Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Reef Triangular - O Ictio Contra-ataca :/

Reef Triangular - O Ictio Contra-ataca :/

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Boas pessoal em primeiro lugar os meus parabéns pelo excelente forum/site que vocês aqui tem, ainda melhor sendo português andei a recolher informação por outros locais mas era tudo muito disperso, gostei da forma organizada e a informação concentrada como por aqui tem. :ymapplause:

Chamo-me Pedro Oliveira sou de Ermesinde e a minha historia é idêntica à maior parte de quem vem aqui ter, temos agua doce e cai-nos os olhinhos quando vemos um salgado, sou conhecido nestas andanças por ser criador de Ciclideos do Malawi tenho uma fishroom com uns 10 aquários, tenho um café com dois 180x60x60, e mais dois em casa, tudo Malawi, e um deles vai o que vai albergar este projecto, como vêem já levo um razoável grau de doidice com aquários, espero por aqui não me estragar ainda mais :D

O aquário que vou dedicar a esta aventura é o meu triangular que está no wall de entrada de minha casa, vou repescar umas fotos da montagem para terem uma ideia e coloco mais abaixo, de resto vou precisar um pouco da vossa ajuda pois já devorei alguns artigos mas algumas duvidas ainda ficam, e algumas dicas e opiniões. :-bd

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Pedro Miguel Oliveira em 23/Oct/2014, 12:49, num total de 4 vezes.
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bem vindo Pedro,

As medidas e forma do aquario sao muito interessantes, no entanto vejo que estas a usar pedra da nossa costa, esta rocha não é indicada para aquarios de recife uma vez que esse tipo de pedra é rica em silicatos e isso será um festim para as algas!! E para um aquario de agua salgada requere-se rocha porosa de maneira a conseguir albergar o maior numero de bacterias possivel pois irá funcionar como "filtro" natural. Daí usar-se normalmente rocha natural de zonas de recifes que é mais porosa que a nossa.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Obrigado João, essas fotos são da antiga montagem só para terem uma ideia do aquário, ele vai ser para levar rocha viva e morta intercalada pois o o orçamento é reduzido.

Ja agora a areia é um mistura de areia da nossa costa (sugar size) com 20kg a areão se coral 1mm daría para manter a mesma? De momento o aquário ainda está a funcionar mas convém lavar bem a areia de forma a destruir a colónia de bactérias existentes, ou elas seriam úteis?

O escumador vai ser emprestado por um amigo que o tem encostado ainda nao sei especificações mas segundo ele para começar dá bem, mal saiba digo para me aconselharem.
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Pedro Miguel Oliveira Escreveu:
Obrigado João, essas fotos são da antiga montagem só para terem uma ideia do aquário, ele vai ser para levar rocha viva e morta intercalada pois o o orçamento é reduzido.

Ja agora a areia é um mistura de areia da nossa costa (sugar size) com 20kg a areão se coral 1mm daría para manter a mesma? De momento o aquário ainda está a funcionar mas convém lavar bem a areia de forma a destruir a colónia de bactérias existentes, ou elas seriam úteis?

O escumador vai ser emprestado por um amigo que o tem encostado ainda nao sei especificações mas segundo ele para começar dá bem, mal saiba digo para me aconselharem.


Ok assim já é diferente! :D
Mas em relação à areia é o mesmo problema!! nao deves usar da nossa costa devido aos silicatos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Uhm ainda não sabendo o que são os silicatos ao certo, imagino que seja um parâmetro a ter em conta, como muitos mais nos salgados, e que como o nome indica a areia de sílica está fora de questão correcto? Vou meter tudo areão de coral então :-bd
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Pedro Miguel Oliveira Escreveu:
Uhm ainda não sabendo o que são os silicatos ao certo, imagino que seja um parâmetro a ter em conta, como muitos mais nos salgados, e que como o nome indica a areia de sílica está fora de questão correcto? Vou meter tudo areão de coral então :-bd


A silica irá influenciar o Ph do sistema, nao sei se misturando com outra areia pode diminuir essa variação, espera que outros membros falem pois na pratica nao tenho essa experiencia.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)
Boas, Pedro

Bem vindo ao mundo dos salgados, isto é do mais fácil que existe basta não complicar e cumprir as 3 regras básicas do recife :D
Para começar deves esquecer tudo o que sabes de água doce e aproveitars só o vidro! mas mesmo só o vidro, duvido que tenhas algo mais que possa ser utilizado por aqui.
Depois carrega nas perguntas com as duvidas e o pessoal vai tentar dar-te as melhores dicas. Vais ver que ficas viciado e depois é sempre a ... gastar ;)

Cumps
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
coloca areia de coral.

em relacao ha estrutura tambem colocava 2 barras uma de cada lado na horizintal pois isso cheira me que vai balancar...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Pedro Miguel Oliveira Escreveu:
Boas pessoal em primeiro lugar os meus parabéns pelo excelente forum/site que vocês aqui tem, ainda melhor sendo português andei a recolher informação por outros locais mas era tudo muito disperso, gostei da forma organizada e a informação concentrada como por aqui tem. :ymapplause:

Chamo-me Pedro Oliveira sou de Ermesinde e a minha historia é idêntica à maior parte de quem vem aqui ter, temos agua doce e cai-nos os olhinhos quando vemos um salgado, sou conhecido nestas andanças por ser criador de Ciclideos do Malawi tenho uma fishroom com uns 10 aquários, tenho um café com dois 180x60x60, e mais dois em casa, tudo Malawi, e um deles vai o que vai albergar este projecto, como vêem já levo um razoável grau de doidice com aquários, espero por aqui não me estragar ainda mais :D

O aquário que vou dedicar a esta aventura é o meu triangular que está no wall de entrada de minha casa, vou repescar umas fotos da montagem para terem uma ideia e coloco mais abaixo, de resto vou precisar um pouco da vossa ajuda pois já devorei alguns artigos mas algumas duvidas ainda ficam, e algumas dicas e opiniões. :-bd

Boas Pedro
Bem vindo aos salgados
Eu tambem comecei assim
Nem sabes aonde te vais meter =))
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Boas, pessoal desde já obrigado pelas boas vindas :-bd

Imagem

O aquario já está vazio, a areia de coral está para chegar, só falta redimensionar as divisórias da sump, o sal e o escumador (emprestado para iniciar) já cá canta, agora só falta tratar da iluminação, será em lampadas led, brevemente postarei quais para me aconselharem. ;)

Deixo-vos com uma duvida: Li por aí sobre acrescentar siporax na sump para albergar ainda mais bactérias, por cá isso não falta logo posso acrescentar sem problema é sempre uma mais valia, mas as que tenho estão mergulhadas faz meses em agua doce, as bactérias de agua doce que albergam serão úteis para o salgado ou faço uma lavagem aniquilando tudo e deixo que ganhem novas? :-\
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Penso que às bactérias de água doce não sobrevivem em água salgada... Penso...
Mais vale pores siporax novo e deixares isso colonizar com bateria naturalmente junto com o ciclo do aquário.

Mas os mais experientes que se pronunciem! ;-)

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
boas pedro,olha pensa bem na areia,pois eu comprei 30kg e agora aos poucos estou a tirar.Estou a falar de areia de coral.O mais importante agora e rocha ,agua (eu misturava com agua do mar,pois essa agua depois e para ser indo trocada) e neste momento pouca luz.Outra coisa importante o escumador de resto e deixar ciclar e mudas de agua semanas com agua de osmose com um bom sal.Um sal muito bom e em conta,CORAL SEA
carlos calheiros


Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
André Salgado Escreveu:
Penso que às bactérias de água doce não sobrevivem em água salgada... Penso...
Mais vale pores siporax novo e deixares isso colonizar com bateria naturalmente junto com o ciclo do aquário.

Mas os mais experientes que se pronunciem! ;-)

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2



eu nao ariscava,coloca lavada ou nova e no ciclo vai ficar boa
carlos calheiros


Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
carlos calheiros


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Hoje vou começar a encher o aqua! Ainda tentei agua do mar mas era muito complicado, daqui a 3 dias estará cheio ;)

Imagem

Uma duvida: Poso encher o tubo ladrão que fica dentro do aquario, com espuma de poliestireno daquela comum para ficar difraçado? Ou presica de alguma tratamento ou espuma especifica?

:-bd
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Boas, pessoal só para dizer que vai devagarinho mas vai :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Continuando o meu nonólogo! :-? :-? :-?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Entao o que ja colocaste no aquario. Fala mais acerca do aquario...ja vi que tens uns peixes

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Idade:
Localização: Cacem
Tens tido algumtipo de problemas pela forma do aquário. Pergunto isto porque já pensei em algo parecido para aproveitar um canto, mas fiquei na dúvida se iria funcionar bem.
Gosto do formato e merecia melhores fotos.



Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 36
Localização: Ermesinde, Porto

Hugo Luis Escreveu:
Tens tido algum tipo de problemas pela forma do aquário. Pergunto isto porque já pensei em algo parecido para aproveitar um canto, mas fiquei na dúvida se iria funcionar bem.
Gosto do formato e merecia melhores fotos.


Olá Hugo de forma alguma, até pelo contrario, sai-se muito bem a todos os níveis, estetico e funcional, e com uma boa circulação não há qualquer tipo de depósitos aos cantos nem nada.

Tens fotos da montagem na 1ª pagina, se pretenderes mais especificas também posso tirar :-bd
cumprimentos, Pedro Oliveira

visita: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2726

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron