Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo Lisboa Reef

Novo Lisboa Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 15/jul/2013, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Parabens!

Esta a ficar com bom aspecto.

Estive de olho nessa esponja

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 15/jul/2013, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Infelizmente, e permitam-me o desabafo, são cada vez menos os locais em Lisboa de venda especializada de produtos "reef" pelo que o conheceres a minha esponja ou eu a Cat de outro membro é disso sinal. :D

PS: Alguem me dá uma ajuda a perceber qual o código que tenho que por na assinatura, de modo a que a imagem do reefstats apareca corretamente? Obg!
Imagem

Mensagem 15/jul/2013, 19:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Marques Escreveu:
PS: Alguem me dá uma ajuda a perceber qual o código que tenho que por na assinatura, de modo a que a imagem do reefstats apareca corretamente? Obg!


É exactamente como tens, mas as aspas estão a mais no endereço do site.

Nuno é igual ao que tens agora mas tens que tirar as aspas do nome do site

[_URL=http://www.reefstats.net]

Tive que pôr o "underscore" para veres o comando.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jul/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 35
Estou a gostar Nuno! :P
Parece-me que esta a ficar muito fixe :P

Mensagem 16/jul/2013, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Obrigado! Aos poucos vou conhecendo melhor o "sistema", as suas manhas e manias (e ele a mim).

Para já, tudo saudável e estável, com os corais cada vez mais "abertos" e a crescer. Os peixes, fazem parte obviamente do enquadramento geral do aquário, mas já prometi a mim mesmo que não entram novos ocupantes...

Agora só um ou dois sps (para a estreia!)

Abraço
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 13:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Nova duvida:

Para já ainda não quero fixar permanentemente os corais à RV, mas queria arranjar uma forma de temporariamente fixar as bases para não caírem (com os empurrões do maluko do Hepatus)

O que recomendam? Um pouco de "plasticina" para moldar RV?
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 13:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Nuno

Plasticina não...
Já que não queres usar Epoxy...
Podes sempre tentar usar elásticos de forma a prender os corais à rocha...
Prendê-los em buracos...
Criar estruturas em eggcrate...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/jul/2013, 15:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Sim, quando me referi à plasticina era à epoxy vendida em tubos, da cor da coralina que se utiliza para "moldar" a RV :D É essa? basta uma pequena bolinha que fixa e se remove dp com facilidade?
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Sim é isso...
Com alguma facilidade...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/jul/2013, 16:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Com alguma facilidade...


e uma chave de fendas ... :D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jul/2013, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Obrigado Pedro!

Outra questão: Testes à àgua. Estando no inicio da utilização de Kalk (pois ao fim de uma semana, o meu aqua consome até 10% do cálcio e 8% magnésio) torna-se fundamental controlar o Calcio, Magnésio e Kh.

Problema: Testes salifert e os 3 componentes e tira da caixa e o goteja e a colher do pozinho e a agulha do 3º composto que quase que a esgoto e o agita e a espera e toda a trabalheira deste procedimento tripartido.

Haverá forma mais fácil (vulgo digital) e barata de medir o cálcio e o magnésio do aqua?
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 16:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Marques Escreveu:
Obrigado Pedro!

Outra questão: Testes à àgua. Estando no inicio da utilização de Kalk (pois ao fim de uma semana, o meu aqua consome até 10% do cálcio e 8% magnésio) torna-se fundamental controlar o Calcio, Magnésio e Kh.

Problema: Testes salifert e os 3 componentes e tira da caixa e o goteja e a colher do pozinho e a agulha do 3º composto que quase que a esgoto e o agita e a espera e toda a trabalheira deste procedimento tripartido.

Haverá forma mais fácil (vulgo digital) e barata de medir o cálcio e o magnésio do aqua?


Nope.

Quer dizer, existe mas não é nem fácil nem barata ...

Procura aqui no forum, há um tópico do Artur Fonseca que fala disso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jul/2013, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Ok. A ver se lhe mando msg. Do que já vi, a Hanna tem o teste digital de kh e cálcio, mas por 30 testes, o refill fica caríssimo! (30€?)

Outra questão (e hoje estão a ser em série). Filterbag!

Ao fim de um mês, e de limpar o meu estoicamente (com agua forte, a bater contra o lavatório, a esfregar desalmadamente) para estar novamente cheio de porcaria (e entupido a transvazar) ao fim de 2 dias, decidi retira-lo com "substituição" por garrafa pet Fanta (passo a publicidade) cortada no gargalo para caber no tubo de descarga, e com inúmeros furos no fundo.

Pensei eu - Com um nac 7 fica ele a filtrar a agua e assim evito a descarga na sump com bolhas de ar por todo o lado.

O Nac7 faz bem a sua função (trabalha mais, claro) mas ao fim de um dia, o corpo interior do copo do escumador fica castanho escuro de tanta "gosma" tentar fazer subir, o que provoca a diminuição da espuma. Resultado: Estou a lavar o copo do escumador (parte interior nao o recipiente) de 2 em 2 dias...é normal isto acontecer?

Tudo isto porque corri todas as lojas em lisboa à procura de filterbags de 400 ou mais microns (tenho de 200 tmc) e não há!
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 17:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Marques Escreveu:
Ok. A ver se lhe mando msg. Do que já vi, a Hanna tem o teste digital de kh e cálcio, mas por 30 testes, o refill fica caríssimo! (30€?)

Outra questão (e hoje estão a ser em série). Filterbag!

Ao fim de um mês, e de limpar o meu estoicamente (com agua forte, a bater contra o lavatório, a esfregar desalmadamente) para estar novamente cheio de porcaria (e entupido a transvazar) ao fim de 2 dias, decidi retira-lo com "substituição" por garrafa pet Fanta (passo a publicidade) cortada no gargalo para caber no tubo de descarga, e com inúmeros furos no fundo.

Pensei eu - Com um nac 7 fica ele a filtrar a agua e assim evito a descarga na sump com bolhas de ar por todo o lado.

O Nac7 faz bem a sua função (trabalha mais, claro) mas ao fim de um dia, o corpo interior do copo do escumador fica castanho escuro de tanta "gosma" tentar fazer subir, o que provoca a diminuição da espuma. Resultado: Estou a lavar o copo do escumador (parte interior nao o recipiente) de 2 em 2 dias...é normal isto acontecer?

Tudo isto porque corri todas as lojas em lisboa à procura de filterbags de 400 ou mais microns (tenho de 200 tmc) e não há!


Sim é normal. TRanquilo!

Para evitares descarga na sump com bolhas e barulho .... :D vê o tópico de um gajo chamado Rui Gaspar com o título Bean Animal Simplificado by Rui Manuel Gaspar.

E desculpa que o gajo é um bocado narcisista .... :D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jul/2013, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
Thx! Teria que reconverter um dos tubos de enchimento para descarga, e para já nada como uma meia grossa de vidro de senhora para abafar o barulho (aliado às placas de rooftop com que rodeei a estrutura metálica :D :D :D

Esse tal Rui Gaspar está em todas!!! :))
Imagem

Mensagem 16/jul/2013, 18:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Marques Escreveu:
Thx! Teria que reconverter um dos tubos de enchimento para descarga, e para já nada como uma meia grossa de vidro de senhora para abafar o barulho (aliado às placas de rooftop com que rodeei a estrutura metálica :D :D :D

Esse tal Rui Gaspar está em todas!!! :))


Foi o que fizemos no aquário do João Tomás.

Ele ainda não pode testemunhar pois temos que reduzir o caudal da bomba de retorno e meter o durso um pouco mais acima, mas depois ele diz-te!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jul/2013, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nuno Marques Escreveu:
Ok. A ver se lhe mando msg. Do que já vi, a Hanna tem o teste digital de kh e cálcio, mas por 30 testes, o refill fica caríssimo! (30€?)

Outra questão (e hoje estão a ser em série). Filterbag!

Ao fim de um mês, e de limpar o meu estoicamente (com agua forte, a bater contra o lavatório, a esfregar desalmadamente) para estar novamente cheio de porcaria (e entupido a transvazar) ao fim de 2 dias, decidi retira-lo com "substituição" por garrafa pet Fanta (passo a publicidade) cortada no gargalo para caber no tubo de descarga, e com inúmeros furos no fundo.

Pensei eu - Com um nac 7 fica ele a filtrar a agua e assim evito a descarga na sump com bolhas de ar por todo o lado.

O Nac7 faz bem a sua função (trabalha mais, claro) mas ao fim de um dia, o corpo interior do copo do escumador fica castanho escuro de tanta "gosma" tentar fazer subir, o que provoca a diminuição da espuma. Resultado: Estou a lavar o copo do escumador (parte interior nao o recipiente) de 2 em 2 dias...é normal isto acontecer?

Tudo isto porque corri todas as lojas em lisboa à procura de filterbags de 400 ou mais microns (tenho de 200 tmc) e não há!



Olá Nuno,

Pede na Aquahobby que eles encomendam-te de 350 micron.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/jul/2013, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 49
Localização: Lisboa
O farei. Obrigado César!

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 4 Beta
Imagem

Mensagem 17/jul/2013, 01:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Marques Escreveu:
Thx! Teria que reconverter um dos tubos de enchimento para descarga, e para já nada como uma meia grossa de vidro de senhora para abafar o barulho (aliado às placas de rooftop com que rodeei a estrutura metálica :D :D :D

Esse tal Rui Gaspar está em todas!!! :))


Foi o que fizemos no aquário do João Tomás.

Ele ainda não pode testemunhar pois temos que reduzir o caudal da bomba de retorno e meter o durso um pouco mais acima, mas depois ele diz-te!

Abraços,
Rui


João diz lá agora de tua justiça com dois furos e retorno por fora com pescoço de cavalo.

Como é que está o ruído?

Ver se converto mais um .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jul/2013, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Marques Escreveu:
Thx! Teria que reconverter um dos tubos de enchimento para descarga, e para já nada como uma meia grossa de vidro de senhora para abafar o barulho (aliado às placas de rooftop com que rodeei a estrutura metálica :D :D :D

Esse tal Rui Gaspar está em todas!!! :))


Foi o que fizemos no aquário do João Tomás.

Ele ainda não pode testemunhar pois temos que reduzir o caudal da bomba de retorno e meter o durso um pouco mais acima, mas depois ele diz-te!

Abraços,
Rui


João diz lá agora de tua justiça com dois furos e retorno por fora com pescoço de cavalo.

Como é que está o ruído?

Ver se converto mais um .... :D

Abraços,
Rui


Perfect!!! 5 (*)

Agora sem ruido nenhum o que me chateia mesmo é a vortech!!! Quando entra em modo pulse até me passo :ymdevil:

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby