Olá bons dias! Desde já agradeço as vossas prontas respostas.. isto da água salgada para mim é algo muito novo e ainda não tenho know how suficiente e até agora as conclusões às quais tenho chegado sobre o melhor caminho a seguir é lendo estes fóruns da especialidade, tanto em PT como lá fora.
E os métodos de ciclagem variam de pessoa para pessoa (e de país para país) e a conclusão à qual eu chego é que existem vários métodos distintos para se chegar a um aquário com sucesso.
Antes de mais o setup:
Aquário com 100x60x55 e sump com 70x30x35 feito pelo Rui Melo. Na altura foi igualmente mandado fazer 2 reservatórios de 30 litros cada para a água de reposição e água salinada.
O material até agora:
- Jebao WP40;
- Aquilli RO/DI 4 estágios;
- SAL Tmc bio-actif;
- Tunze Osmolator 3155;
- Maxspect Razor 160W 16K;
- Eheim 300W heater;
- Askoll 901 (Aquaclear 110) bomba de retorno;
- JBL UV-C 11W;
- Escumador Deltec sc-1455;
- Refractómetro D&D
- 15 Kg rocha morta;
- 18 Kg Areia Viva;
Qdo estiver montado compro um pouco de rocha viva.
Fotos:

Como estou a pensar fazer:
A água não vou utilizar natural - vou fazer sempre com osmose e sal. Faço o aquascape cá fora (vou utilizar epo putty para ajudar). Dp da rocha estar lá dentro, encho o aquário com água de osmose (deve demorar muito tempo - mas não tenho pressa), adiciono o sal, misturo, termostato e qdo a temperatura tiver sido atingida (25º) adiciono então a areia viva. Não estou a pensar em lavá-la 1º. Estou a contar que a água fique uns dias mto turva por causa da adição da areia mas acho que uns daqueles filter bags no tubo de descarga de água para a sump trate disso. Depois então rocha viva.
Em relação ao ciclo a 1ª opinião que tive foi colocar desde o 1º dia a solução de Kalkwasser a bombar no reservatório de reposição para que ajudasse a formar tão desejada água coralina (misturando 1º cá fora, deixando assentar e migrar a água límpida já misturada então para o reservatório de reposição para que essa fosse essa a água a ser utilizada pelo osmoregulador). Parece-me boa idea mas tenho algumas dúvidas em relação à bomba da Tunze pois pelo que tenho lido a cal vai dando cabo das bombas - e não é que a bomba de substituição da Tunze seja muito cara mas se pudesse poupá-la, melhor. Assim sendo (e tendo em conta que iria avançar logo de início com adição de cal) pensei que bom bom seria arranjar um reactor de kalk - cenas a meu ver caras demais para o que são.
Li igualmente que era boa prática colocar logo de início um reator daqueles fluidizados com carvão e removedor de fosfatos mas assumi que isso poderia ficar para mais tarde.
E sem TPAs até que os nitrato fossem mensuráveis.
Mas @Paulo Marinheiro a tua opinião também faz todo o sentido e eu ainda é só teoria... portanto se aconselhas a que eu não utilize Kalk desde o início se calhar é por aí que irei e seguirei o teu conselho das TPAs. Em relação à iluminaçao vou desde o início fazer o ciclo normal de luz para que as algas apareçam o qto antes. Vou ter calma até pq vou usar maioritariamente rocha morta.. já ando à uns anos nisto dos aquários e sei que é um hobby no qual se tem de ter muita paciência.
Já agora qual é a razão pela qual nao se deve utilizar kalk desde o início do aquário? Pensava eu que seria uma mais valia.. E a partir de qdo se deve começar então a introduzir?
Obrigado pela ajuda!
PG