Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um....

Mais um....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 10/dez/2013, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Bom dia a todos

Venho aqui pedir a vossa ajuda e deixar um resumo daquilo que se tem passado nos últimos dias...

Em relação aos peixes, prefiro nem falar... ~x( Tenho tido um azar incrível! Entre saltos para fora do aquário (3 peixes - 1 palhaço, 1 strigosus e 1 salária) e cryptocarium que me levou um palhaço e me deixou e Dejardini em muito mal estado, parece que as coisas estão a acalmar e este (o único que lá pára agora) começa a dar sinais de recuperação!

Em relação aos corais estão cheios de cor e saúde e têm crescido bastante. Assim, ontem, decidi ir as compras e comprar os testes que me faltavam (tinha: Nitritos, Amónia e Nitratos e comprei: KH, Cálcio, Magnésio e Fosfatos tudo Salifert) e 4 frags SPS para ver como é que se adaptavam.

Fiz os testes e obtive:
Amónia - 0
Nitritos - 0
Nitratos - entre 0 e 10 mg/l
Cálcio - 440
Fosfatos - entre 0 e 0.03 mg/l
Kh - 10,9 :-?? ??
Magnésio - 1320
Esqueci-me de medir a densidade, mas está sempre entre 1024 e 1025

Noto que os vidros ficam sujos com muito mais facilidade e se antes passava mais de 1 semana sem ter de limpar, agora tenho de limpar de 3 em 3 dias.

Gostaria que alguém me desse uma ajuda PF, porque sinto-me bastante perdido nesta área dos parâmetros e tenho medo que os SPS morram....

Deixo aqui fotos dos SPS:

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço e obrigado
Osvaldo Costa

Mensagem 10/dez/2013, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
os parametros parecem me bem, se o teste da salifert da 0.03 de fosfatos aponta pra mais, o teste da salifert de fosfatos nao presta...

por isso e que deves ter de limpar os vidros com mais frequencia tens mais fosfatos e as algas crescem

fica atento aos fosfatos 'e a minha opiniao, de resto parece me bem

Mensagem 11/dez/2013, 15:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Sousa Escreveu:
os parametros parecem me bem, se o teste da salifert da 0.03 de fosfatos aponta pra mais, o teste da salifert de fosfatos nao presta...

por isso e que deves ter de limpar os vidros com mais frequencia tens mais fosfatos e as algas crescem

fica atento aos fosfatos 'e a minha opiniao, de resto parece me bem



Também me parece...

... verificar fosfatos com um teste mais fiável; tanta limpeza de vidros, parece indicar fosfatos, ou/e nitratos acima desses valores.

Esse Kh também deve vir para baixo (TPAs com água natural) e talvez o cálcio deva também baixar um pouco.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 11/dez/2013, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
É bem provável... havendo um problema dos fosfatos, o crescimento dos corais abranda ou pára, e então o KH e Cálcio adicionados vão-se acumulando sem consumo pelos corais... pode ser isso...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 12/dez/2013, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde, obrigado pela ajuda.

Para reduzir os fosfatos tenho de cortar na alimentação, não e?

:-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 12/dez/2013, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Osvaldo Costa Escreveu:
Boa tarde, obrigado pela ajuda.

Para reduzir os fosfatos tenho de cortar na alimentação, não e?

:-bd



Olá boa tarde,

Cortar na alimentação, verificar a água que entra no aquário no que respeita a fosfatos e se calhar introduzir resinas anti fosfatos, de preferência num reator.

Mas antes de tudo confirmar o valor com um teste mais fiável; pedir a alguém aí do Porto, que faça o teste com um Checker da Hanna, ou levar a água a uma loja que tenha esse aparelho.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/jan/2014, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Bom dia a todos

Para não deixar isto morrer, venho aqui fazer uma actualização.....

As algas estão (FINALMENTE) a desaparecer. Não consegui perceber o que originou o boom de algas mas talvez esteja associado ao desaparecimento do meu lineatus. Nunca o consegui encontrar, por isso, talvez tenha ficado no meio das pedras ou algo do género..... :(

Agora, estou a pensar em alterar a minha iluminação para Leds e estou indeciso entre várias hipóteses.

Gosto bastante das V2 iLumenAir 900 mas, como tenho 120 cm de comprimento, tenho receio de ficar com muita sombra nos cantos que é onde tenho as rochas. No meio, que é onde tem mais luz, não tenho nem rochas nem corais porque está tudo mais encostado às extremidades. Adoro as Kessil mas acho têm um preço muito alto para aquilo que pretendia gastar... Entretanto 2 destas também não me parecem nada mal jogado, o que acham? 1 em cima de cada "ilha" parece -me bem.. E tem a vantagem de poder movimentá-las independentemente no caso de quer modificar o layout.

http://www.ebay.de/itm/NEW-AQUARIUM-LED ... 43c13ac2e3

Em relação a consumos as Kessil 360 consomem 90w.. Esta calha consome 120w, certo?

Abraço e obrigado
Osvaldo Costa

Mensagem 12/nov/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Ultima actualização há 10 meses Osvaldo???

Queremos saber novidades.
Toca a dar aos dedos no teclado e na máquina fotográfica.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Anterior

Voltar para Novo no hobby