Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
João Seguro Escreveu:
O que quis dizer é que não achei que essas 2 bombas apenas dessem tanta confusão na areia quando tens 160cm de comprimento.

relativamente aos parâmetros:

Imagem
Ok já percebi mas sim da imensa confusão e na verdade quem faz confusão e a rw 15

Ok esta tabela eu tenho o que eu quis dizer e que não entendi o porque dos valores de nitratos e fosfatos (se este estiver certo) terem sido os apresentados nos testes pois o aquário só tem 5 dias de montado pensava eu que aí da não teria tempo para já ter valores assim isso que não entendi

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
pode ser de tanta coisa... Pode ser da rocha morta, pode ser da areia pois deduzo que estejas a usar a antiga. Diz-se que mesmo bem lavada transporta sempre carga orgânica. É fazeres boas TPAs, manteres tudo estável sem grandes alterações e ires controlando. Não deves ter problemas com isso ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
João Seguro Escreveu:
pode ser de tanta coisa... Pode ser da rocha morta, pode ser da areia pois deduzo que estejas a usar a antiga. Diz-se que mesmo bem lavada transporta sempre carga orgânica. É fazeres boas TPAs, manteres tudo estável sem grandes alterações e ires controlando. Não deves ter problemas com isso ;)
Espero que não tenha, a rocha que era morta ficou uns quatro meses junto com as vivas e a areia sim e a antiga mas teve de molho no cloro e depois na água oxigenada e osmose dribla vamos ver mais pra frente né

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Bem as infelizes já começaram a aparecer, isso me parece diatomaceas, acredito que fazem parte do ciclo e que ainda vai piorar muito ImagemImagem

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Está a aparecer em toda a rocha ou só nas mortas?

Muita calma que isso vai ao sítio ;) keep it simple :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
João Seguro Escreveu:
Está a aparecer em toda a rocha ou só nas mortas?

Muita calma que isso vai ao sítio ;) keep it simple :-bd
Só nas que eram mortas mesmo ! Embora essas "mortas" não deveriam ser tão mortas pois ficaram a maturar durante quatro meses junto a viva

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Alessandro Campos Escreveu:
João Seguro Escreveu:
Está a aparecer em toda a rocha ou só nas mortas?

Muita calma que isso vai ao sítio ;) keep it simple :-bd
Só nas que eram mortas mesmo ! Embora essas "mortas" não deveriam ser tão mortas pois ficaram a maturar durante quatro meses junto a viva

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Preciso de camarão comedor de aptasias alguém a vender mais barato ou alguém sabe onde consigo ?

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá pessoas!
Fica aqui um pequeno video após introduzir a areia.
Os corais estão mais fechados por terem levado como o pó da areia.
sei que não tem nada demais pra mostrar mas...

Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Bom dia, está com bom aspeto ;)

Já vi que já foste buscar ermitas. Mete-lhes conchas de vários tamanhos para eles poderem ir mudando à medida que vão crescendo para que não procurem matar turbos, nassários etc em busca de conchas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
João Seguro Escreveu:
Bom dia, está com bom aspeto ;)

Já vi que já foste buscar ermitas. Mete-lhes conchas de vários tamanhos para eles poderem ir mudando à medida que vão crescendo para que não procurem matar turbos, nassários etc em busca de conchas.
Eles vao ficar só um tempo depois vou devolvendo ao mar, mas sabes em tempos tive um eremita da outra vez que montei ele nunca matou ninguém e era muito bonito mas ele foi pra sanita abaixo em um equívoco pena do bicho até hoje.

E obrigado por estar sempre aqui a participar

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Entraram uns turbos e já trabalham veja só a parte que está branca na rocha estava totalmente castanho como o resto dela e isso foi umas horas após serem introduzidos ImagemImagem

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Olá,

qual a origem da tua agua, é feita ou do mar?

Nao vejo nada alarmante com os nitratos e fosfatos da tua agua... alem disso já tens aí vida que está a produzir tambem, num aquario que nao os deve processar. Os valores sao relativamente baixos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Pedro Vidal Escreveu:
Olá,

qual a origem da tua agua, é feita ou do mar?

Nao vejo nada alarmante com os nitratos e fosfatos da tua agua... alem disso já tens aí vida que está a produzir tambem, num aquario que nao os deve processar. Os valores sao relativamente baixos.
Obrigado por participar e minha água e feita, se intendi o que você quis dizer e que o aquário e novo para processar este fosfato e nitrato e isso ?

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
sim, isso... um aquario precisa de tempo para processar NP, caso a montagem esteja eficiente.

Visto que a água é feita (já desconfiava pelos valores de KH e Ca), podes ter alguma questao no sistema de osmose que pode interessar despistar, o problema nao serao tanto os nitratos e fosfatos nesses valores, mas pode estar a deixar passar poluentes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Pedro Vidal Escreveu:
sim, isso... um aquario precisa de tempo para processar NP, caso a montagem esteja eficiente.

Visto que a água é feita (já desconfiava pelos valores de KH e Ca), podes ter alguma questao no sistema de osmose que pode interessar despistar, o problema nao serao tanto os nitratos e fosfatos nesses valores, mas pode estar a deixar passar poluentes.


Olha falas bem ! Pois agora já não passa mas, quando enchi passou sim, só que eu muito burro só fiz o teste a agua de osmose quando já tinha o aquário cheio e na temperatura certa ai arrisquei e meti o sal e fiz tudo e tratei da osmose que agora tem o,oo ppm, sim eu sei que foi um grande erro mas acho que com o tempo a coisa vai resolvendo ainda mais que já tratei do assunto da osmose então a reposição e todas as tpas já vão com boa agua, achá que chego lá ?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Lembram se do aquário que eu mandei fazer e ficaria em um móvel ao lado da sump um nivel mais acima, a fim de ser um refúgio para meter alguma rocha e chateomorpha.
Pois é deu errado, aquilo acaba por transbordar, eu não tenho paciência para ficar regulando entrada e saída do caudal então preferi não arriscar e eliminei do sistema. Mas tô bolando outra ideia e já já eu mostro

Aqui a foto do tal aquário que ficaria no móvel ao lado da sump qual me referi no relato acima, mas como disse a ideia já foi abortada ImagemImagem

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá pessoas como prometido vim mostrar a minha mirabolante ideia sobre aproveitar o aquário que já tinha sido mesmo mandado fazer é que tinha desistido de usar por medo de transbordo da maneira que estava.

Foi então que tive a ideia de meter ele dentro da sump uma vez que havia espaço

Coloquei no fundo do dito refúgio umas pequenas plaquinhas de pvc para não ficar vidro diretamente sobre vidro

Imagem

Imagem

Depois foi o momento de acabar com com a minha coluna e meter isso dentro da sump que ficou assim

Imagem


Imagem

Em princípio esta será á luminária que irei usar, só não pude mostrar ela com a luz ligada porque o transformador dela está com mal contato e não conseguia fazer a luz parar ligada. ( mas vou ver se a arranjo).

Imagem

Vou deixar um pequeno video da bugiganga a funcionar !
Aguardo as criticas boas e más todas são bem vindas !
A ideia e manter neste refugio pra ja algas chaetomorpha afim de controlar nitratos e fosfatos, tambem devo meter la dentro estas rochas que estão ai fora na frente do escumador.
Pensei em fazer uma camada de substrato mas por mais que eu leia SOBRE REFUGIO NÃO CONSIGO CHEGAR A UMA CONCLUSAO SE DEVEMOS METER SUBSTRATO OU NAO NOS REFUGIOS SE ALGUEM PUDER DAR UMA DICA AGRADEÇO.

Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Bom dia Alessandro,

Não percebi o porquê de meteres esse aquário dentro do outro... Porque não fazias apenas uma divisão para o refúgio separando-o do escumador? tal como tens entre o escumador e a bomba de retorno...

Relativamente ao substrato podes pôr ou não.. Depende do gosto de cada um. EU no teu caso não punha. Tens o retorno a cair nessa zona e vai acumular muita porcaria ou então terias sempre o substrato no ar. Depois penso que deverias meter 1 filter bag nesse retorno para apanhar grande parte das porcarias senão vais andar sempre com a sump uma confusão...


Não percebi porque é que, como tinhas, não deu...

Como tinhas a ligação do refúgio à sump? Era suposto escorrer pelo vidro? (Devias ter tubagem senão podia dar raia)

Saía por cima? Transbordava? (Os buracos deviam ser pequenos para o caudal... Diminui-se o caudal ou faz-se buracos maiores)

Devias ter uma bomba só para alimentar o refugio e não usar o retorno de forma a não acumular tanta porcaria lá e não teres problema com transbordar

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
João Seguro Escreveu:
Bom dia Alessandro,

Não percebi o porquê de meteres esse aquário dentro do outro... Porque não fazias apenas uma divisão para o refúgio separando-o do escumador? tal como tens entre o escumador e a bomba de retorno...

Pelo fato de entre arranjar vidro colar e ficar esperando mais ou menos 24 horas o silicone secar mas realmente tive está ideia mas depois vejo se faço isso ou se fica assim

Relativamente ao substrato podes pôr ou não.. Depende do gosto de cada um. EU no teu caso não punha. Tens o retorno a cair nessa zona e vai acumular muita porcaria ou então terias sempre o substrato no ar. Depois penso que deverias meter 1 filter bag nesse retorno para apanhar grande parte das porcarias senão vais andar sempre com a sump uma confusão...

Também pensei nisso ainda mais que o substrato que aqui tenho e bem fino então a ideia do substrato já ficou pra trás quanto ao filter bag tens razão mas da para por e só retirar ali algumas curvas que estão só encaixadas e meter o saco


Não percebi porque é que, como tinhas, não deu...

Como tinhas a ligação do refúgio à sump? Era suposto escorrer pelo vidro? (Devias ter tubagem senão podia dar raia)

Eu tinha mangueiras! Com torneiras mas não havia meio de conseguir controlar de maneira que ou não transbordasse ou não fizesse um barulho infernal de ralo na saída

Saía por cima? Transbordava? (Os buracos deviam ser pequenos para o caudal... Diminui-se o caudal ou faz-se buracos

Devias ter uma bomba só para alimentar o refugio e não usar o retorno de forma a não acumular tanta porcaria lá e não teres problema com transbordar

Eu estava a usar uma derivação na bomba de subida com uma torneira para controlar o fluxo mas não conseguia afinar entrada e saída como eu já disse
Aí tive esta ideia aí acho que vai funcionar vamos ver

Abraço




Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Editei a sua mensagem e fui respondendo ela kkkk
Fica mais fácil assim
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
a maneira mais fácil de afinares do modo como tens os furos é fazer um durso no buraco superior e depois os outros dois através de tubagem juntarem num so e com uma so torneira afinar ate o nível subir e a agua começar a cair pelo furo superior do durso... so assim evitas o barulho e o não transbordar... alem da torneira como tinhas de entrada de agua...

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron