Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Piteirini´s Reef

Piteirini´s Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
[quote="Gil Miguel"]2 Rw8 não me parece excessivo, mas em todo o caso e se achares demais, consegues diminuir o fluxo sem

Com as RW4 ja nao havera margem para corrigir....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
helder123 Escreveu:
Relativamente às bombas de circulação estou inclinado para JEBÃO 2 bombas rw4 ou 2 bombas rw8.

As rw4 serão suficientes? ---------8000l/h
As rw8 não serão excessivas?----16000l/h

O aquário tem 500 litros (120*70*60)
eu tenho duas rw8 é uma wp40.



Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
boa noite, aqui vai mais um update do projecto, novos equipamentos adquiridos:


monitor tds

Imagem


2 bombas de circulação RW8 - após as opiniões aqui dadas, optei pelas duas bombas RW8

Imagem


refratómetro
Imagem

também ja adquiri o sal.

Apenas me falta o escumador para iniciar o ciclo e por fim a iluminação.
Aos poucos a coisa vai.


Já agora, solicito sugestões para escumador para aquario de 500 litros 120*70*60

abraços


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
aos poucos a coisa vai amigo ....

a nível de escumadores , depende o do que queiras gastar amigo ... mas um bubble magus Nac curve 7 ou em ultimo caso para ficares mais descansado e prevenido para um update para um maior um curve 9 ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Bom dia!

Após algum tempo em stand by devido a essencialmente falta de disponibilidade pelo facto da minha actividade profissional ser mais exigente nos meses de novembro, dezembro e janeiro, na semana passada retomei o projecto com o objectivo de o levar a bom porto.

Tal como aconselhado adquiri o escumador bubble Magus nac 9, ontem tive a montá-lo e não tive duvidas de maior.

Relativamente ao aquario, no fim de semana enchi-o por completo com água de osmose, tal como o sump e neste momento a água ja se encontra a circular, sem problemas de maior.

Neste momento apenas me falta adquirir rocha viva e iluminação, que tenciono comprar este fds.

No entanto ontem reparei numa situação que me pode vir a causar problemas que é o seguinte:

Nas instruções do escumador diz que o nivel da água do sump deverá estar entre os 25 e 27 cms face ao escumador, no entanto o meu sump apenas tem 20 cms de altura.

Penso que isto poderá trazer problemas.

O que devo fazer?

- Instalar mesmo assim o escumador no sump com os 20 cms de nível de água, ou deverei fazer subir a altura do sump para os tais 27 cms? se sim qual a melhor forma de o fazer?

Muito obrigado pelos esclarecimentos desde já

Helder


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Bem vindo de volta,

Simples... Trocar de sump :P

Tal como o escumador diz tem que trabalhar entre 25 e 28cm de altura se a agua não chegar a essa altura, simplesmente não vai funcionar, a agua nem sobe no corpo do escumador.

Alem do escumador ter que estar a trabalhar dentro dessa altura, não te esqueças que em caso de falha de electricidade vais ter agua a cair para a sump ate que a agua no aquario fique abaixo da linha da coluna seca/retorno.

Arranja algo com pelo menos 40cm de altura, mais alto também te pode dificultar as operações de manutenção da sump, conforme a altura da estrutura.

Para não teres inundações, Faz as contas e vê quanta agua cai do aquário para a sump em caso de falha de electricidade, e vê uma sump que estando a trabalhar com 25cm de altura de agua, aguente os Lts que vem lá de cima que já calculaste.

abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Pois, efectivamente era o que temia.

No entanto a altura do sump é bem superior aos 20 cms, ronda os 60 cms.
Apenas os reservatório/secção onde ficará o escumador é que apenas tem uma altura de 20 cms, pois os vidros laterais que isolam esse compartimento têm essa altura.

O que irei fazer é subir esses vidros laterais.
Já comprei o material para o fazer agora é mãos à obra!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
trocar de sump porque ? pelo que vejo da sump é so fazeres o acrescento no vidro interior que tem os 20 cm.. nao precisas de trocar de sump.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-o

O que é que está a acontecer em Évora, descobriram os salgados? isto está a ficar interessante, a 100km do mar a água natural não será a primeira opção mas isso não invalida que se façam bons aquários por aí.
Estou a ver que quando for buscar vinho posso fazer também uma digressão de alicate =)) =)) =)) =))
Agora mais a sério, a altura minima para esse escumador é mesmo 25cm de coluna de água, por isso é aumentar o vidro separador e está resolvido. Depois dizes que enches-te o aquário com água de osmose. Vais adicionar o sal dentro do aquário? ou substituir a água por outra salinada? não percebi essa parte.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Joaquim a culpa é do Nuno Vinha :P


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Viva joaquim, efectivamente Évora fica um tanto ou quanto longe do mar, no entanto quando se gosta de um hobby todos os obstáculos se ultrapassam com maior ou menor dificuldade.

Torna-se é um pouco mais dificil pois existe pouca malta por estas bandas e toda a ajuda é bem vinda. Penso que este forum dá uma ajuda preciosa para atingir os objectivos e cometer menos erros possíveis.


Com 10 euros fiz a festa, comprei duas peças de vidro de 10cms de altura e 48 cms de comprimento para adicionar aos vidros laterais já existentes. Neste momento a silicone está a secar e penso que o problema está resolvido.

Relativamente à água da osmose o que fiz foi encher o aquário com essa água e agora irei adicionar directamente no aquário. É correcto?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Helder sim está bem. Tens é que ir sempre controlando a densidade com o refratometro. segue as indicações da marca e depois ajustas no final. Contudo atenção que só deves ter leituras fiáveis umas boas horas depois de dissolver tudo.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Ok,

Já percebi a idéia, mas de qualquer modo é mais eficaz a preparação da água fora do aquário isto porque o sal vai estar todo em movimento dentro do mesmo espaço, ou seja sem estar a passar pelo circuito de retorno do aquário onde corre o risco de acumular em alguns pontos além de ser mais arriscado para os equipamentos (bombas p.ex.)
Medição da densidade faz no minimo ao fim de 24 horas, e mesmo assim depende do sal e da velocidade a que a água é movimentada. Na próxima vez já podes fazer melhor :)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
malta preciso de ajuda!!

Hoje coloquei o escumador a trabalhar, no entanto a agua transborda pelo escumador, como podem verificar no video em anexo.
Tive o cuidado de colocar a altura da água a 26 cm, pois as instruções fazem referencia a 25-27.

Qual o problema de a agua transbordar pelo copo, é o nivel de água?, tenho de fazer subir mais o escuamador?
O que deveria transbordar pelo copo não seria apenas espuma?

ja agora, o encaixe entre o pescoço do escumador e o copo sai água, ou seja nao veda, é normal?

video: https://www.youtube.com/watch?v=Jf4ws5_ ... e=youtu.be


[BBvideo 480,360]https://www.youtube.com/watch?v=Jf4ws5_RClE&feature=youtu.be[/BBvideo]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Esta estragado !!! :(


Tou a brincar, tens que afinar, do lado esquerdo tens ai uma cena com minimo e maximo tens que rodar isso de modo a baixares o nivel da espuma no copo!!

PS: acho que te falta um tubo num copinho ao pe desse nivelador que te falei para afinares o escumador.

abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
E relativamente à fuga de agua entre o corpo do escumador e o copo? não deveria sair água certo?

é algo deste genero mas com uma fuga menor:

https://www.youtube.com/watch?v=SjpJY4SbmTs





"PS: acho que te falta um tubo num copinho ao pe desse nivelador que te falei para afinares o escumador." -- Não to a ver o que falta, tenho esse copinho montado
Editado pela última vez por Helder Piteira em 09/mar/2015, 02:33, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
realmente nao devia acontecer... o meu nunca fez isso...

tens isso bem posto? com "pressao" ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nao tem o'ring?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Acho que Já percebi qual o problema.

Penso que havia demasiada pressão, pois retirei uma tampa circular de plastico que estava no escumador e a coisa começou a funcionar (tapered plug)

seria este o problema?

Aqui está o video como o escumador está a funcionar agora:

https://www.youtube.com/watch?v=dfRspgH ... e=youtu.be



Estará correcto agora?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
boas

O meu no inicio também teve o mesmo problema de sair agua por cima do copo. o que tens a fazer é colocar a tampa novamente, e elevar o escumador colocando algo por baixo. eu coloquei uma caixa de plástico ate ele se regular e depois coloca-o novamente em baixo quando vires ele a funcionar normalmente.

abraço

Miguel Malheiro

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron