Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Alessandro,

Nao consigo visualizar as fotos. É muito curiosa essa "simbiose" com a rhodactis, vamos lá ver como corre os 4 juntos nos próximos tempos, vai actualizando.

Não minha opinião não reduzia a escumaçao, nem aumentava os vivos sem reencontrar o equilíbrio. Esse "pó castanho" pode ser algum surto de Dinoflagelados.


Olá Hélder, também pensei nisso de ser dinoflagelados mas não tenho experiência para saber se é ou não !!!!
Pois vamos ver essa simbiose como corre né
Quanto às fotos notei que pelo Tapatalk elas aparecem todas quebradas mesmo não dá pra visualizar só mesmo no pc, não sei porque isso acontece é não sei resolver se alguém tiver uma dica agradeço muito



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Alessandro,

Desculpa que vou ser um pouco duro ... mas quero que esse aquário seja um aquário de sucesso e tem tudo para isso se conseguirmos controlar as mãos do dono!

Alessandro Campos Escreveu:
Então comprei uma resina para retirar os fosfatos e meti na esperança de ajudar,


Tira a resina ... é normal teres esses valores no ciclo do aquário ... doseia Kalk, faz TPA e espera

Alessandro Campos Escreveu:
Outro problema é que minha areia resolveu ficar toda castanha com uma alga que parece mesmo ferrugem ate se passar o dedo na bomba, fica no dedo como um pó de ferrugem, posso ate estar variando mas parece que até cheira mesmo a ferrugem ,
Para não estar aqui a nomear ninguém, digo apenas que tive a informação de que isto da alga castanha esta a acontecer porque tenho Fosfatos e não tenho nitratos pois estão a zero, então aconselharam me a diminuir escumação ou introduzir peixes, portanto eu diminui a escumação e até parece que anda a melhorar mas não sei vamos ver.


Não sei quem te disse isso ...
Se é pó de ferrugem e se desfaz nos dedos em pó como se fosse ferrugem então são dinoflagelados

Estes alimentam-se de luz, elementos traço e carbono e nada mais ... o fosfato e o nitrato não tem nada a ver. Aquários com Ultra Low Nutrient System tendem a passar mais por isto mas garantidamente não é o teu caso. Em ULNS tens muita fonte de carbono, luz e traces que propicia o seu aparecimento.

Parar imediatamente com as TPA, aspirar o que puderes para dentro de um filterbag na sump e começar a dosear 1ml de água oxigenada por cada 40l de água do aquário todos os dias à mesma hora durante no mínimo 7 dias e fazer aspiração diária também!

Parar de adicionar bactérias ...

Alessandro Campos Escreveu:
Entretanto houveram antes e no meio destes acontecimentos algumas entradas, deixo aqui a relação das entradas e suas datas


É aqui que vais levar na cabeça ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

1 Labroides dimidiatus
Peixe extremamente difícil de alimentar especialmente porque o que lhe dás não supre as suas necessidades.
Não devia ter entrado!

1 Mandarim
Peixe extremamente difícil de alimentar especialmente porque o que lhe dás não supre as suas necessidades.
Não devia ter entrado!
Só aconselhável em aquários maduros e com pelo menos um ano de vida
Já que o tens experimenta dar-lhe Masstick!

2 Anthias
Peixe que requer ser alimentado várias vezes ao dia. não compatível com os fosfatos altos que estás a ter.
Não devia ter entrado.

Sinularia
Se pretendes ter corais duros no futuro muito cuidado com este coral pois há vários relatos de guerra química que matam os SPS

Goniopora
Mais um que não devia ter entrado. São corais não fotosintéticos que precisam de alimentação directa mais uma vez não compatível com o problema de fosfatos que descreves.


Ou seja ... com a resina de anti-fosfatos só foste criar mais desiquilibrio do que aquele que já existe num inicio de aquário. Começaste o aquário com rocha morta pelo que o ciclo é sempre muito ... muito maior.

Calma ... TPAs depois de controlar os dinos e isso vai num instante ao sítio!

Abraços,
Rui

P.S: larga as compras por impulso. deves ler sobre a especie antes de a comprar. e se tens dúvidas em relação aos conselhos que te dão. Pergunta AQUI!!!!!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-?
Boas, ia dar-te na cabeça mas como o Rui já o fez, fica para a próxima :)
Voltei ver a evolução do teu sistema e as aventuras por que passas-te e depois de teres tudo para dar certo resolves começar cometer erros de principiante, vai com calma e compra só depois de teres a certeza que dá para ti.
Boa sorte para o teu projecto.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Rui

Concordo com a generalidade do que comentaste, no entanto as gonioporas são seres fotossintéticos e quanto á dificuldade varia muito com a espécie.
As gonioporas ganharam fama de serem extremamente difíceis de mânter por causa da Goniopora Stokesi e tambem com a Goniopora lobata, mas existem outras espécies de goniopora que vivem e crescem perfeitamente sem necessidade de suplementos de phytoplanckton ou outros, como é o caso por exemplo da pandoraensis, somaliensis e palmensis e que são "fragaveis" e crescem bastante bem.

Outra concepção errada é que a alimentação que consomem unicamente é phytoplanckton.
Rotiferos, cyclop eez, cyclops congelados, zooplanckton, etc. servem perfeitamente para suplementar a alimentação.


Quanto aos peixes, já disseste quase tudo... só acrescentaria que mais que 2 palhaços provavelmente vai dar problemas e vais têr que tirar os restantes mais tarde ou mais cedo..

o pessoal tem que ter calma.... o mesmo em relação aos cirurgiões... vê-se cada vez mais pequenos aquários com hepatus, etc.... e aquários maiores com muitos muitos cirurgiões... pode têr muito a vêr a critica que deixou de existir sobre esse assunto.. enfim..
Editado pela última vez por Gil Miguel em 12/jan/2017, 18:26, num total de 1 vez.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui

Concordo com a generalidade do que comentaste, no entanto as gonioporas são seres fotossintéticos e quanto á dificuldade varia muito com a espécie.
As gonioporas ganharam fama de serem extremamente difíceis de mânter por causa da Goniopora Stokesi e tambem com a Goniopora lobata, mas existem outras espécies de goniopora que vivem e crescem perfeitamente sem necessidade de suplementos de phytoplanckton, como é o caso por exemplo da pandoraensis, somaliensis e palmensis e que são "fragaveis" e crescem bastante bem.

Outra concepção errada é que a alimentação que consomem unicamente é phytoplanckton.
Rotiferos, cyclop eez, cyclops congelados, zooplanckton, etc. servem perfeitamente para suplementar a alimentação.


Quanto aos peixes, já disseste tudo... o pessoal tem que ter calma.... o mesmo em relação aos cirurgiões... vê-se cada vez mais pequenos aquários com hepatus, etc.... e aquários maiores com muitos muitos cirurgiões... pode têr muito a vêr a critica que deixou de existir sobre esse assunto.. enfim..


Boas Gil. Obrigado pela correcção!
Pois realmente a última vez que olhei para gonioporas foi às uns 10 anos atrás quando tudo era mais complicado.

Resta saber que goniopora é que tem o Alessandro!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Aqui no trabalho não consigo ver as fotos.... mas pela generalidade do que se vê nas lojas, será provavelmente uma stokesi :/ ou norfolkensis, é o que normalmente aparece..
Ás vezes aguentam-se 1 mês, 1 ano e bem alimentadas talvez mais tempo... mas são muito susceptíveis a infecções... logo dou aqui uma espreitadela para tentar perceber.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Alessandro,

Desculpa que vou ser um pouco duro ... mas quero que esse aquário seja um aquário de sucesso e tem tudo para isso se conseguirmos controlar as mãos do dono!

Alessandro Campos Escreveu:
Então comprei uma resina para retirar os fosfatos e meti na esperança de ajudar,


Tira a resina ... é normal teres esses valores no ciclo do aquário ... doseia Kalk, faz TPA e espera

Alessandro Campos Escreveu:
Outro problema é que minha areia resolveu ficar toda castanha com uma alga que parece mesmo ferrugem ate se passar o dedo na bomba, fica no dedo como um pó de ferrugem, posso ate estar variando mas parece que até cheira mesmo a ferrugem ,
Para não estar aqui a nomear ninguém, digo apenas que tive a informação de que isto da alga castanha esta a acontecer porque tenho Fosfatos e não tenho nitratos pois estão a zero, então aconselharam me a diminuir escumação ou introduzir peixes, portanto eu diminui a escumação e até parece que anda a melhorar mas não sei vamos ver.


Não sei quem te disse isso ...
Se é pó de ferrugem e se desfaz nos dedos em pó como se fosse ferrugem então são dinoflagelados

Estes alimentam-se de luz, elementos traço e carbono e nada mais ... o fosfato e o nitrato não tem nada a ver. Aquários com Ultra Low Nutrient System tendem a passar mais por isto mas garantidamente não é o teu caso. Em ULNS tens muita fonte de carbono, luz e traces que propicia o seu aparecimento.

Parar imediatamente com as TPA, aspirar o que puderes para dentro de um filterbag na sump e começar a dosear 1ml de água oxigenada por cada 40l de água do aquário todos os dias à mesma hora durante no mínimo 7 dias e fazer aspiração diária também!

Parar de adicionar bactérias ...

Alessandro Campos Escreveu:
Entretanto houveram antes e no meio destes acontecimentos algumas entradas, deixo aqui a relação das entradas e suas datas


É aqui que vais levar na cabeça ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

1 Labroides dimidiatus
Peixe extremamente difícil de alimentar especialmente porque o que lhe dás não supre as suas necessidades.
Não devia ter entrado!

1 Mandarim
Peixe extremamente difícil de alimentar especialmente porque o que lhe dás não supre as suas necessidades.
Não devia ter entrado!
Só aconselhável em aquários maduros e com pelo menos um ano de vida
Já que o tens experimenta dar-lhe Masstick!

2 Anthias
Peixe que requer ser alimentado várias vezes ao dia. não compatível com os fosfatos altos que estás a ter.
Não devia ter entrado.

Sinularia
Se pretendes ter corais duros no futuro muito cuidado com este coral pois há vários relatos de guerra química que matam os SPS

Goniopora
Mais um que não devia ter entrado. São corais não fotosintéticos que precisam de alimentação directa mais uma vez não compatível com o problema de fosfatos que descreves.


Ou seja ... com a resina de anti-fosfatos só foste criar mais desiquilibrio do que aquele que já existe num inicio de aquário. Começaste o aquário com rocha morta pelo que o ciclo é sempre muito ... muito maior.

Calma ... TPAs depois de controlar os dinos e isso vai num instante ao sítio!

Abraços,
Rui

P.S: larga as compras por impulso. deves ler sobre a especie antes de a comprar. e se tens dúvidas em relação aos conselhos que te dão. Pergunta AQUI!!!!!


Olá Rui não se preocupe com o "ser duro" ao falar, os pais também são e só querem o bem dos filhos por isso estás sempre a vontade.

Depois quero perguntar mais mas vou fazer a pergunta mais importante agora o resto fica pra depois porque neste momento to a trabalhar, quando eu chegar em casa pergunto o restante !!!

A água oxigenada não vai fazer mal aos LPS e aos moles ? Água oxigenada 10volumes correto?

Ps: eu não adiciono bactérias


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Eventualmente poderá fazer mal às anémonas ... mas como não tens nenhuma!!!
Água oxigenada a 3%


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Eventualmente poderá fazer mal às anémonas ... mas como não tens nenhuma!!!
Água oxigenada a 3%


Sent from my iPhone using Tapatalk


Os camarões também eventualmente podem ser sensíveis à água oxigenada. Os zoanthus fecham quando se adiciona, mas rapidamente voltam a abrir.

Em surtos graves de Dinoflagelados os turbos também não se costumam dar muito bem, costumam ser encontrados na areia/areao voltados ao contrário e desprotegidos a predadores.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Alessandro,

Nao consigo visualizar as fotos. É muito curiosa essa "simbiose" com a rhodactis, vamos lá ver como corre os 4 juntos nos próximos tempos, vai actualizando.

Não minha opinião não reduzia a escumaçao, nem aumentava os vivos sem reencontrar o equilíbrio. Esse "pó castanho" pode ser algum surto de Dinoflagelados.


olá Helder me diga por favor se já consegues visualizar as fotos pois acho que consegui resolver isso, diga me algo quando puder e obrigado
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Joaquim Galinhas Escreveu:
:-?
Boas, ia dar-te na cabeça mas como o Rui já o fez, fica para a próxima :)
Voltei ver a evolução do teu sistema e as aventuras por que passas-te e depois de teres tudo para dar certo resolves começar cometer erros de principiante, vai com calma e compra só depois de teres a certeza que dá para ti.
Boa sorte para o teu projecto.


obrigado vou me conter !!!!
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui

Concordo com a generalidade do que comentaste, no entanto as gonioporas são seres fotossintéticos e quanto á dificuldade varia muito com a espécie.
As gonioporas ganharam fama de serem extremamente difíceis de mânter por causa da Goniopora Stokesi e tambem com a Goniopora lobata, mas existem outras espécies de goniopora que vivem e crescem perfeitamente sem necessidade de suplementos de phytoplanckton ou outros, como é o caso por exemplo da pandoraensis, somaliensis e palmensis e que são "fragaveis" e crescem bastante bem.

Outra concepção errada é que a alimentação que consomem unicamente é phytoplanckton.
Rotiferos, cyclop eez, cyclops congelados, zooplanckton, etc. servem perfeitamente para suplementar a alimentação.


Quanto aos peixes, já disseste quase tudo... só acrescentaria que mais que 2 palhaços provavelmente vai dar problemas e vais têr que tirar os restantes mais tarde ou mais cedo..

o pessoal tem que ter calma.... o mesmo em relação aos cirurgiões... vê-se cada vez mais pequenos aquários com hepatus, etc.... e aquários maiores com muitos muitos cirurgiões... pode têr muito a vêr a critica que deixou de existir sobre esse assunto.. enfim..


obrigado mas não tinha ouvido isso sobre os palhaços só mesmo sobre o que dizes sobre os cirurgioes... bem agora ja está é ficar atento né
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui

Concordo com a generalidade do que comentaste, no entanto as gonioporas são seres fotossintéticos e quanto á dificuldade varia muito com a espécie.
As gonioporas ganharam fama de serem extremamente difíceis de mânter por causa da Goniopora Stokesi e tambem com a Goniopora lobata, mas existem outras espécies de goniopora que vivem e crescem perfeitamente sem necessidade de suplementos de phytoplanckton ou outros, como é o caso por exemplo da pandoraensis, somaliensis e palmensis e que são "fragaveis" e crescem bastante bem.

Outra concepção errada é que a alimentação que consomem unicamente é phytoplanckton.
Rotiferos, cyclop eez, cyclops congelados, zooplanckton, etc. servem perfeitamente para suplementar a alimentação.


Quanto aos peixes, já disseste quase tudo... só acrescentaria que mais que 2 palhaços provavelmente vai dar problemas e vais têr que tirar os restantes mais tarde ou mais cedo..

o pessoal tem que ter calma.... o mesmo em relação aos cirurgiões... vê-se cada vez mais pequenos aquários com hepatus, etc.... e aquários maiores com muitos muitos cirurgiões... pode têr muito a vêr a critica que deixou de existir sobre esse assunto.. enfim..


obrigado mas não tinha ouvido isso sobre os palhaços só mesmo sobre o que dizes sobre os cirurgioes... bem agora ja está é ficar atento né
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Eventualmente poderá fazer mal às anémonas ... mas como não tens nenhuma!!!
Água oxigenada a 3%


Sent from my iPhone using Tapatalk


ops vou levar na cabeça de novo mas tenho uma encomendada !!!! alias so tenho de marcar para ir busca-la :ymblushing:
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Gil Miguel Escreveu:
Aqui no trabalho não consigo ver as fotos.... mas pela generalidade do que se vê nas lojas, será provavelmente uma stokesi :/ ou norfolkensis, é o que normalmente aparece..
Ás vezes aguentam-se 1 mês, 1 ano e bem alimentadas talvez mais tempo... mas são muito susceptíveis a infecções... logo dou aqui uma espreitadela para tentar perceber.


fico muito agradecido se puderes me dizer qual é entao.
as fotos nao estavam de maneira a ser visualizadas mas penso que ja consegui resolver este problema
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Alessandro Campos Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Eventualmente poderá fazer mal às anémonas ... mas como não tens nenhuma!!!
Água oxigenada a 3%


Sent from my iPhone using Tapatalk


ops vou levar na cabeça de novo mas tenho uma encomendada !!!! alias so tenho de marcar para ir busca-la :ymblushing:


Pois ... então cancela a encomenda !!!
Vais introduzir mais coisas num aquário que já está com problemas?

Além disso anémonas é preciso ter muito cuidado! se elas decidem dar uma volta e ir para as bombas ... :-o :-o :-o

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

É uma Goniopora norfolkensis. Não é uma boa noticia... alimentar com rotiferos, cyclops de vez em quando, sem exageros.

Quanto á anémona... o Rui tem toda a razão... e precisam de aquarios bem maturados... se o aquario fosse meu, não colocaria nenhuma antes do aquario ter um ano. É melhor cancelares isso..


Alessandro Campos Escreveu:
Gil Miguel Escreveu:
Aqui no trabalho não consigo ver as fotos.... mas pela generalidade do que se vê nas lojas, será provavelmente uma stokesi :/ ou norfolkensis, é o que normalmente aparece..
Ás vezes aguentam-se 1 mês, 1 ano e bem alimentadas talvez mais tempo... mas são muito susceptíveis a infecções... logo dou aqui uma espreitadela para tentar perceber.


fico muito agradecido se puderes me dizer qual é entao.
as fotos nao estavam de maneira a ser visualizadas mas penso que ja consegui resolver este problema


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

Já só não consigo ver a foto do Mandarim e do Labroides dimidiatus. Põem uma foto geral no pico dos Dinoflagelados para se tentar perceber um pouco melhor. Os turbos estão todos ok!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Alessandro Campos Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Eventualmente poderá fazer mal às anémonas ... mas como não tens nenhuma!!!
Água oxigenada a 3%


Sent from my iPhone using Tapatalk


ops vou levar na cabeça de novo mas tenho uma encomendada !!!! alias so tenho de marcar para ir busca-la :ymblushing:


Pois ... então cancela a encomenda !!!
Vais introduzir mais coisas num aquário que já está com problemas?

Além disso anémonas é preciso ter muito cuidado! se elas decidem dar uma volta e ir para as bombas ... :-o :-o :-o

Abraços,
Rui


Não vou cancelar não eu monto um pequeno provisório pra ela, porque quero mesmo muito a anémona em questão kkkkk


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Boas,

Já só não consigo ver a foto do Mandarim e do Labroides dimidiatus. Põem uma foto geral no pico dos Dinoflagelados para se tentar perceber um pouco melhor. Os turbos estão todos ok!?


Ok obrigado vou fazer isso assim que puder ( não sei o que se passa parece que já não dá pra ver as fotos de novo )


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby