Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

como Marco disse Keep calm e KIS , se reparares todos os aquarios passam por isso , uns mais tarde outros mais cedo , mas todos passam por isso, é manter a rotina de TPA , e Calma que isso passa ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Marco vou discordar contigo. A minha osmose é a mesma que a do Pedro. Em Janeiro troquei os cartuxos todos, só menos a membrana. A coisa de 3 semanas voltei a trocar, no tds já me dava 15 ppm. Sei que a mim pode ter sido consequência do carvao ter ido pra membrana, mas não te esqueças que estas osmoses têm pouca duração.
Mas claro depende da quantidade de água que ele já fez. E depois depende muito da água de entrada. Agora só testando é que se sabe.

De resto estou completamente de acordo. Deixar andar para o aquário se estabilizar por ele proprio, pelo menos no meu foi o que fiz.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Sim.. é verdade que eu stresso um pouco com isto, mas acabo de ficar mais descansado. Sobre os químicos eu não estava a pensar em adicionar nada. Vou continuar com as manutenções normais como tenho feito.


Este surto deve ter acontecido por eu ter andado a mexer nas rochas para alterar um pouco o layout para receber peixes.


Obrigado a todos!

@Ricardo: vou medir o TDS da osmose para descargo de consciência!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos! Em relação à dúvida que tinha entre diatomáceas e cianos, aparentemente (e infelizmente) serão cianos. Passaram quase 2 semanas e o aquário continua com elas. O que eu tenho feito:

- Alterei (e diminuí) um pouco a intensidade e espectro de luz para mais azul;
- Aumentei um pouco a circulação;
- TPAs certinhas a sinfonar os focos dos cianos no areão e nas rochas;
- Diminuição da comida.

Portanto tudo mto natural. Nada de medicamentos. A única coisa que meto a seguir às TPAs é uma cápsula de Biodigest. Pelo que li, a forma natural de acabar com as cianos é fazer com que as bactérias que temos nos nossos aquários compitam com a cianobactéria.. e ganhem! Este aquário tem cerca de 4 meses e meio.. não estará concerteza ainda maturado e capaz de combater por ele próprio as cianos.. não sei de poderia adicionar mais qualquer coisa. Ainda por cima só tenho mais uma cápsula destas bactérias.

Os nitratos rondam os 5, o KH os 8 e o PO4 está a 0 (deverá ser irreal).

Apesar de sinfonar as cianos voltam sempre. Eu quero pensar que se continuar assim elas vão acabar por desaparecer, não sei é quanto tempo demorará. Noto que alguns corais (poucos) ficaram afectados com cianos, nomeadamente a esponja (spider sponge) nestas 2 semanas definhou incrivelmente como eu nunca tinha visto. Não se salvará concerteza. A caulastrea tb ficou cheia de focos avermelhados e não está com mto bom aspecto. A GSP tb tem alguns pontos com vermelho mas mto pouco. De resto os outros corais aparentam estar razoáveis.. sem dúvida que a mais afectada foi a esponja. Estive a ler sobre isso e existem vários relatos que as cianos dão cabo da vida destas esponjas - que por si só já são extremamente difíceis de manter em aquário (esta está comigo à cerca de 2/3 meses).

Em trocas de impressão com algumas pessoas ouço diferentes tipos de opiniões mas mtas delas acham que as cianos só passam com medicação e que não vale a pena eu andar a perder tempo com apagões, sinfonagens e afins. Passaram 2 semanas, elas ainda existem, mas eu já sei que isto da aquariofilia e ainda por cima dos salgados, nada acontece depressa portanto.. vou continuando com esta rotina...

Fica uma fotografia do estado da nação. Não podemos mostrar só coisas boas e bonitas:

Imagem

Acham que poderei melhorar alguma coisa nestas rotinas? Não gosto nada de ver o aquário assim..

Obrigado a todos!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Por curiosidade, como está a osmose? Chegas-te a medir com o tds?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ainda estou à espera q o aparelhometro chegue do ebay... O do leroy custava 30€. Eu comprei por uma fracao desse valor. Mas estou mto curioso de facto..

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Idade:
Localização: Cacem
Pedro Gama Escreveu:
Ainda estou à espera q o aparelhometro chegue do ebay... O do leroy custava 30€. Eu comprei por uma fracao desse valor. Mas estou mto curioso de facto..

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk

Onde arranjas-te para medirbo tds maisvbarato?


Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Portugal
No nosso olx existem caneta dessas a cerca d 10/15 euros......foi onde comprei a minha e ate agora 5 estrelas

Enviado do meu GT-N7100 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo Luis Escreveu:
Pedro Gama Escreveu:
Ainda estou à espera q o aparelhometro chegue do ebay... O do leroy custava 30€. Eu comprei por uma fracao desse valor. Mas estou mto curioso de facto..

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk

Onde arranjas-te para medirbo tds maisvbarato?


Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk


Oi Hugo,

já não me recordo qual foi o vendedor do ebay mas consigo saber. De qq forma através de uma pesquisa simples no ebay consegues encontrar milhentos resultados de medidores baratíssimos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Acabo se receber a minha tds pen. Medi a agua de osmose que deu 002. Pelo que li é um valor bom.. A agua da torneira sai a 070 e a agua suja da osmose sai a 110.
Continuo com cianos com fartura infelizmente...

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
E mais umas fotos da pequena desgraça! :)

Imagem

Imagem

Imagem


tudo com telefone.. peço desculpa pela qualidade reduzida


PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Pedro calma que elas vao passar mantem a tua rotina

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Portugal
Tens uv?

Enviado do meu GT-N7100 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Tenho mas nunca a liguei.. Uv nao mata so o q esta na coluna de agua? Ajuda com cianos?

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Pedro,

Esse nível de fosfatos não deve estar fiável... geralmente as algas e cianos precisam desse "combustível" principal...

Experimenta não limpares os vidros durante uns dias até ele ficar cheio com algas pontos verdes. No meu sistema se os fosfatos estiverem elevados essa algas aparecem nos vidros em dois dias. Quando os fosfatos estão bons (baixos) essas algas só aparecem 4 ou 5 dias depois. Cada sistema é um sistema mas poderá ser útil para ver a intensidade dos fosfatos.

Com 4 meses o aquário ainda está a maturar, então a fase de algas é normal.

Um bom investimento para ajudar à filtração biológica era arranjares um ou dois litros de Siporax. Combinado com a adição de umas gotas de Zeobak semanalmente, talvez ajudasse na maturação.

Mas com TPAs semanais também é uma boa ideia para atingir o mesmo fim.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
E valera a pena estar a aspirar as cianos...? Elas voltam smp passados uns dias..

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Bom dia Sr Pedro eu tbm estava com problemas de ciano mas resolvi a situação com bastante circulação de água num aquário de 108 litros tenho 2x 3000l/h e sabes o que me está a aparecer por debaixo da ciano alga coralina e com cor bem garrida esteticamente e feio mas é um bem necessário para o sistema no meu ver

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Olha como já te disseram tem calma, vai continuando com a manutenção regular. Deixa-o maturar mais.

Quando ao uv não me parece que faça alguma coisa. Aspirar enfraquece e assim ajuda a controlar.

Pelo que sei não tens muitos peixes e tens um bom escumador e não ser que estejas a alimentar demais e com o escumador mal afinado penso que não será daí o problema.

Como já te disse deixa isso estabilizar mais que isso vai ao sitio.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Pois q nao estou a alimentar quase nada. O escumador nao sei mto bem se bem calibrado ou nao. Ele demora q tempos a encher o copo.. Tv seja por ai.. Ontem no fim do fotoperiodo estava terrivel :) tenho de ter pacienciazinha e ir aspirando... Valera a pena mudar a iluminacao... Especto, intensidade ou tempo?

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Gama Escreveu:
Pois q nao estou a alimentar quase nada. O escumador nao sei mto bem se bem calibrado ou nao. Ele demora q tempos a encher o copo.. Tv seja por ai.. Ontem no fim do fotoperiodo estava terrivel :) tenho de ter pacienciazinha e ir aspirando... Valera a pena mudar a iluminacao... Especto, intensidade ou tempo?

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk



Pedro,

Os copos dos escumadores não se devem deixar encher; a eficácia dos escumadores aumenta se o pescoço e a tampa forem limpos com regularidade.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron