Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Gama Escreveu:
Obrigado Paulo! Por acaso tás a chamar o meu aquário de velho??? :P


Por acaso precisava de ajuda... no canto inferior direito e em algumas rochas surgiu à cerca de 3 / 4 dias estas algas:

Imagem

Que têm vindo a alastrar e já estão no tamanho que surge na foto. Isto durante e no fim do fotoperíodo - durante a noite elas desaparecem quase por completo. Portanto para já a minha dúvida é: que tipo de algas são estas? Pelo que li poderão ser diatomáceas, cyanos ou dinoflagelados (bolas espero que não mas infelizmente parece). Eu reparo que elas ficam com umas bolhinhas de ar...)

Os valores medidos ontem estão em baixo. Alterações recentes no aquário:

- alterei um pouco o layout - mexi em rochas que estavam lá atrás de tudo desde o início do aquário portanto não apanhavam luz e estao brancas - reparo que elas ficam meias acastanhado/avermelhado durante o fotoperíodo. Se eu tinha 1 de NO3 passei a ter 5. Se eu tinha PO4 a 0,05 (à uns 7 dias - medido na altura com hanna checker) agora dão 0 (testes da JBL) - portanto isto não deverá ser real pois tenho estas algas... os fosfatos devem é estar a ser consumidos à grande.

- alterei o direcionamento da bomba de circulação - tive um conselho de um amigo que percebe disto a pontapé e aconselhou-me a direcionar a bomba para a superfície por causa da agitação. De facto dantes ela apontava exactamente para o sítio onde estas algas estão a surgir neste momento.

De resto faço TPA de 1 em 1 ou de 2 em 2 semanas com TMC Bioactif. Uso água de osmose na reposição misturada com Kalk.


Então o meu pedido de ajuda vai no sentido de me auxiliarem a identificar que algas são estas. O aquário tem 4 meses e ainda nunca tinha tido algas destas. Poderá ser o fim do ciclo..?

O que posso eu fazer?


Obrigado pela ajuda
Pedro Gama

Boas Pedro,
Pelo que descreves do fotoperiodo e pela foto, tudo me leva a dizer que são cyanos.
As cyanos não são algas mas sim uma bactéria.

Causas há muitas, soluções mágicas há poucas (nenhuma). :)

Normalmente: Falta de circulação, falta de nutrientes/existência de Nitratos e Fosfatos indetectáveis, porque as cyanos os consomem todos.

Para corrigir: Aumentar/alterar a circulação, aumentar a dosagem de fontes de carbono e bactérias para que as "boas" bactérias combatam as cyanos...

Há tópicos mais aprofundados sobre o tema.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
heheh...

O amigo ja foi quase tudo dito e foste bem aconselhado ...

Ainda me lembro quando montei o meu primeiro Spot um colega de hobbie aqui da zona com muitos anos de aquarios, veio ca a casa e perguntei-lhe como acabava com as cyanos e por incrível que pareça ele disse que o melhor era desmontar o aquario todo , fazer um amontoado de rocha viva nova porque a minha era morta , nao prestava e era pouca ... 2 anos depois fico contente pela força que ele me deu :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

para mim se sinfonares a zona e deres um forcing com as TPA isso vai ao sitio , dá-lhe tempo que isso vai lá ... a ideia que tenho das cyanos é que quanto mais lutamos contra elas mais elas aparecem ... assim ao menos tens a certeza que os fosfatos são 0 elas consomem tudo :D :D


Aquele Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Muito obrigado a todos pelas vossas respostas. Eu estava mesmo sem conseguir entender que raio de alga (ou neste caso bactéria) era aquela. Depois como lia que os dinoflagelados criam as bolhinhas.. e isto tem.. estava já a dizer mal da minha vida :)

Assim sendo:
- vou passar uma power head nas rochas para tentar retirar detritos e eventualmente dessas cyanos;
- vou aspirar o máximo que conseguir;
- vou ajustar secalhar a bomba de circulação para que aquela zona tenha mais flow;

como preciso de aumentar a minha equipa de limpeza se calhar vou dar-lhe e mais algumas coisas. Ando com imensa vontade experimentar os eremitas..

Obrigado pela ajuda e boa aquariofilia!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas


Se me permites vou dar a minha opinião.

Onde tens as cyanos por acaso não é onde tens mais corrente? Pelo que já pensei e pelo que ja vi em geral elas aparecem onde tem mais circulação, penso que tenha a ver com o facto de assim se alimentarem melhor.

Embora já tenhas o aquário a algum tempo podem ter aparecido por não estar completamente maturado ou então algum desequilibro que tenha acontecido. Medes regularmente ca, kh e mg? As vezes variações bruscas têm efeitos nas bactérias boas e as cyanos aproveitaram isso para aparecer.


Embora seja um assunto ainda muito vasto, isto é há opiniões diversas sobre cyanos, a meu ver elas aparecem quer quando há nutrientes muito baixos ou então muito altos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas


Se me permites vou dar a minha opinião.

Onde tens as cyanos por acaso não é onde tens mais corrente? Pelo que já pensei e pelo que ja vi em geral elas aparecem onde tem mais circulação, penso que tenha a ver com o facto de assim se alimentarem melhor.

Embora já tenhas o aquário a algum tempo podem ter aparecido por não estar completamente maturado ou então algum desequilibro que tenha acontecido. Medes regularmente ca, kh e mg? As vezes variações bruscas têm efeitos nas bactérias boas e as cyanos aproveitaram isso para aparecer.


Embora seja um assunto ainda muito vasto, isto é há opiniões diversas sobre cyanos, a meu ver elas aparecem quer quando há nutrientes muito baixos ou então muito altos.


Olá Ricardo! Permito sim sr :)

De facto a Jebao está no canto oposto portanto aquela ponta onde suriram as cyanos terá circulação elevada - se bem que dantes tinha mais daí eu ter dito que iria afinar a posição da bomba para que desse mais flow ali. Mas se elas surgem onde há mais circulação... secalhar nao vou mexer.

Confesso que em termos de testes eu dantes fazia mais, mas faço pelo menos semanalmente (os ultimos testes têm 2 ou 3 dias e estão na assinatura).

Isto das cyanos aparentemente não é mto fácil.. sendo uma bactéria elas têm de ter entrado no aquário ou na rocha viva ou whatever né e ficaram adormecidas à espera das condições favoráveis ao seu aparecimento..

O que me aconselharias então a fazer?

Obrigado pela tua opinião e um abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Já agora: eu tenho lá um frasco de "kent marine poly ox". Aparentemente isto tem um método que ajuda a desaparecer com as cyanos... e, como tudo, tem de ser usado correctamente. Caso contrário corre-se riscos de matar espécies no aquário, especialmente invertebrados.

A minha pergunta é: já alguém usou? Valerá a pena apostar nisto?


Obrigado!
PG


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Gama Escreveu:
Já agora: eu tenho lá um frasco de "kent marine poly ox". Aparentemente isto tem um método que ajuda a desaparecer com as cyanos... e, como tudo, tem de ser usado correctamente. Caso contrário corre-se riscos de matar espécies no aquário, especialmente invertebrados.

A minha pergunta é: já alguém usou? Valerá a pena apostar nisto?


Obrigado!
PG


Boas,

Cá para mim vale a pena apostar é na calma e tranquilidade.
Esses produtos mágicos geralmente dão piores resultados que não fazer nada!

Quando às cianos tens que perceber qual a sua origem? nutrientes baixos? Se sim as cianos tipicamente aparecem por desiquilibrio do red field ratio

Excesso de nutrientes? pois então TPAs para corrigir e muita paciência que isso demora.

A circulação apenas ajuda a que elas não se fixem. Pouco mais.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Eu sou adepto dessa filosofia de calmex e de facto não me agrada nada colocar produtos no aquário, se bem que... sendo cianobactérias uma bactéria, em teoria só se resolve sendo tratada com.. qq coisa :) mas isto em teoria.

Em relação aos nutrientes: referes-te apenas a NO3 e PO4? à 3 dias tinha o NO3 a 5 e PO4 a 0... o que não será verdade.

Ca e Mg e Kh andam smp pelos mesmos valores (400-440 / 1350-1400 / 8-9)

Isto será excesso ou défice de nutrientes?? :)

Abraço e obrigado!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Para mim produtos tento sempre evitar. As ciqnos é mais de aspecto do que mais nada. É prefeeivel adicionar bacterias e fonte de carbono

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
bacterias e fonte de carbono... recomendas algum método para seguir?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Eu já tive duas vezes. No meu primeiro aquário, em que nem osmose tinha era claramente excesso de nutrientes, tinha cyanos em tudo, rocha, areia, vidros.
Neste novo também já tive, e até a bem pouco tempo. Tenho valores a zero derivado ao escumador que tenho vs quantidade de peixes. O que noto neste caso é que elas apareciam onde tinha mais circulação, como há pouco alimentos elas vão para zonas mais movimentadas para apanharem comida.

Mas desta ultima vez penso que também se deveu a uma queda do KH, o consumo de kh aumentou e eu continuei com as mesmas quantidade de balling. Penso que essa mudança, que alem de ter notado nos corais, não terá sido benéfico para as bactérias "boas".

O que eu fiz foi simplesmente deixar andar e deixar o aquario encontrar um equilibrio sozinho. Apenas fazia mudas de água e nessas mudas aspirava as cyanos.
Reduz um pouca o tempo de luz, na falta de alimento elas conseguem usar a luz como alimento.
Já agora como está a tua osmose?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Oioi! Não tenho um medidor de TDS de facto.. tenho de mandar vir 1 qq dia. Mas de qq forma este aqua tem 4 meses q é o tempo q a osmose tem... será q já está a precisar de trocar fitros e resinas e cenas??


Foto tirada agora mm da área afectada:

Imagem

Amanhã ou este fds já me vou por a aspirar isto qdo fizer TPA.

Daqui a pouco já faço testes à água.

Malditas Cianos!!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Penso que a tua seja uma igual a minha, aquili de 4 estagios certo? O Paulo Pinto já me aconselhou a mudar para outra e o que é verdade é que se gastam muito rápido os filtros.
Os meus filtros tive que os mudar com mais ou menos 3 meses, quase 4, mas também depende da agua que faças. E também tens que ter em atenção a idade da membrana, a minha embora seja relativamente nova, tive um problema num dos cartuxos de carvão. Mesmo fazendo a pré lavagem, numa inspecção a membrana vi que estava cheia de carvao. Algum problema no certuxo fez com solta-se carvao.
Mudei os filtros na esperança de não ter danificado a membrana mas o que é certo é que noto que os tds sobem muito rápido. Vou ter que mudar a membrana, o dinheiro que gastei tinha comprado uma nova.

Sendo assim tenta ver se alguém te mede isso.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Na ultima foto isso parece-me castanho, não será diatomaceas?

Se usas agua salinada diria para não fazer tpa. A não ser que mudes os filtros.

Tens alguma resina?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva Pedro,

Já batalhei várias vezes contra os cianos com soluções rápidas. Os cianos acabaram por voltar mesmo passados um ou dois meses. Nada que faças a curto prazo te vai ajudar sem prejudicares o aquário. Tens de pensar numa solução estável. Tens de ir ao fundo da questão. Sem grandes dramas, consegues ao final de um 1 mês inibir gradualmente o crescimento dos cianos. Da ultima vez que tive cianos consegui finalmente dar a volta:

Mais importante do que eliminares os cianos é pensares que os nitratos e os fosfatos te vão inibir o crescimento dos corais

O que fiz de modo geral:

1ª Aumentar a circulação com uma segunda bomba enquanto tinha cianos e eliminar o modo nocturno da bomba (para sempre) A falta de circulação favorece a fixação dos cianos;

2º Garantir que o aquário fica mesmo na escuridão no período nocturno;

3º Baixar nitratos:
- Reduzir alimentação dos peixes especialmente em flocos pq espalham-se pelo aqua. O peixes precisam de muito menos comida do que julgamos;
- Utilizar um dispositivo que evita que a comida se espalhe pelo aquário; Feeding station
- Tpa´s semanais certinhas de 10 % com previa aspiração do areão, remoção e aspiração possível dos Cianos e soprar a rocha com uma bomba;
- Comida congelada: descongelar num mini coador e passar por agua antes de dar comida aos peixes;
- Comecei a dosear Zeoback para introduzir bactérias nitrificantes e vodka para as alimentar;

4ª Fosfatos: Seguir à letra os concelhos do Machado de Sousa nesta palestra;

Palestra Fosfatos Machado de Sousa

5º Utilizei Cyano Clean da Koral Zuch que utiliza uma bacteria que compete com os cianos e mais recentemente o coral snow (Gastei 3 frascos peq);

6º Comecei a utilizar GFO

7º Passei a chaetamorfa ( que consome fosfatos ) para sump e agora fica iluminada em contra ciclo com o aquário para estabilizar o PH (importante para os fosfatos)

Não reduzi a iluminação. Pelo contrario até aumentei que estava baixa e o sistema tem de se equilibrar com uma iluminação adequada.

De forma geral o aqua melhorou muito com estas medidas

Espero ter ajudado

Cump


ps: se alguém disser que tens te adicionar fosfatos para eliminar cianos n acredites :D Tu sabes que és!
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Ferreira Escreveu:
Penso que a tua seja uma igual a minha, aquili de 4 estagios certo? O Paulo Pinto já me aconselhou a mudar para outra e o que é verdade é que se gastam muito rápido os filtros.
Os meus filtros tive que os mudar com mais ou menos 3 meses, quase 4, mas também depende da agua que faças. E também tens que ter em atenção a idade da membrana, a minha embora seja relativamente nova, tive um problema num dos cartuxos de carvão. Mesmo fazendo a pré lavagem, numa inspecção a membrana vi que estava cheia de carvao. Algum problema no certuxo fez com solta-se carvao.
Mudei os filtros na esperança de não ter danificado a membrana mas o que é certo é que noto que os tds sobem muito rápido. Vou ter que mudar a membrana, o dinheiro que gastei tinha comprado uma nova.

Sendo assim tenta ver se alguém te mede isso.


Oi Ricardo! É um dessas sim. Eu vou ver se mando vir do ebay ou assim um medidor de TDS o qto antes. Pelo que leio estes filtros durariam cerca de 6 meses. Mas de facto pode depender da utilização. É algo a ver.

Ricardo Ferreira Escreveu:
Na ultima foto isso parece-me castanho, não será diatomaceas?

Se usas agua salinada diria para não fazer tpa. A não ser que mudes os filtros.

Tens alguma resina?


Em relação a ser diatomáceas ou não eu já vou colocar fotos em baixo e já falamos sobre esse assunto. Na Sump a única coisa que tenho é Chemi Pure Elite dentro do filter bag. Está lá desde o início da montagem.. provavelmente terei de trocar mais cedo ou mais tarde também.

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva Pedro,

Já batalhei várias vezes contra os cianos com soluções rápidas. Os cianos acabaram por voltar mesmo passados um ou dois meses. Nada que faças a curto prazo te vai ajudar sem prejudicares o aquário. Tens de pensar numa solução estável. Tens de ir ao fundo da questão. Sem grandes dramas, consegues ao final de um 1 mês inibir gradualmente o crescimento dos cianos. Da ultima vez que tive cianos consegui finalmente dar a volta:

Mais importante do que eliminares os cianos é pensares que os nitratos e os fosfatos te vão inibir o crescimento dos corais

O que fiz de modo geral:

1ª Aumentar a circulação com uma segunda bomba enquanto tinha cianos e eliminar o modo nocturno da bomba (para sempre) A falta de circulação favorece a fixação dos cianos;

2º Garantir que o aquário fica mesmo na escuridão no período nocturno;

3º Baixar nitratos:
- Reduzir alimentação dos peixes especialmente em flocos pq espalham-se pelo aqua. O peixes precisam de muito menos comida do que julgamos;
- Utilizar um dispositivo que evita que a comida se espalhe pelo aquário; Feeding station
- Tpa´s semanais certinhas de 10 % com previa aspiração do areão, remoção e aspiração possível dos Cianos e soprar a rocha com uma bomba;
- Comida congelada: descongelar num mini coador e passar por agua antes de dar comida aos peixes;
- Comecei a dosear Zeoback para introduzir bactérias nitrificantes e vodka para as alimentar;

4ª Fosfatos: Seguir à letra os concelhos do Machado de Sousa nesta palestra;

Palestra Fosfatos Machado de Sousa

5º Utilizei Cyano Clean da Koral Zuch que utiliza uma bacteria que compete com os cianos e mais recentemente o coral snow (Gastei 3 frascos peq);

6º Comecei a utilizar GFO

7º Passei a chaetamorfa ( que consome fosfatos ) para sump e agora fica iluminada em contra ciclo com o aquário para estabilizar o PH (importante para os fosfatos)

Não reduzi a iluminação. Pelo contrario até aumentei que estava baixa e o sistema tem de se equilibrar com uma iluminação adequada.

De forma geral o aqua melhorou muito com estas medidas

Espero ter ajudado

Cump


ps: se alguém disser que tens te adicionar fosfatos para eliminar cianos n acredites :D Tu sabes que és!


Sérgio antes de mais muito obrigado pela partilha da tua experiência. Eu como sou um novato nos salgados e adepto do KISS (lol), o que eu gostava mesmo era de não ter de me preocupar muito com o aquário e isto ser tudo um mar de rosas :) até agora por acaso não tinha qualquer razão de queixa mas tb... se não houver estes desafios neste hobby (que já de si é complicado e requer bastante tempo de cada um de nós) a malta tb não evolui.

Vou adoptar o máximo das tuas sugestões que me for possível!


Agora a dúvida que eu tenho tido é realmente na correcta identificação desta alga/bactéria. A princípio pareciam-me dinoflagelados (ou pelo menos um início dos mesmos) pq li que estes tinham bolhas de ar e a cor seria semelhante. Claro que após posterior leitura apercebi-me que tudo o resto tb tem bolhas portanto fiquei mais descansado.

Tive várias opiniões que seriam cianobactérias se bem que... todas as fotografias que tenho visto parece.me muito mais aroxeado ou vermelho escuro e a consistência parece-me diferente. Mas de facto a minha sensibilidade e experiência para conseguir uma correcta identificação é nula portanto tenho-me guiado pelas vossas preciosas ajudas.

A outra hipótese seria as diatomáceas (algo aparentemente mais simpático de se ter) e por vezes acho que a cor se assemelha mais a isso.

Assim sendo tirei mais umas fotografias - todas com o belo do Nexus (fotos de m"#$!"%). Eu costumo fotografar com o controlo dos brancos a "nevoeiro" - parece-me smp que fica melhor. A diferença para estas é que agora configurei os brancos para "Automatico".

Pf olhem para as fotografias e tentem identificar se de facto são cianos ou diatomáceas:

Imagem

Imagem

Imagem


Acrescento que fiz novamente testes e nada mudou: NO3 a 5, PO4 a 0 e KH a 8 - testes JBL.

Os nitratos subiram um pouco em uma semana (estavam a 1). O teste de fosfatos continua a não acusar rigorosamente nada. A cor não muda.

Relembro que este aquário tem 4 meses e picos, tem 5 peixes (salaria, goby, onespot foxface e 2 palhaços). Tem uns camaroes e corais com fartura que tem sido a minha grande surpresa/novidade nisto dos salgados.

Obrigado a todos que têm contribuído neste meu tópico - esta é sem dúvida uma grande comunidade!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Pelas cores que daqui parecem castanhas ia mais para diactomacias.
As cyanos são cor de vinho puro.

Uma pen para medir TDS custa na leroy 20 €
Abraço

Enviado do meu GT-N8010 através de Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas


Para mim sem dúvida são diatomaceas. E acho que será da osmose, tenta testar os silicatos.
Uma coisa que me acontece com a resita, no meu caso da ATI(fosfatos), é que fazia aparecer as diatomaceas. Numa conversa que tive com o Reinaldo(com quem ainda estou em divida), ele disse que elas(diatomaceas) usam ferro, dai a sua cor. Como sabes a resina da ATI é a base de ferro. A que usas não sei se é a base de ferro mas experimenta tirar. Mas atenção elas apareceram no meu porque também tinham silicatos. Pelo que o Reinaldo me disse algumas resina libertam silicatos também.

Se conseguires uma amostra desse castanho podes enviar-me que eu no meu microscópio tento identificar e tira-se a dúvida.

Muito sinceramente não acho que seja da circulação. Como já disse penso que será da osmose. O ideal seria mesmo testares a osmose com um tds e os silicatos. E mesmo o a água do aquário testa o silicatos. Passei pelo mesmo e as causas no meu caso eram os silicatos e a resina a base de ferro.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Pelas cores que daqui parecem castanhas ia mais para diactomacias.
As cyanos são cor de vinho puro.

Uma pen para medir TDS custa na leroy 20 €
Abraço

Enviado do meu GT-N8010 através de Tapatalk


Olá bons dias André! De facto a mim tb me parecem diatomáceas mas temos aqui várias opiniões de várias pessoas (qq delas com mto mais experiência do que eu) que afirmam ser cianos. Continuo meio na dúvida :)

Muito obrigado pela dica do leroy! eu tinha mencionado o ebay pq aquando da montagem do aqua eu procurei por esses medidores pois sabia que dai a uns 5 ou 6 meses precisaria de 1 e os valores que vi rondavam os 11 - 12€ já com portes.

Mas de facto para 20€ não vale a pena estar 1 mês à espera ;)


Carlos Assunção Escreveu:
Pedro,
Sem dúvida no areao são cianos. Tive até á cerca de 2 meses aprox.
Aconselho a redirecionares a bomba, sifonares o areao. Adquirir strombus pelos menos 2 ou 3.
De resto TPA regulares sem adição de químicos... Pelos menos foi o que fiz seguindo o conselho do Mauro e foram todas a vida...


Sent from my iPhone using Tapatalk


Pois como tu já tiveste e se achas que são semelhantes ao que tinhas no teu.. na volta são de facto cianobactérias.. Este fds já vou sinfonar o máximo que conseguir...


Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas


Para mim sem dúvida são diatomaceas. E acho que será da osmose, tenta testar os silicatos.
Uma coisa que me acontece com a resita, no meu caso da ATI(fosfatos), é que fazia aparecer as diatomaceas. Numa conversa que tive com o Reinaldo(com quem ainda estou em divida), ele disse que elas(diatomaceas) usam ferro, dai a sua cor. Como sabes a resina da ATI é a base de ferro. A que usas não sei se é a base de ferro mas experimenta tirar. Mas atenção elas apareceram no meu porque também tinham silicatos. Pelo que o Reinaldo me disse algumas resina libertam silicatos também.

Se conseguires uma amostra desse castanho podes enviar-me que eu no meu microscópio tento identificar e tira-se a dúvida.

Muito sinceramente não acho que seja da circulação. Como já disse penso que será da osmose. O ideal seria mesmo testares a osmose com um tds e os silicatos. E mesmo o a água do aquário testa o silicatos. Passei pelo mesmo e as causas no meu caso eram os silicatos e a resina a base de ferro.


Vou fazer isso sem dúvida nenhuma ;)


Hoje de manhã (as luzes do aquário só acendem às 17:00) deixei a sala toda escura. Tirei uma foto da área afectada para verem como as manchas desaparecem todas (ou quase) sem luz:

Imagem


Muito obrigado pelas opiniões... ando a ler sobre diatomáceas / cianos para tentar identificar que raio se passa com este aquário! :)

PG


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro...

estás a "stressar" com pouco... Mantem a rotina que tens feito e dado bons resultados. Parecem-me diatomaceas e isso assim como veio vai desaparecer rapido se manteres o KIS!

Continua com as TPA´s não coloques quimicos nem nada que te atrapalhe o controlo do aquário. Ás vezes temos de saber ter calma, esperar e deixar o próprio sistema desenvolver e resolver esses pequenos surtos esporádicos.

Uma osmose com 4 meses tem de funcionar bem... podes testar os TDS para certificar mas não me parece que seja dai. Pode ter havido alguma pequena alteração que fizeste no aqua que provocou esse pequeno surto mas isso passa com paciencia...

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron