Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

A iniciar projeto ilha de Mako 160 x 60 x 55

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bons dias Alessandro,

só para deixar a minha experiência com este sal: uso desde o arranque do aquário e até ver sempre sem problemas. A minha escolha teve unicamente razões monetárias.. é o, ou um os sais mais baratos que se encontra no mercado e o meu aquário tem sensivelmente o mesmo tamanho que o teu - como tal tanto o enchimento como as TPAs (tal como quase tudo neste tipo de aquariofilía) nunca fica barato - e ir buscar água natural também nunca foi uma hipótese.

Mas.. (e eu dantes só usava o Bio-Actif da TMC - caríssimo mas smp com valores certinhos), noto que por vezes tenho os valores tb meio marados.. mais o cálcio e o magnésio que ficam altos demais para o meu gosto. Mas daí até ter animais a morrer.. não me aconteceu e até pelo contrário, tenho tido crescimentos bastante razoáveis nestes quase 5 meses de aquário.

De qualquer forma, ainda tenho cerca de meio balde que vou usar até ao fim e eventualmente considerar adquirir outra marca de sal para ver se os valores ficam mais certinhos. Tenho é de arranjar uma marca que não seja um rombo terrível na carteira. :)

Boa sorte para o teu aquário! Que corra td bem daqui para a frente.
PG


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Gama Escreveu:
Olá bons dias Alessandro,

só para deixar a minha experiência com este sal: uso desde o arranque do aquário e até ver sempre sem problemas. A minha escolha teve unicamente razões monetárias.. é o, ou um os sais mais baratos que se encontra no mercado e o meu aquário tem sensivelmente o mesmo tamanho que o teu - como tal tanto o enchimento como as TPAs (tal como quase tudo neste tipo de aquariofilía) nunca fica barato - e ir buscar água natural também nunca foi uma hipótese.

Mas.. (e eu dantes só usava o Bio-Actif da TMC - caríssimo mas smp com valores certinhos), noto que por vezes tenho os valores tb meio marados.. mais o cálcio e o magnésio que ficam altos demais para o meu gosto. Mas daí até ter animais a morrer.. não me aconteceu e até pelo contrário, tenho tido crescimentos bastante razoáveis nestes quase 5 meses de aquário.

De qualquer forma, ainda tenho cerca de meio balde que vou usar até ao fim e eventualmente considerar adquirir outra marca de sal para ver se os valores ficam mais certinhos. Tenho é de arranjar uma marca que não seja um rombo terrível na carteira. :)

Boa sorte para o teu aquário! Que corra td bem daqui para a frente.
PG


Boas,

Digo-te o mesmo que disse ao Alessandro. Gosto muito do sal da TMC o mais barato. Tem valores próximos dos da água do mar.

Não se esqueçam é de rolar o balde antes de usar para misturar os sais.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Gama Escreveu:
Olá bons dias Alessandro,

só para deixar a minha experiência com este sal: uso desde o arranque do aquário e até ver sempre sem problemas. A minha escolha teve unicamente razões monetárias.. é o, ou um os sais mais baratos que se encontra no mercado e o meu aquário tem sensivelmente o mesmo tamanho que o teu - como tal tanto o enchimento como as TPAs (tal como quase tudo neste tipo de aquariofilía) nunca fica barato - e ir buscar água natural também nunca foi uma hipótese.

Mas.. (e eu dantes só usava o Bio-Actif da TMC - caríssimo mas smp com valores certinhos), noto que por vezes tenho os valores tb meio marados.. mais o cálcio e o magnésio que ficam altos demais para o meu gosto. Mas daí até ter animais a morrer.. não me aconteceu e até pelo contrário, tenho tido crescimentos bastante razoáveis nestes quase 5 meses de aquário.

De qualquer forma, ainda tenho cerca de meio balde que vou usar até ao fim e eventualmente considerar adquirir outra marca de sal para ver se os valores ficam mais certinhos. Tenho é de arranjar uma marca que não seja um rombo terrível na carteira. :)

Boa sorte para o teu aquário! Que corra td bem daqui para a frente.
PG


Boas,

Digo-te o mesmo que disse ao Alessandro. Gosto muito do sal da TMC o mais barato. Tem valores próximos dos da água do mar.

Não se esqueçam é de rolar o balde antes de usar para misturar os sais.

Abraços,
Rui



Certinho! Tenho por habito fazer isso com os baldes de sal, apesar de não ser um processo mto fácil - nem me parece que o sal fique mto bem misturado e acho inclusivé que essa é a razão principal para o sal falado ter por vezes valores.. estranhos: os sais não estão bem misturados.

Nunca usei esse mais barato da TMC e hj em dia não vejo necessidade de user sais "prós" - por isso esse que recomendas é uma opçao a ter em conta sem dúvida.

Obrg e ab
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde,
Sou obrigado a partilhar a minha experiencia com este sal, porque não desejo a ninguém ver um sistema estabilizado começar a definhar sem que nada o justifique.

Não me querendo alongar, apenas tenho a dizer que o meu aquário e o de outro amigo tiveram um crash ao mesmo tempo, onde não encontrei outro motivo a não ser o sal (único fator comum alterado). Tudo voltou ao normal após iniciar mudas com outras marcas de sal.

Dos valores que é possível medir, estes nem sempre são certos e variam de balde para balde com alguns bem altos em comparação com a água do mar.

De um teste feito da triton, grande parte dos metais pesados estavam altíssimos bem como outros parâmetros.


Alessandro, se puderes faz grandes TPA´s com água do mar e verás tudo a ficar normal. Pena não te ter podido ajudar antes...

Resto de bom dia.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Filipe Valente Escreveu:
Boa tarde,
Sou obrigado a partilhar a minha experiencia com este sal, porque não desejo a ninguém ver um sistema estabilizado começar a definhar sem que nada o justifique.

Não me querendo alongar, apenas tenho a dizer que o meu aquário e o de outro amigo tiveram um crash ao mesmo tempo, onde não encontrei outro motivo a não ser o sal (único fator comum alterado). Tudo voltou ao normal após iniciar mudas com outras marcas de sal.

Dos valores que é possível medir, estes nem sempre são certos e variam de balde para balde com alguns bem altos em comparação com a água do mar.

De um teste feito da triton, grande parte dos metais pesados estavam altíssimos bem como outros parâmetros.


Alessandro, se puderes faz grandes TPA´s com água do mar e verás tudo a ficar normal. Pena não te ter podido ajudar antes...

Resto de bom dia.

Olá obrigado pela participação, bem o aquário já foi novamente cheio no ultimo dia 07 e isso foi graças ao membro Rui Manuel Gaspar, pois sem a ajuda dele eu nao teria enchido o aquário tão cedo assim que eu tiver tudo já preparado tiro umas fotos e faço o relato mas já posso dizer que parece estar a correr muito bem, e não se preocupe como diz o ditado ... Antes tarde do que nunca kkkkkkk

Mais uma vez um grande obrigado ao Rui que é uma pessoa 5 estrelas


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Editado pela última vez por Alessandro Campos em 11/Oct/2016, 05:32, num total de 1 vez.
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Assim que eu puder mostro como estão as coisas, ainda não tive tempo de sentar no pc para postar os acontecimentos pois ando a "quebrar a cabeça " com a construção de um ATS (algae scrubber), o primeiro não deu certo agora to refazendo e até me parece que vai sair qualquer coisa, vamos ver depois posto
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá pessoas !!!!
Então vamos aos acontecimentos ...

No último dia 07 foi dia de levantar cedo agarrar aos garrafões de 20l cada e ir com meu amigo Elio Creio ( que não é dá parte do hobby, mas está quase kkkk pois ele ta sempre me ajudando ), ir ter com o membro Rui Manuel a Ericeira apanhar água, trazer a água pra casa e começar a remontagem , filtrar toda água com um filter bag de 200microns, evitar assim entrada de algas indesejáveis.
Imagem
Imagem
Imagem

Como faltaram ainda 100l de água, fiz com osmose e sal da Tmc que foi indicado pelo Rui, fiz a água mesmo dentro da sump: juntei o sal a água até 1025 ( por acaso o sal é muito preciso x quilos bate certinho na salinidade 1025, e dissolve se mesmo mais fácil que o outro que usei [WHITE SMILING FACE]️) deixei uma bomba de circulação ligada e o termostato até igualar a temperatura do display. Imagem

Depois da temperatura ok foi só ligar a circulação entre a sump e o display, e montar escumador, filtro de areia e o filtro com o carvão ativo Imagem

Imagem

Gostei como ficou e está cada vez mais cristalino e tudo limpinho embora eu saiba que daqui a pouco vem algas pois embora a rocha estava viva e a água sendo do mar, acredito mesmo assim que isso será um reciclo da coisa toda embora acho que será tudo mais rápido.

Neste momento ando na construção do ATS logo posto mais fotos inclusive da construção e funcionamento do ATS

ABRAÇOS, aguardo críticas e opiniões tudo é bem vindo



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Como prometido ficam aqui as fotos do ATS. Imagem
Imagem
Imagem
ImagemImagemImagem
Imagem
Imagem
ImagemImagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem então é isso aí espero que funcione e cumpra o objetivo, acho que ainda vou forrar todo ele de autocolante preto pois quando a luz ligada parece um candeeiro de luz ambiente kkkkk ( tirando a brincadeira, penso que essa luminosidade mesmo que seja muito pouca intensa possa ser prejudicial na sump devido às 18horas que ficará ligado, dai estar a pensar em forrar tudo a preto pois o objetivo é mesmo não passar luz para sump, )

Logo posto um vídeo com ele a funcionar, mas ainda faltam alguns detalhes, uma pequena alavanca para facilitar a retirada da placa da caixa quando necessário raspar, um pé para ajudar apoiar a caixa evitando algum acidente, e colar um botão mesmo em cima da tampa para ligar e desligar a luz quando for preciso abrir e não levar com o farol na cara, por falar nisso eu me esqueci de mencionar o tipo de iluminação que é uma lâmpada de led da Philips 5w 2700k e o material que foi placas de PVC de 3mm.

aguardo os comentários, todos sao bem vindos sejam eles de qualquer natureza :))


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
meu primeiro coral

Imagem
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá pessoas, um pequeno detalhe, precisava de um suporte para o filter beg pois, então antes de comprar que tal fazer um com o restante do material que usei para construir o ATS.

Olha ! Até que não ficou mal !!
Imagem


Afinal cumpre mesmo o objectivo !!

Imagem

Ps: Não sei o que se passa, mas depois que meto foto na resposta a foto fica ruim muito desfocada porem a foto original esta otima ???? (se alguem tiver uma dica agradeço)
Editado pela última vez por Alessandro Campos em 14/Oct/2016, 21:08, num total de 1 vez.
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Alessandro Campos Escreveu:
Olá pessoas, um pequeno detalhe, precisava de um suporte para o filter beg pois, então antes de comprar que tal fazer um com o restante do material que usei para construir o ATS.
)


Olá Alessandro,
Tenho um em acrílico que posso vender, amanhã ponho aqui uma foto !!
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Nelson Alcobia Escreveu:
Alessandro Campos Escreveu:
Olá pessoas, um pequeno detalhe, precisava de um suporte para o filter beg pois, então antes de comprar que tal fazer um com o restante do material que usei para construir o ATS.
)


Olá Alessandro,
Tenho um em acrílico que posso vender, amanhã ponho aqui uma foto !!


Ok ! Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Estás um verdadeiro artista.
Isso está a ficar muito bem.
Custou mas foi.
Agora é só acertar no sal ou or buscar onde ele é mais fiável, ao mar :)
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Estás um verdadeiro artista.
Isso está a ficar muito bem.
Custou mas foi.
Agora é só acertar no sal ou or buscar onde ele é mais fiável, ao mar :)
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Isso já está tratado ... ;) ;) ;) ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Estás um verdadeiro artista.
Isso está a ficar muito bem.
Custou mas foi.
Agora é só acertar no sal ou or buscar onde ele é mais fiável, ao mar :)
Abraço

Nem me diga !!! e como custou, mas sim foi mesmo desta vez !!!
Graças a ajuda do Rui Manuel Gaspar que merece todo o meu agradecimento ^:)^ , pois sem a ajuda dele não teria sido tão rápido , obrigado pelo elogio, mas artista nem tanto, desenrascado apenas =))
obrigado pela participação :ymapplause:


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Estás um verdadeiro artista.
Isso está a ficar muito bem.
Custou mas foi.
Agora é só acertar no sal ou or buscar onde ele é mais fiável, ao mar :)
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Isso já está tratado ... ;) ;) ;) ;)

Abraços,
Rui


Ppois já e graças ti.
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: muito obrigado :ymapplause: tens sido 5 (*)
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
feita a peça para segurar o ATS na sump, não confio em deixar preso so no suporte de trás, e por falar em confiança meti dois furos dos lados do ATS para funcionar como ladrão caso a saída venha entupir por qualquer motivo, "o seguro morreu de velho", não quero chegar em casa e estar tudo inundado porque o ATS entupiu a saída e transbordou !!! credo nem é bom pensar, e sim prevenir.

Imagem

Imagem

Deixo também um video após a entrada do casal de palhaços que tanto esperaram que sua casa ficasse habitável, desculpem mas as minhas maos tremem ao filmar precizo de ganhar pratica por isso já sabem, o não tem muita qualidade.

Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ta ficar muito fixe parabens!
Boa sorte com a evoluçao!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Oi. Desculpa a minha ignorância, mas para k e a ats? Qual o seu objectivo?

Abç

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Antonio Santiago Escreveu:
Ta ficar muito fixe parabens!
Boa sorte com a evoluçao!


Obrigado e para ser sincero também estou gostando ;)
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby