Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Começo de uma aventura Reef 450Lt

Começo de uma aventura Reef 450Lt

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Tal como o nome do tópico indica, este será uma grande aventura.
Sendo este o meu primeiro tópico, vou tentar colocar aqui todas as minhas duvidas e pedir conselhos relativamente a este projeto.
Devo dizer que não tenho conhecimentos nem experiência nenhuma com salgados, já ando na aquáriofilia á uns anitos passei como muitos pelos vivíparos, plantados, discus e neste momento estou nos Africanos.

Foi com os Africanos que comecei a construção do meu atual aquário, foi pensado para mais tarde entrar no mundo dos salgados e todo construido por mim desde colagem de vidros, estrutura de ferro e instalação de água e eletrica.

Imagem
Imagem

Entrada de água e saida para esgoto.
Imagem

Depois de muito trabalho.
Imagem

Aquario e Sump já tenho :))

Queria ir por partes antes de começar com grandes ideias.

1º- Iluminação
Esta é a minha grande preocupação e dor de cabeça.
Queria ter em conta o consumo energetico.
Iluminação: T5 ou Led?
Gostaria de ter o prazer de contruir eu a calha mas queria ponderar bem a coisa pois poderei comprar uma calha t5 usada.

No meio de tanta coisa o topico pederá estar um pouco confuso, mas devo dizer que sou um mero serralheiro com alguma habilidade para tudo um pouco e que muitas vezes não me espresso da melhor maneira.
Desde já agradeço a vossa ajuda, irei colocando as minhas duvidas assim que elas forem surgindo.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
No meu aquário tenho agora uma calha leds Ocean Revive de 120w (estou muito satisfeito) e 10 lampadas par38.
Tens um tópico de um grupo buy para as calhas Ocean Revive.
viewtopic.php?f=22&t=4338
Imagem

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Bem vindo João!
Em primeiro lugar aconselho-te a tirar o gato de cima do aquário! !! =))
Agora a sério, em relação a iluminação e se optares por leds acho que não justifica estares a fazer tu relativamente ao preço a que consegues adquirir calhas prontas como as do group bué ou semelhantes. Se optares pelas t5 que têm provas mais que dadas também consegues arranjar excelentes negócios principalmente de usados.
Abraço e boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Força nisso!! Eu também comecei comecei com os ciclideos antes de mudar para a agua salgada.

Obrigado a todos pelos conselhos.
Não quero fazer as coisas á pressa, estou com ideias em ir adquirindo material ao longo de algum tempo pois os €€€ não abundam e não me posso dar ao luxo de os gastar mal gastos.

Vou procurando por T5 usadas e ver a situação das Ocean Revive ou equivaletes.

Neste momento tenho isto:
Imagem

Quero fazer isto:
Imagem

Que dizem?
o aquario ao lado da sump será para reservar água para as tpa's, do lado direito a parte de baixo será para arrumar as tralhas e equipamentos e por cima será talvez para um aqua de quarentena.

Dêm as vossas ideias, a melhor maneira para eu organizar as coisas.

Então nenhuma dica?

Gostava de saber a vossa opinião.
A estrutura que ire fazer, qual será o melhor material usar?
Estou a pensar em pladur ou madeira lacada (MDF) o que acoselham?
talvez a madeira resista melhor á humidade.

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

gosto do projecto,eu usava MDF lacado,ou contraplacado marítimo :)

,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Bom dia

Desde já bem-vindo à água salgada. O aquario ao lado da sump eu utilizava para água de osmose para repor não para água das tpas.

Quanto a iluminação não te compensa tanto t5 como led fazeres nada diy como já referiram.

De resto força nisso.

Cumprimentos

Voltar para Novo no hobby