Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo projecto (duvidas e questões)

Novo projecto (duvidas e questões)

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas

Desde já quero me apresentar, Chamo-me Rui Silva e vivo em Almeirim que fica no Distrito de Santarém.

Comecei nestas andanças dos Aquários de agua Salgada a cerca de 2 anos e pouco.
Como muitos de vocês comecei sem experiência nenhuma e a procurar material e ajuda em lojas um pouco caras e sempre com a intenção de vender e não de ajudar o consumidor.

Desde a dois anos tenho este sistema:

-Aquario de agua doce com as seguintes medidas : 1,00 metros de cump x 0,30 de largura e x 0,40 de altura
-2 bombas de circulação de marca Hydor Koralia com cerca de 1,600 L/h
-Escumador vskim 200 compact
-E um filtro com ceramicas
-Cerca de 10 kilos de rocha e mais 3kg de areao de coral
- Calha de iluminação comecei com 2 x39w t5 e agora tenho 4x39t5

Resultado:
https://www.dropbox.com/sc/bldonxa1anak ... yx8Kt5bOJa

https://www.dropbox.com/sc/821qc0qroft2 ... nG4HM7Fn2a

Bem como o vicio e tanto e graças a todas as duvidas que são aqui colocadas no fórum e que me ajudaram, resolvi evoluir o meu sistema:

-Aquário: 100*50*50cm ( Comp*Larg*Alt), Vidro 10mm ( a ser feito), com extrutura em ferro forrada no interior em madeira e pinto com um verniz para proteger da agua, por fora fica em vidro preto ou lacado preto.
-Iluminação: Calha t5 4 x 39w (por agora e para ficar)
-Circulação: Jebão WP – 40 OU Jebao wp-25 e outra bomba com cerca de 3000 l/h ( a comprar)
-Rocha viva: 15Kgs
-Substracto: areao de coral cerca 5kg
-Sump: 60*30*30cm ( Comp*Larg*Alt)
-Escumador: Bubble Magus Nac7 (a comprar)
-Escoamento/Retorno: Jebão DC 3000 (a comprar)

Duvidas que tenho:

O material que tenho aqui colocado e o ideal para um bom sistema de corais LPS,moles, 3 ou 4 SPS e peixes.

Como faço a muda do sistema sem perder os vivos:

Estava a pensar em arranjar um balde/caixa de plástico onde colocava agua do aquário com um escumador e os corais e vivos
A rocha passava a por agua e esfregava para limpar algumas algas que tenham.
O areão passava por agua.
Colocava o areao e a rocha limpos num balde com agua do mar e uma bomba de circulação durante os dias.
Enchia o novo sistema e deixava estabilizar durante uns dias, depois analisava a agua e se estivesse em condições colocava os vivos todos no novo sistema.

O que acham ?? Estou a proceder bem.
Quando montar o aquário posso abrir o tópico no aquários dos membros.?


Cump.

Rui Silva
Cump
Rui Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas

Ninguém da uma opinião..? Agradecia..

Cump.
Cump
Rui Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Bom dia,


Eu sou mais virado para os nanos! Quer pela falta de capital para investir quer pelo desafio.


Caso vás aproveitar a rocha que já tens, aconselhava-te a usar areia nova e encher parte do aquário novo com ela e com alguma água previamente salgada. Em seguida tentava usar o máximo de água possível do tanque actual e ia passando a rocha e os corais para o outro, se possível deixava os peixes numa caixa com aquecimento, e eventualmente um aquecedor apenas para evitar que se exponham a um pico de amónia na transição.

Não te aconcelhava mesmo a usar a areia de um aquário com dois anos. Só mesmo de muito bem lavada e exposta ao sol secar por completo e perder o cheiro a mar.

Quando à rocha, ao passares por água irás matar grande parte da bjcharada essencial (bactérias) e por isso irás criar picos de amónia.

Caso a queiras esfregar para limpar aconselhava-te o seguinte:

1. Tira do aquário uns litros de água para um balde, (10 chegam)

2. Tira rocha a rocha e esfrega-a a seco, nas tuas mão e antes de voltares a por no aquário passa-a bem por esse balde, abana-a etc

3. Faz isso a todas as rochas que achares necessário e volta a colocar as mesma no aquário

Podes aproveitar uma TPA para tal.


Abraço
Editado pela última vez por Miguel Pinto em 17/jun/2014, 10:52, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Ps: Se fosse a ti aumentava o tamanho dessa sump!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Miguel Pinto Escreveu:
Bom dia,


Eu sou mais virado para os nanos! Quer pela falta de capital para investir quer pelo desafio.


Caso vás aproveitar a rocha que já tens, aconselhava-te a usar areia nova e encher parte do aquário novo com ela e com alguma água previamente salgada. Em seguida tentava usar o máximo de água possível do tanque actual e ia passando a rocha e os corais para o outro, se possível deixava os peixes numa caixa com aquecimento, e eventualmente um aquecedor apenas para evitar que se exponham a um pico de amónia na transição.

Não te aconcelhava mesmo a usar a areia de um aquário com dois anos. Só mesmo de muito bem lavada e exposta ao sol secar por completo e perder o cheiro a mar.

Quando à rocha, ao passares por água irás matar grande parte da bjcharada essencial (bactérias) e por isso irás criar picos de amónia.

Caso a queiras esfregar para limpar aconselhava-te o seguinte:

1. Tira do aquário uns litros de água para um balde, (10 chegam)

2. Tira rocha a rocha e esfrega-a a seco, nas tuas mão e antes de voltares a por no aquário passa-a bem por esse balde, abana-a etc

3. Faz isso a todas as rochas que achares necessário e volta a colocar as mesma no aquário

Podes aproveitar uma TPA para tal.


Abraço



Obrigado pela resposto

Obrigado pela dica, não tenho a noção como ia fazer a transferência de uma aquário para o outro.
A nível de medidas do aquários, não quero mais porque depois tens custos mais elevados se for maior.

A nível de Sump e para mudar, pelo menos mais larg e altu.

Mais uma vez obg..
Cump
Rui Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia Rui,

Antes de mais, bem vindo ao forum Recife.PT, estamos cá para ajudar =)

- Aquário: Hum... não tens espaço para mais profundidade? Se sim, eu apostaria em 100x60x55 ou até mesmo 100x70x60, com estrutura forrada a MDF Hidrofugo com acabamento lacado ou não, isso depende do teu gosto =)

-Iluminação: Parece-me suficiente para as tuas medidas, mas insuficiente para o meu pensamento acima =)
-Circulação: Mete bombas iguais, não coloques com caudais diferentes
-Rocha viva: Parece-me muito KG para um aquário dessas dimensões, mas isso depende do layout que faças
-Substracto: Hum... depende muito da altura que pretendes fazer... mas 2 sacos de 9 Litros chegam
-Sump: Parece-me bem
-Escumador: Perfeitamente aceitavel
-Escoamento/Retorno: Perfeitamente aceitavel

Duvidas:

Em relação ao material, se quiseres colocar corais LPS e moles, está tudo ok... mas cuidado com a quantidade... quanto mais vivos mais escumação tem de ter, ou seja, o escumador pode não ser suficiente (há escumadores e Escumadores).

Quanto aos peixes, acho que tens de ver melhor que tipo de peixes pretendes... não abuses na quantidade senão podes ter perdas.

Como faço a muda do sistema sem perder os vivos:

Queres os peixes triturados pelo escumador? =)

Consegues ter os dois aquários a funcionar? Se assim o conseguires, quanto tiveres o aquário montado e pronto para a transfega será melhor... minha opinião.


Estás a pedir autorização para abrir um topico porquê? Já devia era estar aberto =)

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Armando Fernandes Escreveu:
Bom dia Rui,

Antes de mais, bem vindo ao forum Recife.PT, estamos cá para ajudar =)

- Aquário: Hum... não tens espaço para mais profundidade? Se sim, eu apostaria em 100x60x55 ou até mesmo 100x70x60, com estrutura forrada a MDF Hidrofugo com acabamento lacado ou não, isso depende do teu gosto =)

-Iluminação: Parece-me suficiente para as tuas medidas, mas insuficiente para o meu pensamento acima =)
-Circulação: Mete bombas iguais, não coloques com caudais diferentes
-Rocha viva: Parece-me muito KG para um aquário dessas dimensões, mas isso depende do layout que faças
-Substracto: Hum... depende muito da altura que pretendes fazer... mas 2 sacos de 9 Litros chegam
-Sump: Parece-me bem
-Escumador: Perfeitamente aceitavel
-Escoamento/Retorno: Perfeitamente aceitavel

Duvidas:

Em relação ao material, se quiseres colocar corais LPS e moles, está tudo ok... mas cuidado com a quantidade... quanto mais vivos mais escumação tem de ter, ou seja, o escumador pode não ser suficiente (há escumadores e Escumadores).

Quanto aos peixes, acho que tens de ver melhor que tipo de peixes pretendes... não abuses na quantidade senão podes ter perdas.

Como faço a muda do sistema sem perder os vivos:

Queres os peixes triturados pelo escumador? =)

Consegues ter os dois aquários a funcionar? Se assim o conseguires, quanto tiveres o aquário montado e pronto para a transfega será melhor... minha opinião.


Estás a pedir autorização para abrir um topico porquê? Já devia era estar aberto =)

1 Abraço,
Armando



Bom dia Armando

Bem a nível de medidas soa estas e nem mais nem menos, derivado ao espaço que tenho..
A nivel de material ainda nao sei o que vou adquirir derivado também aos custos.
Mas vou ter em atenção as dicas da circulação de disses.te.

Em relação a troca de aquários, em principio consigo manter os dois uns dias montados..
Quando tiver o material todo e fotos então faço outro tópico.

Obg.
Cump
Cump
Rui Silva


Voltar para Novo no hobby