Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Nos discus a blood sao grande fonte de parasitas internos , nunca tiveste problemas nos salgados André ??

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk



Boa pergunta! E era uma dúvida que eu tinha de facto.. para além do facto dos bloodworms não terem proveniência dos oceanos.. se bem que essa possa ser uma falsa questão


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Nos discus a blood sao grande fonte de parasitas internos , nunca tiveste problemas nos salgados André ??

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Boas,
Eu nunca notei nada. Misturo (1 cubo) com o resto da comida congelada que dou (artémia mysis, etc) e sempre comeram com satisfação.
Peixes doentes nunca vi.
Um Centropyge "Loricus" e um palhaço preto desapareceram sem deixar rasto...
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos!

Update:

- Aquário com 3 meses de idade

- Lista de Vivos:

Peixes & Invertebrados:

Salarias Ramosus x 1
Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris) x 2

Strombus x 1
Trochus Histrio (turbos) x 4
Nassarius Snail x 4
Sand Sifting Sea Star (Astropecten polycanthus) x 1
Scutus sp (lesma que vinha com a Rocha Viva) x 1

Peppermint Shrimp (Lysmata wurdemanni) x 4
Blood Red Fire Shrimp (Lysmata debelius) x 2
Scarlet Skunk Cleaner Shrimp (Lysmata amboinensis) x 1

Maxima Clam x 1


Corais:
White Pom Pom Xenia sp
Sarcophyton sp
Euphyllia parancora
Bullseye Rhodactis Mushroom (azul e roxo)
Sinularia sp
Zoanthus sp (verde e laranja)
Euphyllia glabrescens
Montipora digitata (vermelha) - (nem por isso já...)
Turbinaria
Zoanthus sp (lilás e rosa)
Actinodiscus sp (vermelho)
Trumpet Coral (Caulastrea curvata) - Metalic Green
Frogspawn Coral, Thin Branched (Euphyllia paradivisa)
Duncanopsammia axifuga (Duncan Coral)
Tooth Coral (Galaxea spp.)
Starburst Polyp (Briareum sp.)
Heteroxenia Polyp, Aquacultured (Heteroxenia sp.)
Hammer Coral, Branching (Euphyllia ancora)
Sarcophyton
Zoanthus sp (tricolor)
Torch Coral (Euphyllia glabrescens) verde
Parazoanthus (Colony Polyp Yellow)
Green Fluorescent Mushroom
Trikentrion flabelliforme (esponja)
Torch Coral (Euphyllia glabrescens) Green/Yellow
Flower Pot Coral (Goniopora sp.)
Colony Polyp, Orange/Green (Zoanthus sp.)


Os valores têm andado bem com a excepção dos nitratos que rondam normalmente os 15ppm. Somente doseio Kalk na água de reposição. Em termos de peixes/invertebrados não tive ainda nenhum problema todos andam de boa saúde. Em relação a corais tive o pequeno frag de montipora digitata que branqueou. Se bem que numa das pontas noto pequenas pontinhas a rebentar - suponho que seja sinal de crescimento. Se calhar a melhor coisa a fazer é cortá-lo, e deixar estar para ver o que acontece... Ainda não o retirei do aquário. Uma das minhas Xénias foi-se abaixo - nunca entendi a razão pela qual isto aconteceu (a outra Xénia continua linda). Já li várias vezes que pode acontecer de um momento para o outro e nunca se chega a entender muito bem a razão pela qual isto acontece. Estou a deixá-la sossegada para ver se ela recupera (parece que elas do nada arrebitam)
E.. a spider sponge - a cena mais complicada que lá tenho e uma compra por impulso! Sofre do problemas de todas estas esponjas em aquários não preparados para elas - a esponja pp dita começa a branquear. Já li imenso sobre isso e aparentemente esta é uma situaçao recorrente e o aconselhado é cortar estas partes brancas - foi o que fiz. Uma das minhas Euphyllias (a sacaninha da torch) esticou-se até ao duncan e estava a queimar-lhe uma das cabeças. Alterei a posição dela - sacaninha agressiva!
De resto anda tudo razoavelmente bem. Fiz uma pequena alteração de layout para ter mais espaço e pq visualmente é mais agradável a partir do ponto onde me sento no sofá.


Algumas imagens tiradas com o telefone ontem:

Imagem

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Obrigado pela ajuda que me têm dado nesta aventura! :)

Pedro Gama


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
lindo =)

doseias kalk na agua reposiçao certo? manualmente ou atravez de uma bomba doseadora?
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
esses nitratos devia ir mais para baixo , se queres manter SPS deverias descer isso , em relação ao resto esta muito porreiro , gosto muito da esponja , sei que é dificil manter mas ela esta bem bonita ...

Vai postando novidades ..

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Tiago Rocha Escreveu:
lindo =)

doseias kalk na agua reposiçao certo? manualmente ou atravez de uma bomba doseadora?



O que eu faço em relação ao kalk é:

tenho o meu reservatório de água de reposição que tem cerca de 30 litros. Depois de o encher com água de osmose, mando lá para dentro umas colheres de kalk (tenho um pó da deltec) mais ou menos na dose recomendada para os tais 30 litros. Pelo que eu me apercebi em termos de kalk é que tu podias quase espetar para lá o pacote todo do kalk que a solução chega a uma determinada altura fica saturada e não fica um kalkwasser mais forte. Depois mexo um pouco o reservatório e deixo repousar durante a noite (mais ou menos umas 8 horas). O pó assenta e fica um pó branco no fundo do reservatório e a água fica (nem por isso) cristalina. É essa água que repôes na evaporação. Uso o ATO da tunze com a bomba a uns cms do fundo do reservatório para que não seja essa mistela branca que vai para o aquário.

Acho que o kalkwasser dá cabo das bombas e tal.. e nunca limpo este pó do fundo sempre que encho novamente o reservatório. É uma manutenção que mais cedo ou mais tarde terei de fazer (tanto a bomba como a aspiração do depósito de kalk que fica no reservatório).

O que eu notei desde que comecei a usar o kalk foi que o meu nível de KH fica sempre certinho nos 8/9. Dantes passava um tempo começa a descambar para 6.. lá tinha eu q colocar aqueles pós para fazer subir a cena outra vez.

Abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
esses nitratos devia ir mais para baixo , se queres manter SPS deverias descer isso , em relação ao resto esta muito porreiro , gosto muito da esponja , sei que é dificil manter mas ela esta bem bonita ...

Vai postando novidades ..

Abraço



Obrigado Paulo. Em relação aos nitratos se calhar estava a ser um pouco pessimista. Em boa verdade eles ronda normalmente entre os 10 e os 15. Nunca entendi mto bem a razão pela qual os nitratos estavam tão altos. Chegam a atingir os 20 antes das TPAs.

Fontes para tal a meu ver: uso os filter bags.. mm q troque semanalmente.. podem ser fonte de nitratos. E pior que isso: por debaixo da minha bomba de reposição, por causa do "white noise" parvo que me irritava, coloquei daquela esponja filtrante branca para abafar o som.. é evidente que (mm com trocas semanais).. aquilo pode ajudar os nitratos a subir.. digo eu..

De qualquer forma neste fds após a TPA, (que já correu mto melhor que a última - seguindo a dica do Gil, deixei a água a salinar de um dia para o outro), retirei essa esponja branca toda e consegui colocar a bomba de maneira a q não vibrasse no vidro. Agora não ouço nada.

Vamos ver se notarei diferenças no valor dos nitratos. De resto.. não sei mto bem o q possa ser.. Vocês qdo dão comida congelada descartam a pp água da congelação ou não? Tipo passam por água o cubo até derreter ou assim, oor causa dos nitratos e fosfatos?

De qualquer forma o aquário ainda é mto recente... suponho que nos buraquitos das rochas ainda se vão formar ãlgumas bactérias desnitrificantes que ajudarão a diminuir o NO3.. digo eu...

O que pode ser mais?


em relação à esponja tenho dado Phyto.. vamos ver se se aguenta.


Obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Nova adição! LINDA!




:)

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos! Aquário com 93 dias. Como não consegui ainda descobrir as espécies de Wrasses que queria, ficam para o mês que vem e adicionei o par simbiótico Orange Spotted Goby + Tiger pistol shrimp. Em um par de horas já estavam inseparáveis:

Imagem


Segue uma foto gira do aquário:

Imagem


E vídeo da praxe:





Obrigado por verem!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
E mais umas fotos de ontem no fim do ciclo de luz:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Espero que gostem!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Porreiro. Como esta o restante aquario

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
estas a ficar com o aquario bem composto =)
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado Tiago e Paulo! O aqua está a andar bem, pelos menos ainda não tive mortes, vamos a ver se assim continua. Tive de fazer algumas alterações de layout por causa de 1 ou outro coral mais agressivo (torch coral) - fui dar com ele a dar cabo de uma das cabeças do duncan.. que nunca mais foi a mesma. De resto a esponja vermelha é mto bonita e ah e tal as é mto complicada de manter - é a q me tem dado mais problemas de todos os corais. A digitata vermelha nunca a retirei do mm sítio e noto sinais de novo crescimento (pelo menos acho q é) - uns brotinhos brancos a saírem de alguns pontos do coral. A Xenia pelo menos ainda não morreu.. vamos ver se recupera.

De resto acho imensa piada ao pistol shrimp + gobie que foram as ultimas adições.

Umas fotos para verem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E é tudo! Abraços!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Epa onde ela esbranquiçou continua branco. Noto é uns ramingos btancos minusculos a sairem do corpo do coral. Eu ja meto uma foto dela para tu veres

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
que tal o comportamento da Ecsenius bicolor?
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
O blenny q la tenho é uma salarias e tem um comportamento mto engraçado. Esse tb me parece mto fixe

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Assunção Escreveu:
Está a recuperar a Montipora Pedro?


Sent from my iPhone using Tapatalk



Oi! está aqui uma foto dela. desculpa a qualidade horrível. talvez consigas reparar nos pontinhos brancos a crescer.

Imagem


Abraço!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
:) espero q sim!

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Vídeo engraçado de ontem do goby com o tiger shrimp :)



Uma imagem gira da Salarias:

Imagem


:)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Excelente o video Pedro sempre gostei dessa dupla mas tenho apenas uma camada muito fininha de areia por isso não decidi introduzir mas esta muito bom deve ser mesmo engraçado...

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby