Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Boas,

Já só não consigo ver a foto do Mandarim e do Labroides dimidiatus. Põem uma foto geral no pico dos Dinoflagelados para se tentar perceber um pouco melhor. Os turbos estão todos ok!?


Olá como eu disse cica aqui a foto geral, so que nao da pra perceber porque nao sai na foto, mas confesso que pareceu me um pouco melhor, entao tirei foto das partes que estao mais castanhas, curiosamente assim que as luzes se acendem ou se eu acender as luzes durante o dia so pra ver alguma coisa a areia está branca como se nao tivesse la nada mas vai passando as horas com as luzes e la aparece o castanho

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

desculpem a qualidade das fotos são mesmo ruim, mas como a minha maquina nao vale grande coisa foi o que melhor consegui, nas fotos não consigo mostrar o castanho que fica mas como eu disse parece que anda a melhorar tem tambem que fiz uma TPA a 3 dias atrás talvez seja por isso que parece melhor nao sei.
sem contar essa alga verde que ainda tenho nas rochas e esta sempre a aparecer nos vidros por mais que eu limpe, mas como disse o Rui e acredito memso nele isso acho que ainda faz parte do ciclo que na verdade ainda deve estar uma vez que fiz tudo com rocha morta portanto seguirei o conselho do Rui Tpa e tempo e paciencia e não posso entrar em nenhuma loja kkkkkkk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Notei que após iniciar o kalk o Aqurio tem ganhado coralina em força até as bombas já quase não se vê o preto do plástico isso é normal ? Bom ou mal ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá Alessandro ...

Essa foto da areia é que dizes que é o teu problema de dinoflagelados ????

:D :D :D

Isso é ciclo normal do aquário ... deixa andar. Continua as TPA semanais e descontrai.

Ahhhh. E para de adicionar coisas ao aquário até o ciclo estar feito!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Crise de dinos ... isto sim é para tratar ... o que tu tens é normalíssimo!

Imagem
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá Alessandro ...

Essa foto da areia é que dizes que é o teu problema de dinoflagelados ????

:D :D :D

Isso é ciclo normal do aquário ... deixa andar. Continua as TPA semanais e descontrai.

Ahhhh. E para de adicionar coisas ao aquário até o ciclo estar feito!

Abraços,
Rui


Pois!!! Sabe que na foto nota se bem menos do que é na verdade;

Mas maesmo assim realmente olhando bem é exagero meu né :ymblushing:

Sendo assim não vou fazer nada, a nao ser continuar o kalk e tomar um comprimido de paciencia 6x ao dia :D :D :D
Sim vou parar com as entradas ^:)^ ^:)^ , não posso visitar nenhuma loja por enquanto kkkkk

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Crise de dinos ... isto sim é para tratar ... o que tu tens é normalíssimo!

Imagem


:-o fogo se isso me acontece fico doente espero bem que nao chegue la :-ss :-ss
obrigado
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

Com a foto já dá para perceber melhor, isso aparenta ser perfeitamente normal. Adicionas-te rocha recentemente!?
Agora só precisa de paciência... Quem esperou tanto tempo para encher o aquario com água, também consegue introduzir de forma calma e ponderada os vivos.

A maior ameaça aos nossos aquários somos nós próprios.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Boas,

Com a foto já dá para perceber melhor, isso aparenta ser perfeitamente normal. Adicionas-te rocha recentemente!?
Agora só precisa de paciência... Quem esperou tanto tempo para encher o aquario com água, também consegue introduzir de forma calma e ponderada os vivos.

A maior ameaça aos nossos aquários somos nós próprios.


Ok Hélder obrigado, não eu não adicionei nenhuma Rocha, talvez seja apenas por um saco de cerâmicas novas que eu meti apenas pra aproveitar e ter mais área de fixação de bactérias uma vez que minha rocha e pouca ( cerâmica normal não siporax )
Obrigado mais uma vez e sim realmente levei muito tempo até encher né kkkkkk


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Pelas últimas imagens pareceu-me que tinhas acrescentado rocha na ilha da direita...
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Helder Ferreira Escreveu:
Pelas últimas imagens pareceu-me que tinhas acrescentado rocha na ilha da direita...


ha !!!! sim mas foi so um teste de um plates mas ele ja vivie no sistema desde o inicio mas estava na sump !!!!
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá pessoas, espero que estejam todos bem ! Eu ca vou indo.

Reparei que minha goniopora de uns dias pra cá está cada vez mais fechada achei estranho pois todos os outros LPS estão bem e abrir muito bem.

Ontem sentado frente ao aquário admirando que minha areia virou mesmo terrakkkkkk ( to até pensando em meter ali umas plantinhas e fazer um plantado Salgado kkkkkk)

Mas falando mesmo sério reparei o motivo de que a goniopora agora tem estado sempre fechada e que o casal de palhaços laranja os grandalhões resolveram adotar ela mas ela não gostou disso, fiquei ali a ver ela se abriu e lá foram eles se esfregarem e ela fechou logo, passando um pouco ela começa a se abrir e entender deus braços e assim que os palhaços deram conta disso lá vai eles de novo se esfregarem e ela se fechou de novo

Não sei o que fazer quanto a isso, mas se calhar eles tanto insistem que daqui um tempo ela aceita não ? Porque já tenho visto simbiose entre palhaços e esta mesma espécie de goniopora.

Ela não se estende mais do que nessa foto é assim que eles encostam nela ela fecha se mesmo toda Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá então dia de testes e de TPA embora como nao tenho mais água natural :( , será com água de osmose e sal, mas como me disse o Rui, antes fazer TPA com sal do que nao fazer não é mesmo !!!

Resultados dos testes

kH: 8,3
Ca: 420
Mg: 1290
NO3: 0,0
PO4: 0,25 (ainda vou repetir pois o meu teste é da treta, vou até alguém quem me faça com hanna pra saber mesmo ao certo )

Em uma das vezes que andei na net a pesquizar umas coisas, assisti este video que ensina como fazer o teste de calcio da salifert, mas o apresentador do video fala em equilibrio entre o calcio e alkalinidade e mostra até uma equaçao para saber se seu aquário está neste equilibrio pretendido, fica aqui o video para quem tiver interesse, embora provavelmente eu to descobrindo isso agora e a maior parte de de vcs ja devem saber issode cor e salteado :ymblushing: . ele primeiro ensina como fazer o teste de calcio e so la para o final do video é que ele fala do assunto do equilibrio entre o calcio e alkalinidade e mostra a equação.



Sendo assim e seguindo a equação com os valores obtidos nos meus ultimos testes temos:

20 x (kH em meq/l) + 360 = Ca
20 x 2,96 + 360 = 419,2

sendo que no meu teste tenho Ca = 420 a coisa até que nao está muito mal .

Agora o que me anda a incomodar e que minha areia continua cada vez mais castanha, e o vidro tenho de passar o imam todos os dias pois fica com um pelicula castanha também. disseram me ser normal e que é do ciclo, mas tambem me disseram que é pelo motivo de eu ter nitratos a 0 e ter fosfatos, inclusive eu tenho uma explicaçao em um livro que fala do equilibrio entre fosfato e nitrato que tem até uma equaçao também e que se o resutado pende para um lado vai se ter algas castanhas, se pende para o outro vai se ter algas verdes, pois as coisas tem que estar em um certo ponto tanto de nitrato quanto de fosfato para que nao se tenha nehuma alga nem outra, depois posto aqui o que está no livro porque agora eu não o tenho ele ta emprestado a um amigo

mas pensando assim por alto na historia de minhas algas castanhas serem por estar com nitratos a 0 pesei, como o meu sisitema possui um filtro de areia e um algae scrubber modelo basso pensei : São duas coisas que me retiram nitratos será que se eu retirar as duas coisas tanto o algae scrubber quanto o filtro de areia uma vez que são duas coisas que retiram nitratos consigo então algum nitrato e talvez ja nao fique assim tao desiquilibrado quanto ao fosfato e as algas castanhas comecem a desaparecer ?
outra coisa que tambem vou retirar é um filtro canister que tenho com ceramica e carvao, colocarei as ceramicas em um cesto na sump e uma vez que penso em retirar o filtro de areia, tiraria a areia fora e colocaria o carvão no lugar.

meu receio de fazer esta alterção é que ao retirar o filtro de areia deixo de ter uma zona para bacterias pois ele la foi parar pelo facto de que, como tenho pouca rocha era uma maneira de ter mais um ambiente de fixação para bacterias (embora nao sei se isso é muito real )

sendo assim o sistema passaria a ficar muito mais simples somente com escumador, filtro fluidilizado com o carvao, e cesto com ceramica na sump mesmo

outro problema é que minha temperatura tem descido ficado entre 23,5 tenho um termostato dde 300w qual seria a mellhor opção meter mais um de 300 ficando assim com um total de 600 ou meter apenas um de 500?

aguardo os vossos concelhos
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá alessandro ... tu complicas ...

A minha sump tem: escumador, aquecedores e bomba de retorno! e tenho um refúgio com chaeto!

Tira o filtro de areia ... tira o carvão ... tira as resinas de fosfatos ...

Deixa o algae scrubber e faz TPA!

Vou-te contar uma breve história.
Um amigo meu inglês que já foi TOMT no reefcentral estava com montes de problemas no aquário com algas e com corais castanhos sem ganhar côr ... perguntou-me o que fazer e dei-lhe o mesmo conselho que te estou a dar só a diferença de lhe levar para inglaterra um pouco da minha chaeto. (tu tens algae scrubber é parecido)

Em duas semanas a operação que se deu no aquário dele foi incrível com tudo a recuperar e ganhar côr. :-$ :-$ :-$

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá alessandro ... tu complicas ...

A minha sump tem: escumador, aquecedores e bomba de retorno! e tenho um refúgio com chaeto!

Tira o filtro de areia ... tira o carvão ... tira as resinas de fosfatos ...

Deixa o algae scrubber e faz TPA!

Vou-te contar uma breve história.
Um amigo meu inglês que já foi TOMT no reefcentral estava com montes de problemas no aquário com algas e com corais castanhos sem ganhar côr ... perguntou-me o que fazer e dei-lhe o mesmo conselho que te estou a dar só a diferença de lhe levar para inglaterra um pouco da minha chaeto. (tu tens algae scrubber é parecido)

Em duas semanas a operação que se deu no aquário dele foi incrível com tudo a recuperar e ganhar côr. :-$ :-$ :-$

Abraços,
Rui


Mas a ideia neste momento é mesmo descomplicar por isso disse que ia retirar tudo mas se dizes pra deixar o ATS então ele fica ok !
Obrigado vou fazer o que estás a dizer e depois vemos o resultado mas vindo de ti mais provável é dar certo mesmo kkkkk


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Boas pessoal a muito tempo não venho aqui pois a luta contra os dinoflagelados têm me feito perder um pouco o gosto da coisa, perdi muitos peixes e alguns corais, a situação agora está bem melhor vamos ver se continua assim, vou tentar relatar os últimos acontecimentos desde o início da luta até a situação em que se encontra

Algumas fotos da situação de como estavam as coisas antes de algumas ideia que parecem ter surtido efeito

Estas fotos foram quando as coisas começaram mesmo a ficarem mal

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As coisas estavam desta maneira e só piorando eu já tinha andado aspirando e dosando água oxigenada mas não adiantava ( confesso que não levei o procedimento à risca nem sempre aspirava e a água oxigenada não era posta sempre no mesmo horário )





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Então resolvi fazer o chamado apagão já estava por tudo mesmo !! se não desse certo ia desmontar.
Então meti os poucos peixes e corais que eu tinha na sump, escovei toda a rocha a água ficou parecendo lama, tapei todo o aquário com com mantas e cobertores e deixei no escuro mais ou menos 15 dias, a sump como estava com os peixes e os corais só deixei em escuro durante 4 dias após isso deixei uma calha de luz com fotoperiodo normal para que os corais que já eram poucos não morrerem e poder alimentar os poucos peixes também enquanto o aquário continuava escuro






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Editado pela última vez por Alessandro Campos em 13/mai/2017, 01:59, num total de 2 vezes.
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Após mais ou menos uma semana eu resolvi destapar e dar uma olhada mas não havia grande diferença, foi então que me lembrei de um produto que eu tinha aqui que comprei para ictio e nunca usei mas nas indicações do produto dizia servir também contra dinoflagelados e então resolvi meter o produto, eu já estava por tudo mesmo então ....
Mas 24 horas depois dei uma olhada de novo e acreditem parecia que nunca tinha tido dinoflagelados antes

Este é o tal produto

Imagem

Após 24h da primeira dose fiz mais uma e sempre trocando o filterbag todos os dias e deixei mais uma semana no escuro, quando retirei as mantas e passei os corais e os peixes da sump de volta para o aquário ficou tudo muito limpo como se tivesse acabado de montar o aquário

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Podem notar nas fotos que a areia e as rochas que antes mal se viam agora estão branquinhas vejam o video, este video e atual mesmo pois depois do tratamento eu repeti duas doses do mesmo produto (lembrando se que sempre sem o copo do escumador e retira se o carvao caso use )



agora e ver se as coisas vao se manter assim ou se terei de fazer mais alguma coisa, vou continuando com uma certa tristeza devido as baixas de peixes e corais (todos os meus Frags de sps foram a vida ) principalmente minha anemona que tanto esperei

Outra coisa que reparei foi que muitos turbos estão morrendo acho que devido à algum pico de amônia por causa da morte dos dino ou alguma toxinas dos mesmos então meti carvão e vou deixar uns 3 dias pra ver e depois tiro




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Alexandre,

Parabéns por teres ganho essa luta; o adversário era difícil.

Onde compraste esse produto?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
César Silvério Escreveu:
Olá Alexandre,

Parabéns por teres ganho essa luta; o adversário era difícil.

Onde compraste esse produto?

Abraço


Olá César obrigado mas não sei se ganhei a guerra ou apenas venci uma batalha vamos ver se não volta agora vou fixar em cima do acontecimento o produto eu comprei na corais de vidro do Bruno


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Olá Alessandro

Esta deu uma grande luta... espero que tenhas conseguido erradicá-la e agora desfrutar do aquario!
Assim é que é... nunca desistir!

Abraço e boa sorte
Ricardo Reis


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
rreis Escreveu:
Olá Alessandro

Esta deu uma grande luta... espero que tenhas conseguido erradicá-la e agora desfrutar do aquario!
Assim é que é... nunca desistir!

Abraço e boa sorte


Obrigado espero que sim vamos ver o que acontece daqui pra frente


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron