Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nano Reef iniciante

Nano Reef iniciante

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 19/Oct/2014, 21:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Leiria
boas a todos, sou mais um iniciante nos nanos, depois de muita pesquisa aqui no forum preferi optar por este tamanho para montar o meu primeiro reef.
bem o equipamento adquirido foi un sera biotop cube 130, foi comprado usado mas esta impecável foi bem estimado mas não sei quanto tempo foi usado, alem do equipamento original ainda vem com un skimmer adicional resun sk300, bomba de retorno 500 litros hora e wave resun 2000 litros.
para iniciar acho que esta bom, agora falta o resto e ai eu peço alguns conselhos. ja fui me aconselhar com duas lojas aqui na zona (Leiria) e disseram mais ao menos a mesma coisa, que deveria trocar as lampadas comprar substrato, sal e agua da torneira que aqui em Leiria até é boa.
agora queria mesmo saber os passos a seguir, devo por o subtrato e agua e deixar ciclar o devo já por também a rocha viva?
a minha ideia é usar agua do mar, vou frequentemente a figueira da foz e queria trazer agua de lá.
depois quanto tempo dura o ciclo?
as 2 lojas aconselharam 10% de rocha viva isso da cerca de 10 quilos, eu até acho muito lindo mas acho muito caro :(( :(( a primeira loja pediu 14,90 quilo e a segunda 20€ quilo acham mesmo necessário essa quantidade ?
ja vi aqui pessoal a vender rocha viva "usada" a preço bem melhor vocês acham uma boa opção?

eu pensava que o que custava mais era comprar o aquario mas vejo que começar agora é bem mais dificil :(( :(( :(( e ainda tive o erro de levar a mulher comigo as lojas ver preços, fui a ouvir até casa :)) :)) :)) :))

Mensagem 19/Oct/2014, 22:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Leiria
esqueci de dizer que também tenho osmose inversa.
qualquer conselho é sempre bem vindo, se achar que devo alterar alguma coisa ao meu setup por favor digam.

Mensagem 19/Oct/2014, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Victor Dias Escreveu:
esqueci de dizer que também tenho osmose inversa.
qualquer conselho é sempre bem vindo, se achar que devo alterar alguma coisa ao meu setup por favor digam.



1º Erro que li. Água da torneira já mais deves usar.

Eu vou buscar água sempre à figueira. Pelas analises que vejo em relação à nossa costa, até é bem boa. Tenho a minha armazenada à cerca de 4 semanas e está impec.

Deves colocar areia (não da nossa costa), a rocha e todo o equipamento a ciclar. Convém aguardares e não teres pressas mesmo.
A mim custou-me mas valeu bem o mês e uma semana de espera. Cada caso é um caso mas deves deixar o alguedo tomar posse do aquário. Após isso podes colocar a equipa de limpeza e deixar que ela limpe o aquário.

Por norma, o ciclo de salgados dura normalmente no minimo 3semanas. Mas nada como ires analisando para ver como está ciclo.

Quanto ao equipamento tecnico, vou deixar a malta dos Nanos falar. :D

Abraço e boa sorte

Mensagem 19/Oct/2014, 23:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ola Victor Dias.

As duas lojas nao te mentiram, a agua de Leiria é optima para....beber.
Sempre que precisares se fazer mistura ou de repor agua, utiliza só a de osmose.

Os 10% que te falaram é sobre a quantidade de rocha que queiras colocar no aqua e nao sobre o volume em si. No teu lugar colocava no maximo 10 a 15kg de rocha, sendo que pelo menos colocava 5kg viva.

Monta o aquario com agua natural, vai repondo o que se evaporar com agua de osmose, ao fim de um mes tira 75%, volta a colocar agua natural e vai fazendo tpas de 15% durante mais um mes, aqui comecas a colocar equipa de limpeza, quando estiver a bater quase os 3 meses faz teste e comeca a colocar vivos, devagar. O devagar pode ser um peixito por semana.

Nao apresses, esse aqua e a tua pouca experiencia nao te ira permitar grande margem para erros, por isso devagar chegas la.

Continua a ler o forum e muito, e vai colocando as tuas duvidas.

Abc

Mensagem 19/Oct/2014, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Leiria
obrigado pelas resposta, pressa não tenho e quero fazer o melhor possivel para ter um belo reef :D

quanto a rocha tenho de colocar no dia que montar o aquário ou tenho de esperar ?
a agua vou buscar a figueira mesmo vou lá pelo menos 2 vezes por mes por isso é so trazer .

obrigado pelos conselhos.

Mensagem 20/Oct/2014, 02:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

Como ja foi dito , Agua de osmose , esquece a da torneira , sou da marinha e realmente ela é boa para beber nada mais ...

ROcha , esquece a rocha viva , rocha morta serve bem , demora mais tempo a fazer o ciclo mas também nao tenhas pressa , muitas vezes ao meter rocha viva so estas a meter problemas no aquario, se vires o meu reef , foi todo montado com rocha morta e nao está mau de todo ...

Alguma duvida que tenhas é só apitares , costumamos ir recolher agua salgada a Nazaré , um dia que queiras encher isso é só vires connosco e recolhes com a nossa bomba e enches isso com agua do mar ...

aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/Oct/2014, 07:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

Como ja foi dito , Agua de osmose , esquece a da torneira , sou da marinha e realmente ela é boa para beber nada mais ...

ROcha , esquece a rocha viva , rocha morta serve bem , demora mais tempo a fazer o ciclo mas também nao tenhas pressa , muitas vezes ao meter rocha viva so estas a meter problemas no aquario, se vires o meu reef , foi todo montado com rocha morta e nao está mau de todo ...


LOL pois não está nada mal.
Sim água torneira esquece rocha também usei misto de motta com viva e tenho um pouco mesnos dos 10kg oque tenho para complementar é 1 litro de siporax que lavo com água do aquário sempre que faço tpa?
Uma coisa muito comum neste aquário é tirar a tampa por causa do aquecimento de Verão o que permite colocar uma luz que permita colocares corais com alguma exigências. Eu optei por uma calha led ocean revive.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 20/Oct/2014, 07:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

Como ja foi dito , Agua de osmose , esquece a da torneira , sou da marinha e realmente ela é boa para beber nada mais ...

ROcha , esquece a rocha viva , rocha morta serve bem , demora mais tempo a fazer o ciclo mas também nao tenhas pressa , muitas vezes ao meter rocha viva so estas a meter problemas no aquario, se vires o meu reef , foi todo montado com rocha morta e nao está mau de todo ...


LOL pois não está nada mal.
Sim água torneira esquece rocha também usei misto de motta com viva e tenho um pouco mesnos dos 10kg oque tenho para complementar é 1 litro de siporax que lavo com água do aquário sempre que faço tpa?
Uma coisa muito comum neste aquário é tirar a tampa por causa do aquecimento de Verão o que permite colocar uma luz que permita colocares corais com alguma exigências. Eu optei por uma calha led ocean revive.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 24/Oct/2014, 21:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Leiria
obrigado pelas dicas, ainda não comecei nada, ainda estou a ler o forum todo :)) :)) :)) :))
se continuar assim começo a por agua no aquario em 2015 :)) :)) :)) :)) :))
quero começar ja com o maximo de equipamento possivel para em caso de erro ser mais facil controlar e analisar.
já encomendei test ph electrónico e refractometro, termómetro digital os tests de nitritos, nitratos etc....
agora a minha duvida é sobre osmose, eu já tenho um sistema de osmose em casa para agua, mas a minha duvida é osmose inversa ou reversa?
eu não sei o qual tenho mas qual é o melhor e qual são as diferencas?

Mensagem 29/Oct/2014, 09:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

tenho a minha ideia que osmose é osmose , se é inversa ou reversa , desde que seja osmose serve, mas isto é so a minha ideia , o pessoal as vezes é que complica o fácil :D :D :D

Penso que para uma fase inicial não precisavas de comprar teste de nitritos , eu emprestava-te o meu , até porque nunca se usa ...

alguma duvida como ja te disse dispõe , mais vale perguntares do que as vezes comprares o que nao faz falta amigo ...

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/Oct/2014, 19:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Victor Dias Escreveu:
obrigado pelas dicas, ainda não comecei nada, ainda estou a ler o forum todo :)) :)) :)) :))
se continuar assim começo a por agua no aquario em 2015 :)) :)) :)) :)) :))
quero começar ja com o maximo de equipamento possivel para em caso de erro ser mais facil controlar e analisar.
já encomendei test ph electrónico e refractometro, termómetro digital os tests de nitritos, nitratos etc....
agora a minha duvida é sobre osmose, eu já tenho um sistema de osmose em casa para agua, mas a minha duvida é osmose inversa ou reversa?
eu não sei o qual tenho mas qual é o melhor e qual são as diferencas?


Boas,

Se tens um sistema para casa só tens que ter o cuidado de retirar a água antes do estágio mineralizador.

De resto siga ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Voltar para Novo no hobby



cron