Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Projecto para 1º Reef

Projecto para 1º Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/set/2015, 19:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Olá amigos !
Muito tempo passado desde a altura em que tive de interromper o meu projecto para o 1' Reef, por motivos de força maior ficou parado mas não cancelado.
Vamos ao que importa:
Já lhe dei nome "Reef Jagoz" ( uma vez que moro perto da Ericeira)
Montagem feita e pronto a receber água, areia e rocha.

Aquário 80 x 50 x 50 com coluna seca exterior (Made By Vidromoldura)
Sump 65 x 40 x 35 (Made By Vidromoldura)
Escumador Bubble-Magus NAC 7
Bomba de retorno Jebao DCT 4000

Móvel DIY com ajuda do meu vizinho (84 x 55 x 79 ficou com medidas de forma a poder colocar móvel de cubos do IKEA ao lado)

Para a tubagem de escoamento sump por gravidade, utilizei o sistema "Bean Animal Simplificados" com Passa muros e tubo PVC de 1' ( 32mm)
Para retorno optei por colocar a Bomba de retorno com um "Y" e assim ter duas entradas de água no Aqua, em tubagem e mangueira de 3/4 (25mm), com dois "Loc Line flow accelerator".

Agora vamos as fotos antes das dúvidas [GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES] !!!!!






Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Mensagem 05/set/2015, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Fotos como prometido [FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE]ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 05/set/2015, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Aceitam-se sugestões [WINKING FACE]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/set/2015, 07:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Gosto muito do móvel ....

Detesto esses acessórios de rega ... Isso vai dar-te problemas a longo prazo!
Para além de que não sabes o que esse plástico poderá libertar para a água ao longo do tempo!

Porque é que não fazes como toda a gente e colocas PVC?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/set/2015, 10:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Gosto muito do móvel ....

Detesto esses acessórios de rega ... Isso vai dar-te problemas a longo prazo!
Para além de que não sabes o que esse plástico poderá libertar para a água ao longo do tempo!

Porque é que não fazes como toda a gente e colocas PVC?

Abraços,
Rui


+ 1

Mensagem 07/set/2015, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Sugestão aceite quanto ao PVC .
Optei por esta instalação inicial acreditando que seria mais fácil manutenção e evitava estrangulamentos apertados a cortar o caudal de água.
Mas é verdade que não sei a longo tempo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/set/2015, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Aproveitando a vossa ajuda o que recomendam para bomba de circulação ?
E estou a procura de um Sistema de reposição de água osmose,.
Obrigada


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/set/2015, 17:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Relativamente ao sistema de reposição, pelo que tenho lido e visto na net, aconselho o Tunze osmolator, que entretanto mandei vir para a montagem do meu aquário ( 85 x 55 x 55 ) que até tem umas medidas parecidas com o teu.
Relativamente às bombas depende também muito do que pretendes manter e do orçamento di$ponível.
Vê sempre o consumo das bombas. Há umas que são muito baratas mas depois pagas na conta da electricidade e no barulho que fazem.

António
Imagem

Mensagem 07/set/2015, 17:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
que iluminação vais colocar ?
tens as bombas DC-jebao sao muito fixes qualidades/preco

Mensagem 07/set/2015, 18:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Boas Bruno
Quanto a iluminação tenho em vista LED dos chinocas que pelo que tenho lido para um Aqua sem corais muito exigentes cumpre com o necessário e o preço é bem apetecível.
Quanto às bombas da Jebao essas também estão entre as minhas opções. Parecem ter uma boa relação preço qualidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/set/2015, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Viva Luís! Finalmente alguém de Mafra!! :D

Gostei muito do projecto e do aquário, relativamente às mangueiras, podes optar pelas cristal, eu uso sem qualquer problema, a única coisa chata é que com o passar do tempo fica suja e a nível estético é pouco apelativo, mas podes sempre ir trocando e fica relativamente barato.
Quanto aos LEDS, as chinocas funcionam perfeitamente e não só com corais poucos exigentes como dizes, funciona com TODOS!!
Qualquer coisa apita!
Abraço

Mensagem 07/set/2015, 18:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Viva João Tomás
Pelo que percebo é de aqui perto da sempre jeito umas dicas.
Quanto as mangueiras e pelo que percebo também utiliza, fica uma questão, Devo trocar já estas amarelas ou deixo ficar e quando fizer manutenção troco pelas cristal?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 07/set/2015, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Luis Santos Escreveu:
Viva João Tomás
Pelo que percebo é de aqui perto da sempre jeito umas dicas.
Quanto as mangueiras e pelo que percebo também utiliza, fica uma questão, Devo trocar já estas amarelas ou deixo ficar e quando fizer manutenção troco pelas cristal?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Sim sou de Mafra mesmo! Quanto às mangueiras acho que devia trocar já, no CAAB no sobreiro tem varias medidas à escolha, eu não sei qual o problema que essas mangueiras de jardim podem trazer no futuro, mas pelo sim pelo não trocava já.

Mensagem 08/set/2015, 11:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Ok, sugestões aceites.
Para já vou tratar em trocar esta mangueira por "mangueira cristal" como recomenda o João Tomás e de futuro se notar alterações vamos então ao PVC.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Mensagem 08/set/2015, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Avança já para PVC.

A mangueira cristal vais ganhar uma nhanha amarela que cheira muito mal quando limpas :D

Abraço

Mensagem 08/set/2015, 16:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vitor Pedroso Escreveu:
Avança já para PVC.

A mangueira cristal vais ganhar uma nhanha amarela que cheira muito mal quando limpas :D

Abraço


Lamento discordar .... :D :D :D

Água Oxigenada mantêm as canalizações limpinhas ... :D

Mas concordo contigo que devia avançar para PVC. Não sei porquê mas os acessórios de mangueira de rega não me inspiram confiança!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/set/2015, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Nunca me cheirou a nada mas tambem nunca as tentei limpar, qualquer coisa troco e pronto, por 1 euro e pouco tenho mangueira nova! :D

Mensagem 08/set/2015, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Eu tb tenho mangueiras cristal na pontas da canalização e nunca me apercebi de nada, agora engates rápidos de jardinagem???? Não é pela contaminação, é mais pela eficiência, no meu jardim não tem uma que não percas água, quando são novas cumprem, mas infelizmente rapidamente deixam de o ser. :(( :((, Coloca PVC 25mm com acessórios de colar, fazes na boa e não fica caro.

Abraços.

Mensagem 08/set/2015, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Tiago Grego Escreveu:
Eu tb tenho mangueiras cristal na pontas da canalização e nunca me apercebi de nada, agora engates rápidos de jardinagem???? Não é pela contaminação, é mais pela eficiência, no meu jardim não tem uma que não percas água, quando são novas cumprem, mas infelizmente rapidamente deixam de o ser. :(( :((, Coloca PVC 25mm com acessórios de colar, fazes na boa e não fica caro.

Abraços.


Tiago eu uso os engates de jardinagem e até agora na boa... 8 meses de uso e nada a dizer... Para mim foram a melhor solução pois uso um genero de carrinho/gaveta que suporta a sump e assim basta retirar os engates e posso puxar a sump para fora rapidamente, ficou bastante funcional!

Mensagem 10/set/2015, 12:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Bom dia
Estou de volta e com alterações feitas, após reflectir sobre todas as sugestões e como a margem de erro de uma possível fuga de água na sala é ZERO.
Optei por fazer a canalização de retorno toda PVC. E o resultado foi este. [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Opiniões e sugestões ???



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby