basáltica e não tinha refugio com caulerpa.

Pretendo retirar os peixes sobreviventes e crustaceos para uma aquario mais pequeno e refazer o aquario principal.

Quando for possivel, recolocar no aquario principal os crustaceos e após quarentena dos peixes voltar a reentroduzi-los.

Como dito antes, gostava da vossa preciosa ajuda nesta etapa.

Mais uma vez .. antecipadamente agradecido-

Carlos Cruz



Olá Carlos,

O Setup parece-me bastante bom, o teu problema tem a ver mesmo com os pontos brancos.

Qual é a temperatura do teu aquário? Tens muitas variações? O UV costuma estar ligado 24h?

Que peixes é morreram com pontos brancos? Tangs?

Abrc
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Olá Ricardo e Bruno.

Obrigado a ambos pelos comentários.

Vou tentar colocar algumas fotos da montagem actual.

A temperatura ronda os 24ºc e só há algum choque térmico quando faço as tpa's, pois a agua do mar aqui ronda os 29ºc.

Normalmente ligo o Ozono a noite e tenho o UV sempre ligado.

Vou recomeçar de novo pq suspeito que o stress que causou os problemas de saúde dos peixes esta relacionado com a presença de metais na areia e rocha vulcânica. (se calhar uma idiotice minha)

Agradeço comentários sobre esta suspeita.

Dai agora pensar recolher areia com o mínimo de metais e não colocar rocha vulcânica no aquário (que ficaram muito bem cobertas de alga coralífera. Se não conseguir areia apenas de coral penso arranjar algum método para fazer a separação das partículas basálticas. (aderem facilmente a um íman)

Já comecei a retirada dos peixes sobreviventes e penso durante esta semana tirar um dia para a limpeza geral do aquário para reinicio do zero.

Vou mantendo informação aqui.

Um Abraço a todos!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Carlos Cruz Escreveu:
Olá Ricardo e Bruno.

Obrigado a ambos pelos comentários.

Vou tentar colocar algumas fotos da montagem actual.

A temperatura ronda os 24ºc e só há algum choque térmico quando faço as tpa's, pois a agua do mar aqui ronda os 29ºc.

Normalmente ligo o Ozono a noite e tenho o UV sempre ligado.

Vou recomeçar de novo pq suspeito que o stress que causou os problemas de saúde dos peixes esta relacionado com a presença de metais na areia e rocha vulcânica. (se calhar uma idiotice minha)

Agradeço comentários sobre esta suspeita.

Dai agora pensar recolher areia com o mínimo de metais e não colocar rocha vulcânica no aquário (que ficaram muito bem cobertas de alga coralífera. Se não conseguir areia apenas de coral penso arranjar algum método para fazer a separação das partículas basálticas. (aderem facilmente a um íman)

Já comecei a retirada dos peixes sobreviventes e penso durante esta semana tirar um dia para a limpeza geral do aquário para reinicio do zero.

Vou mantendo informação aqui.

Um Abraço a todos!


Pode ser que até tenha razão Carlos.
Eu fazia a experiencia sem areia e rocha só peixes. Com essa litragem não deverias ter assim tantos
problemas com peixes.
Uma vez que podes coletar tudo será como um paraíso para qualquer aquariofilista.
Os corais morrem ou consegues manter sem problemas?
Pode mesmo ter a ver com esses metais pesados que no vasto mar não faz diferença.
Podes eventualmente arranjar um aquario ou um balde grande com litragem de 40 ou 50 L para quarentena e fazes o teste lá.
A não ser que os peixes sejam realmente grandes e essa litragem não dê.
Fotos era muito fixe para podermos ir seguindo o que vais fazendo.
Por acaso não tinhas um tópico num outro fórum? Tenho ideia de ver um projeto de alguém de S tomé mas depois perdi o rasto.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 11
Idade:
Boas,


Vou normalmente todos os anos a S. Tomé, sempre tive curiosidade em saber se alguém teria este hobby por lá.

Do que vi nos locais onde mergulhei não me pareceu aconselhável usar no aquário, refiro-me à areia e rocha. Só num local é que encontrei pedaços de coral morto que serve para rocha, areia não encontrei.

Não colectes nada nas praias em zonas habitacionais, está tudo contaminado, mesmo nas que têm poucas habitações. Não vou falar aqui, para proteger, dos locais indicados para recolhas, mas deves saber do que estou a falar.

Notei que em determinadas alturas do ano os peixes estão doentes, deves observar bem o comportamento antes de os apanhares. Quarentena é essencial, e optar pelos mais pequenos.


Boa sorte


Luis Vicente


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Imagem 1501Imagem 1498Imagem 1499Imagem 1500

Aqui vão algumas fotos da montagem actual.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Luis Vicente Escreveu:
Boas,


Vou normalmente todos os anos a S. Tomé, sempre tive curiosidade em saber se alguém teria este hobby por lá.

Do que vi nos locais onde mergulhei não me pareceu aconselhável usar no aquário, refiro-me à areia e rocha. Só num local é que encontrei pedaços de coral morto que serve para rocha, areia não encontrei.

Não colectes nada nas praias em zonas habitacionais, está tudo contaminado, mesmo nas que têm poucas habitações. Não vou falar aqui, para proteger, dos locais indicados para recolhas, mas deves saber do que estou a falar.

Notei que em determinadas alturas do ano os peixes estão doentes, deves observar bem o comportamento antes de os apanhares. Quarentena é essencial, e optar pelos mais pequenos.


Boa sorte


Luis Vicente


Olá Luis Vicente,

não sei ondes tens mergulhado em S. Tomé, mas ha imensos sitios com com rochas ou esqueletos mortos de coral. Tb existem sitios longe da costa como no ilheu de Santana onde encontras peixes perfeitamente saudaveis. Se mergulhaste em sitios como a lagoa Lagoa Azul, tenho de concordar que encontras peixes doentes. A areia é essencialmente coralifera, porque dizes que tb não serve? Vou tentar envia uma foto ao microscópio da areia de pequeno calibre.

Agradecia os teus comentários.

Abraço,

Carlos


Voltar para Novo no hobby